A preparação de pedidos e-commerce é uma das principais operações em um armazém voltado para vendas on-line

Preparação de pedidos e-commerce: desafios e soluções

19 abr 2022

A preparação de pedidos e-commerce representa um desafio logístico para as empresas com canais de venda online. Tendências de consumo como a estratégia omnichannel ou a expansão do q-commerce incentivaram os responsáveis logísticos a digitalizar processos para garantir a máxima eficiência e produtividade.

A consolidação do comércio eletrônico multiplicou a complexidade do serviço logístico devido aos diferentes canais que interagem entre a empresa e os usuários, omnichannel. Além disso, essa tendência de consumo aumentou os custos de envio (última milha logística) e os custos decorrentes das devoluções gratuitas de produtos. A e-logística exige uma perfeita coordenação entre o departamento de vendas e o armazém, sincronizando o catálogo nos diferentes pontos de venda online com o estoque físico da instalação. Qualquer desajuste nesta etapa pode provocar quebras de estoque que originam perdas de reputação para a empresa.

O que é a preparação de pedidos e-commerce?

A preparação de pedidos e-commerce é a etapa logística que inclui todas as ações que ocorrem em um armazém desde que entra um pedido online até ser levado para a área de expedição. Essa etapa inclui processos como o controle de estoque, o picking dos produtos que compõem cada pedido ou sua embalagem, entre outros.

A preparação de pedidos é a atividade mais custosa para qualquer armazém e-commerce. A prioridade para esse tipo de instalação é a agilidade, especialmente no momento de expedir todos os pedidos no menor tempo possível.

O gerenciamento do estoque é uma das operações mais complexas e que mais influenciam a preparação de pedidos online: nos últimos anos, a caixa se juntou ao palete como uma unidade de carga habitual nos armazéns, especialmente nos e-commerce, o que obrigou as empresas a se equiparem com sistemas de armazenagem específicos para cada unidade de carga. Além disso, é preciso acrescentar o surgimento dos pedidos multirreferência, que aumentam a complexidade das operações de picking.

Para expedir tantos pedidos heterogêneos com rapidez, é essencial que a organização da mercadoria e das tarefas de aprovisionamento seja impecável. Saber detalhadamente qual é o status da mercadoria permite que os fornecedores enviem os produtos a tempo evitando atrasos e interrupções na preparação de pedidos. Também é conveniente garantir uma distribuição eficaz do trabalho entre os operadores para que cada um deles possa focar em completar o máximo número de pedidos possível.

Um terminal de radiofrequência multiplica a eficiência dos operadores durante a preparação dos pedidos e-commerce
Um terminal de radiofrequência multiplica a eficiência dos operadores durante a preparação dos pedidos e-commerce

Desafios na preparação de pedidos e-commerce

O comércio eletrônico transformou os centros logísticos, por isso o layout de um armazém orientado para a venda online costuma ser diferente de um tradicional. As características intrínsecas da logística e-commerce obrigam o armazém tradicional a adaptar seu layout para ser eficiente com as novas operações. Esses são os principais desafios que a preparação de pedidos e-commerce enfrenta:

Reduzir os tempos logísticos

O comércio eletrônico exige que as empresas agilizem os processos no armazém para cumprir o padrão dos envios em até 24 horas, embora existam, inclusive, serviços logísticos com um prazo de entrega mais curto. A preparação de pedidos exige um grande dinamismo na operação, por isso os deslocamentos dos operadores devem ser otimizados para aumentar sua produtividade. Nesse sentido, o software de gerenciamento de armazém desempenha um papel-chave que permite definir antecipadamente uma estratégia de picking específica em função das características do produto e do armazém. Além disso, esse programa se encarrega de distribuir os produtos nas localizações de acordo com as regras e critérios preestabelecidos pelo responsável logístico.

Reduzir erros no picking

Para garantir uma preparação de pedidos e-commerce eficiente é essencial minimizar os erros. A devolução de produtos se tornou uma dor de cabeça para as empresas que fazem venda online: a consultora Deloitte indica que, na última década, a expansão do e-commerce aumentou a taxa de retorno dos pedidos em 33% e prevê que em 2022 serão devolvidos produtos no valor de 573 bilhões de dólares. Essa cifra representa 4 vezes o volume de negócio do comércio eletrônico atingido em 2008.

Um software de gerenciamento de armazém (WMS), como o Easy WMS da Mecalux, elimina até 99% dos erros decorrentes do gerenciamento manual da mercadoria, guiando os operadores ao longo do processo de preparação de pedidos e definindo a estratégia de picking mais eficaz de acordo com o layout do armazém e as características do produto.

Manter o estoque atualizado e sincronizado

O desenvolvimento de canais de venda e a heterogeneidade de referências no armazém multiplica a complexidade das operações logísticas como o picking. Para um controle do estoque em tempo real, é necessário substituir os processos manuais de estoque por um software de gerenciamento de armazém que coordene integralmente tudo o que ocorre no armazém.

A implementação de um WMS pode ser complementada com um terminal de radiofrequência ou qualquer outro dispositivo de assistência ao picking que elimine as perdas de mercadoria e melhore a produtividade dos operadores durante a preparação de pedidos.

Evitar uma proliferação de SKU

As características do comércio eletrônico exigem um planejamento logístico que analise a rotatividade de cada referência e a sazonalidade dos produtos. Isso limita a proliferação de SKU, ou seja, o processo de incluir um maior número de referências sem efetuar um estudo prévio da demanda, o que complica o gerenciamento do armazém e facilita o surgimento de erros na preparação de pedidos e-commerce.

Otimizar processos como o ‘packing’ e o ‘kitting’

Além da complexidade das operações, os armazéns focados na venda online também devem adaptar seus processos de embalar e expedir de acordo com a época do ano. Por exemplo, é muito comum personalizar a caixa ou etiqueta dos pedidos para determinadas datas, como Black Friday, Dia dos Namorados ou Cyber Monday. Os armazéns e-commerce se adaptaram a essa tendência e reservam áreas específicas para as estações de trabalho visando personalizar os produtos ou os pedidos de acordo com as necessidades do cliente final.

Gerenciar a última milha com eficiência

Além de tudo isso é preciso somar os custos decorrentes da última milha. Essa etapa logística exige a máxima organização para evitar um excesso de custos que possa colocar em perigo a competitividade da empresa. Para tal, é básico contar com ferramentas que garantam uma comunicação fluida entre o armazém e as diferentes agências de transporte. Precisamente essa é a função do módulo avançado do Easy WMS Software para gestão da expedição logística, que garante um controle integral sobre o processo de expedição da mercadoria.

Os transportadores para caixas são uma solução comum para agilizar a preparação de pedidos nos armazéns e-commerce
Os transportadores para caixas são uma solução comum para agilizar a preparação de pedidos nos armazéns e-commerce

Soluções de armazenagem para pedidos e-commerce

Para maximizar o desempenho das operações de e-commerce fulfillment, as empresas devem otimizar seus recursos. Como? Optando por estratégias de planejamento logístico que vão desde a implementação de novos centros logísticos de preparação e expedição de pedidos, micro-fulfillment ou dark stores até a implementação de estratégias de picking, como batch-picking ou pick-to-box, para minimizar custos e aproveitar ao máximo o movimento dos operadores.

Existem inúmeras soluções de armazenagem que aumentam a eficiência do fulfillment para e-commerce. As principais são as seguintes:

Sistemas de armazenagem manuais

As empresas optam por soluções adaptadas às unidades de carga mais comuns no comércio eletrônico, como caixas ou bandejas. Esse é o caso, por exemplo, do e-commerce francês Deguisetoi.fr, que optou por estantes de picking dinâmico da Mecalux para agilizar o picking e otimizar até 30% do espaço de armazenamento. Os armazéns focados no comércio eletrônico também utilizam soluções como plataformas, que multiplicam a superfície útil com a finalidade de adicionar capacidade de armazenamento.

Sistemas de transporte para caixas

Outra solução frequente é substituir os equipamentos de movimentação manuais por transportadores para caixas que aceleram o fluxo das mercadorias dentro do armazém, garantindo um constante aprovisionamento de estoque para a área de preparação de pedidos. O e-commerce Espace des Marques equipou seu armazém na França com um circuito de transportadores para caixas instalado pela Mecalux que, segundo Vincent Beaufreton, responsável por desenvolvimento, "interligam os diferentes níveis do armazém e tornam muito mais rápidas as transferências da mercadoria”.

Dispositivos de assistência ao picking

A preparação de pedidos também pode ser otimizada através de soluções de assistência ao picking como o pick-to-light ou picking por voz, que aumentam a produtividade e limitam a margem de erro durante a coleta de produtos. O e-commerce especializado em artigos de ferragens Aghasa Turis adotou dispositivos pick e put-to-light em seu armazém em Espanha para simplificar e agilizar o trabalho dos operadores. "Graças à ajuda dos sistemas pick e put-to-light, conseguimos que a velocidade do picking tivesse um aumento de 15%", comenta Dario Alonso, presidente da empresa.

Software especializado

A digitalização de processos logísticos evita que se cometam erros decorrentes do gerenciamento manual de um armazém. Um WMS como o Easy WMS da Mecalux oferece inúmeras funcionalidades avançadas orientadas para o comércio online, tal como o Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration, que sincroniza o catálogo online da empresa com o estoque físico da instalação para eliminar erros; o WMS para E-commerce, um módulo específico para adaptar as operações de um armazém ao comércio online; e o Supply Chain Business Intelligence, que permite ao responsável logístico monitorar diferentes KPIs logísticos visando avaliar o desempenho real do armazém. O e-commerce de figuras de colecionista Global Freaks confiou em três módulos do Easy WMS (Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration, WMS para e-commerce e Software para gestão da expedição logística) para enfrentar suas perspectivas de crescimento. Como resultado, a firma triplicou o número de pedidos que podem ser preparados no armazém.

Picking automatizado

O processo de preparação de pedidos pode ser automatizado equipando o armazém e-commerce com soluções automáticas como os transelevadores para caixas (miniload), que aceleram o depósito e extração de mercadoria. Esse sistema pode ser complementado com transportadores para caixas, que dinamizam o fluxo da mercadoria para as estações de preparação de pedidos. O fabricante de ferramentas SAM Outillage equipou seu centro logístico na França com um armazém automático para caixas completo. A robotização proporcionou um melhor desempenho às operações, aumentando a produtividade em 25%. Candice Aubert, responsável por Logística, explica que: “Antes de renovar nosso centro, os colaboradores andavam entre 10 e 12 km por dia pelo armazém para localizar as referências necessárias. Com o armazém automático para caixas, a mercadoria é transferida de forma automática para os postos de preparação de pedidos.

 

A preparação de pedidos e-commerce exige eficiência

As empresas com vendas e-commerce devem adaptar o funcionamento de sua logística às tendências de consumo já estabelecidas no mercado e às características e padrões do comércio eletrônico. A solução para ser competitivo em um ambiente e-commerce é equipar o armazém com sistemas de armazenagem, tanto manuais quanto automáticos, que multipliquem a eficiência da preparação de pedidos e, sobretudo, limitem o número de erros no picking.

Para tal, também ajuda a implementação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS, capaz de eliminar até 99% dos erros na preparação de pedidos manual.

Caso estiver interessado em aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo e-commerce e, dessa forma, multiplicar o desempenho de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo para encontrar a melhor solução para seu negócio.