Pallet Shuttle
Sistema de armazenamento compacto semiautomático de alto desempenho em que um carro motorizado deposita e extrai paletes do interior das estantes.
O produto
A evolução dos sistemas compactos para paletes: mais capacidade, maior velocidade e melhor desempenho
O Pallet Shuttle é um sistema de armazenamento semiautomático de alta densidade em que um carro com motor elétrico se desloca sobre trilhos no interior dos canais de armazenamento para fazer a carga e descarga dos paletes. O processo é controlado por um operador, que introduz o shuttle na estante com uma empilhadeira e passa a controlá-lo através de um tablet.
Graças ao Shuttle para paletes, é possível obter uma maior capacidade de armazenamento, aumentar o fluxo de entradas e saídas e ampliar o número de referências armazenáveis em comparação com outras soluções compactas, como as estantes drive-in. O sistema também está disponível em uma versão completamente automatizada através de transelevadores ou lançadeiras.
Vantagens do sistema Pallet Shuttle
- Economia de tempo e aumento da produtividade: o carro executa as ordens com rapidez e a empilhadeira opera no corredor, sem penetrar nas estantes, o que reduz o tempo de carga e descarga e aumenta o número de ciclos/hora.
- Economia de espaço: os canais de armazenamento podem superar os 60 m de profundidade e as folgas entre níveis são mínimas, o que aumenta a capacidade de armazenamento.
- Economia de custos: o excelente aproveitamento do espaço permite reduzir a superfície edificada, com a consequente economia em custos de solo, e em câmaras frias favorece a redução da superfície a refrigerar e, portanto, o consumo energético.
- Inúmeras referências: o agrupamento de referências por canais, ao invés de corredores completos, possibilita uma maior diversificação do armazém.
- Compatível com LIFO e FIFO: as operações podem ser realizadas de acordo com as estratégias de gerenciamento de carga LIFO (Last In, First Out) ou FIFO (First In, First Out).
- Facilidade de uso: todas as funções do sistema são ativadas a partir do tablet de controle, equipado com uma interface de usuário muito intuitiva.
- Segurança: como as empilhadeiras não circulam no interior das estantes, a estrutura metálica não sofre danos, reduzindo de forma significativa o risco de acidentes.
Em comparação com outras soluções de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle é um sistema mais rápido, ágil e seguro
Aplicações do Pallet Shuttle
Para empresas que precisam de máxima compactação e alto desempenho
O Shuttle para paletes é a solução de armazenagem perfeita para aumentar a produtividade em armazéns onde é necessário ampliar consideravelmente a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, facilitar e dinamizar as operações de carga e descarga das mercadorias.
Como funciona o sistema Pallet Shuttle
Solução semiautomática onde intervêm o carro satélite, a empilhadeira e o operador
Com o auxílio de uma empilhadeira, o carro shuttle é introduzido na entrada do canal e, em seguida, o palete é colocado sobre os trilhos, por cima do carro. Posteriormente, o carro transporta o palete para a primeira localização livre e o deposita. Um operador emite as ordens ao carro a partir de um tablet.
Testemunhos
Casos práticos
Ver mais casos práticosConfigurações de armazém com o sistema Pallet Shuttle
Diferentes possibilidades de distribuição para encontrar a melhor solução para as necessidades logísticas da empresa
A escolha do tipo de configuração a implementar depende de certos fatores condicionantes, tais como as dimensões do armazém, o número de referências, a capacidade de armazenamento necessária, o sistema de gerenciamento da carga ou os fluxos de mercadoria precisos.
Componentes do Pallet Shuttle
O sistema de armazenamento Pallet Shuttle é composto por um ou vários carros satélite, pelo bloco de estantes para o shuttle, pelo tablet de controle e por uma série de elementos de segurança que protegem a integridade dos operadores, da mercadoria e do conjunto estrutural.
O carro é o elemento central dessa solução de armazenagem. Move-se de forma mecânica e autônoma graças a diversos componentes eletrônicos (PLC, baterias, antenas, sensores, etc.). Além disso, possui diferentes dispositivos de segurança destinados a evitar incidentes.
A estante do shuttle é uma estrutura compacta especialmente projetada para a circulação segura e fluida do carro satélite em seu interior. Possui um conjunto de trilhos ao longo dos quais o carro se move e sobre os quais os paletes se apoiam.
Além dos diferentes dispositivos de segurança incluídos no carro satélite, o sistema Pallet Shuttle da Mecalux também possui um conjunto de complementos que contribuem para reforçar a segurança dos operadores e da mercadoria cumprindo o regulamento em vigor.
Funções do sistema de controle do Pallet Shuttle
Grande versatilidade operacional graças a uma ampla gama de funções
O sistema de controle do Pallet Shuttle é o responsável por comunicar as ordens ao carro através de um tablet com conexão Wi-Fi. Trata-se de um software muito fácil de lidar, pois apresenta uma interface de usuário muito intuitiva. O tablet permite executar todas as funções e as ações de atribuição são táteis.
Perguntas frequentes
O Pallet Shuttle, também conhecido como Radio Shuttle, é um sistema de armazenamento compacto semiautomático que aproveita ao máximo a superfície disponível para obter uma maior capacidade de armazenamento. É composto por um carro com motor elétrico que, controlado à distância por um operador, se desloca sobre trilhos no interior dos canais de armazenamento para depositar e coletar os paletes de forma autônoma.
O Pallet Shuttle representa uma evolução em relação aos sistemas de armazenamento compactos tradicionais. Em comparação com as estantes drive-in, por exemplo, o Pallet Shuttle permite armazenar uma maior variedade de mercadorias, pois em vez de uma única referência para todo o corredor, admite uma referência diferente para cada canal de armazenamento. Além disso, as empilhadeiras não circulam no interior das estantes com Pallet Shuttle, o que agiliza as tarefas de carga e descarga e aumenta a segurança operacional ao reduzir de forma considerável o risco de colisões e acidentes. Por outro lado, em relação às estantes push-back ou estantes dinâmicas, o Pallet Shuttle permite uma maior profundidade de canais e um melhor aproveitamento da altura do armazém, respectivamente.
Claro que sim. Dentro de um mesmo armazém podem coexistir diferentes sistemas de armazenagem (estantes convencionais, estantes drive-in, Pallet Shuttle, etc.). Uma combinação comum, por exemplo, consiste em ter uma área com estantes convencionais para armazenar uma grande variedade de referências com poucos paletes e outro setor equipado com estantes Pallet Shuttle para depositar mercadoria mais homogênea com muitos paletes por referência.
Sim, basta adicionar as longarinas e trilhos necessários para permitir a passagem do carro no interior das estantes.
O Pallet Shuttle é um sistema semiautomático no qual se destaca o carro satélite que move a carga no interior das estantes de forma automática. No entanto, exige um operador para colocar ou retirar o carro da estante, para depositar ou coletar os paletes da entrada do canal e para selecionar a partir de um tablet a operação a realizar.
Mas a Mecalux também oferece uma alternativa totalmente automatizada, o Pallet Shuttle automático. Trata-se de uma solução em que a empilhadeira é substituída por um transelevador ou um conjunto de lançadeiras que transportam o carro e o palete das posições de entrada para cada canal de armazenamento de forma totalmente autônoma. Além disso, nesse sistema, o controle de todas as operações é feito diretamente através de um software de controle.
Sim, essa é precisamente uma das suas principais vantagens. Em primeiro lugar, os operadores não precisam dirigir as empilhadeiras no interior das estantes, tal como acontece com as drive-in. Além disso, o próprio carro, que é entregue com a respectiva marcação CE, possui inúmeros dispositivos que garantem sua correta colocação dentro dos trilhos e a parada imediata caso encontre um objeto inesperado. A instalação também está dotada de fechamentos de segurança para limitar o acesso dos operadores às áreas de ação do carro motorizado e de telas antiquedas para proteger áreas de circulação ou de trabalho diante do risco de queda de cargas soltas.
Em primeiro lugar, o operador utiliza uma empilhadeira para depositar o carro na entrada do canal de armazenamento onde pretende trabalhar e, em seguida, coloca o palete sobre os trilhos do canal, exatamente acima do carro. Através do tablet de controle, o operador lança a ordem de trabalho e o carro levanta o palete levemente com o objetivo de movê-lo para a localização livre mais profunda, onde será depositado. O procedimento se repete até completar o canal. Antes de depositar um palete na última posição, o operador retira o carro. Para a coleta de paletes, o processo é realizado de forma inversa, embora, se o trabalho estiver sendo efetuado na modalidade FIFO, a descarga é feita a partir da extremidade oposta da estante.
Sim, o sistema Pallet Shuttle pode operar de acordo com a estratégia de gerenciamento de cargas FIFO (first in, first out), em que o primeiro palete armazenado é também o primeiro a ser descarregado. Para tal, devem ser disponibilizados dois corredores de trabalho, um frontal ou de carga a partir do qual os paletes são depositados e outro posterior ou de descarga para fazer a coleta da mercadoria. Dessa forma, não ocorrem interferências entre ambas as operações.
O sistema é escalável e os carros podem ser adicionados conforme necessário. A quantidade de carros recomendada é determinada em função do número de ciclos/hora necessários, assim como pela quantidade de operadores que intervenham ativamente em cada turno de trabalho. A partir de um único tablet é possível controlar até 18 carros.
Sim, mas para tal é necessário primeiro montar o meio palete ou o palete irregular sobre um palete padrão que desempenhe a função de “escravo”.
Trata-se de uma situação altamente improvável, uma vez que o carro satélite tem um indicador do status das baterias que se encarrega de avisar o operador quando o nível de carga for baixo. Se ocorrer uma descarga total da bateria e o carro ficar na cabeceira do canal, deve ser utilizada uma bateria de reposição para que o carro volte a funcionar. No entanto, se o carro ficar parado em uma localização mais profunda, se introduz um segundo carro que irá rebocá-lo utilizando para tal um gancho de resgate.
O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux oferece o módulo Integração WMS com Pallet Shuttle, uma funcionalidade que simplifica e agiliza o trabalho do operador ao unificar o gerenciamento do WMS e o controle do Pallet Shuttle em uma mesma tela.
Cada shuttle suporta até 1.500 kg.
O carro satélite pode atingir uma velocidade máxima de 90 m/min sem carga e de 45 m/min com carga.
A plataforma do shuttle levanta o palete em aproximadamente 2 segundos.
SIM. Por um lado, existem dois tipos de carros em função da temperatura de trabalho: aqueles que trabalham à temperatura ambiente (de +5 ºC a + 45 ºC) e os que operam com temperaturas de refrigeração e congelamento (de -30 ºC a + 5ºC). Os carros preparados para trabalhar a frio estão protegidos e calafetados para evitar a deterioração dos elementos eletrônicos.
Cada tipo de carro, por sua vez, é oferecido em três dimensões adaptadas às medidas dos paletes mais comuns. Em cada configuração a medida frontal do carro é a mesma, dado que no sistema Pallet Shuttle o palete é manuseado pelo lado mais largo (1.200 mm). O que varia é a medida do fundo, pois cada configuração corresponde a uma profundidade de palete diferente (800, 1.000 e 1.200 mm).
As baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle para seu funcionamento fornecem uma autonomia de até 10 horas à plena capacidade, de acordo com as condições de temperatura e carga.
O tempo de carga das baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle situa-se entre 4 e 5 horas.
É recomendável ter baterias de reposição para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema.
Não há limitação técnica no que se refere à altura ou profundidade das estantes e as dimensões dependem das necessidades específicas de cada armazém. A homogeneidade da mercadoria e o número de paletes por referência determinam a profundidade dos canais. A altura, pelo contrário, é decidida em função da capacidade de elevação máxima das empilhadeiras utilizadas e da altura do armazém.
Fale com um especialista