Robôs móveis autônomos (AMR)
Veículos inteligentes que navegam no armazém com absoluta autonomia para automatizar e flexibilizar o transporte interno de mercadorias.
O produto
Máxima flexibilidade para a automação do fluxo de cargas
Os Robôs Móveis Autônomos (AMR) são veículos projetados para transportar carga entre dois pontos de forma totalmente independente. Navegam livremente no armazém utilizando rotas dinâmicas geradas por um software inteligente que otimiza seus movimentos e atribui a trajetória ideal para cada tarefa. Graças ao uso de sensores e scanners de última geração, são capazes de identificar e evitar obstáculos e operar com segurança em ambientes colaborativos junto a pessoas e outras máquinas.
Os AMRs da Mecalux são dispositivos altamente versáteis que são facilmente integrados em qualquer tipo de armazém, pois não é necessário fazer alterações na infraestrutura existente. Os diferentes modelos da série formam um conjunto polivalente que abrange o manuseio de uma ampla variedade de cargas, desde caixas, bandejas e embalagens até estantes e paletes. Sua utilização contribui para dinamizar e flexibilizar o fluxo interno das mercadorias em inúmeras operações de intralogística, aumentando a produtividade e a eficiência do armazém.
Vantagens dos AMRs
- Autônomos: navegam livremente, orientando-se através da utilização de mapas virtuais de seu âmbito operacional, não estão sujeitos a trajetos predefinidos ou a circuitos de navegação fechados e perimetrados.
- Inteligentes: seus movimentos são ajustados a cada tarefa e seguem as rotas geradas por um software de navegação integrado em cada robô que calcula o percurso mais eficiente. Detectam e evitam qualquer tipo de obstáculo, fixo ou em movimento, reajustando seu percurso em tempo real.
- Flexíveis: adaptam-se perfeitamente ao layout do armazém e não é necessário fazer alterações estruturais. Sua colocação em funcionamento é fácil e rápida.
- Escaláveis: a frota pode ser facilmente ampliada com a inclusão de novos robôs para se ajustar ao crescimento operacional da empresa ou a picos sazonais de demanda.
- Eficientes: um software gerenciador de frotas monitora o tráfego dos robôs e antecipa suas trajetórias para atribuir cada tarefa ao AMR adequado.
- Precisos: executam suas tarefas com absoluta precisão, o que contribui para reduzir significativamente os erros e melhorar a eficiência do armazém.
- Seguros: operam de modo seguro em ambientes de grande complexidade que envolvem pessoas, mercadorias, sistemas de armazenagem e outras máquinas. Uma série de sensores e scanners anticolisão altamente precisos proporcionam estabilidade e confiabilidade a cada um de seus movimentos.
- Fornecedor integral: os AMRs da Mecalux contam com o apoio de uma empresa líder no setor de soluções intralogísticas, com vasta experiência mundial no desenvolvimento e implementação de sistemas de armazenamento automáticos e ferramentas de software para o gerenciamento de armazéns.
Aplicações dos robôs móveis autônomos
A solução robótica projetada para otimizar várias operações de intralogística
Os AMRs fornecem uma maior agilidade e eficiência ao transporte interno de mercadorias em armazéns e centros de distribuição. Sua inclusão automatiza diferentes processos logísticos em empresas de inúmeros setores.
Modelos de robôs móveis autônomos
Um AMR adequado para cada tipo de carga e tarefa
Os diferentes tipos de robôs móveis autônomos da Mecalux oferecem uma gama de modelos que se adapta às várias necessidades do transporte intralogístico. Graças a essa versatilidade, a gama oferece um amplo intervalo de cargas que oscila entre 100 e 1.500 kg.
Componentes do robô móvel autônomo
Os AMRs da Mecalux são robôs de transporte que permitem flexibilizar ao máximo os fluxos logísticos do armazém. Devido a uma série de ferramentas tecnológicas avançadas, adaptam-se fácil e rapidamente a qualquer tipo de ambiente e trabalham com segurança e eficiência em contextos de complexidade operacional.
Os robôs móveis autônomos são veículos robustos capazes de se deslocar com estabilidade e fluidez. Seu desenho compacto e sua versatilidade de movimentos facilitam sua circulação em diferentes contextos, desde espaços abertos até corredores estreitos ou ambientes com pessoas e máquinas.
Uma série de dispositivos de última geração permite que o AMR se posicione com exatidão e mapeie seu ambiente com grande precisão para circular de forma independente. Também têm um sofisticado sistema anticolisão orientado para a identificação de obstáculos de diferentes formas e dimensões, fixos ou em movimento.
O funcionamento dos AMRs da Mecalux baseia-se em softwares avançados que utilizam algoritmos inteligentes para monitorar o tráfego dos robôs, distribuir as ordens de trabalho e criar rotas que se ajustam às tarefas a executar.
Funcionamento da frota de robôs móveis
Autonomia e flexibilidade para operações totalmente otimizadas
Os AMRs caracterizam-se por sua capacidade de operar de forma totalmente autônoma. São veículos inteligentes que se adaptam ao ambiente para circular de forma independente e com segurança satisfazendo as tarefas atribuídas com a máxima eficiência.
Perguntas frequentes
Os robôs móveis autônomos, também conhecidos como AMR, sigla em inglês de Autonomous Mobile Robots, são veículos projetados para se mover e transferir mercadorias no armazém com total autonomia. Operam sem intervenção humana, a partir de mapas virtuais do ambiente, e seus percursos, gerados por um inovador software de navegação, se adaptam a cada tarefa e podem readaptar-se em tempo real para evitar qualquer tipo de obstáculo.
Os veículos guiados automaticamente ou AGV são, assim como os AMRs, robôs de transporte projetados para automatizar o fluxo interno de qualquer tipo de carga em armazéns e fábricas. A principal diferença entre os dois sistemas é a tecnologia de navegação utilizada. Os AGVs se movem a partir de rotas preestabelecidas utilizando diversos sistemas de direcionamento, como fios magnéticos embutidos no solo ou sinais a laser, que formam um circuito fechado. Os AMRs, por outro lado, navegam livremente no ambiente de trabalho a partir de rotas dinâmicas adaptadas a cada tarefa. Os AMRs representam a evolução natural dos AGVs, visto que desempenham as mesmas funções, embora proporcionem maior flexibilidade e eficiência, além de garantir uma implementação mais simples e rápida.
A série de robôs móveis autônomos da Mecalux inclui modelos desenvolvidos para o transporte de cargas leves, como o AMR 100 (transportador) e o AMR 100 (mastro), que manuseiam principalmente caixas, bandejas e embalagens oferecendo uma capacidade de carga máxima de 100 kg. A gama também inclui soluções para cargas médias e pesadas. O AMR 600, utilizado para transferir porta-paletes, suporta até 600 kg. Os modelos mais robustos da série, o AMR 1500 (transportador) e o AMR 1500 (elevação), criados para movimentar paletes, podem carregar até 1.500 kg.
Sim, os AMRs são veículos seguros. Cada robô móvel está equipado com um sofisticado sistema anticolisão composto por sensores, scanners e câmaras que lhe permite identificar obstáculos para evitá-los e dar continuidade à sua trajetória. Os AMRs são capazes de operar com segurança junto a pessoas, mercadorias, outras máquinas e a própria instalação.
Os AMRs não são apenas dispositivos altamente compactos capazes de se adaptar a qualquer tipo de armazém e de se mover de forma livre e independente em ambientes complexos ou espaços reduzidos, são também veículos de alto desempenho equipados com baterias que lhes proporcionam uma grande autonomia operacional e que podem percorrer grandes distâncias para interligar pontos distantes do armazém.
Fale com um especialista