Os sistemas de estantes geralmente são metálicos e usados em armazéns industriais

Sistema de estantes, tipos e como escolhê-los

20 mar 2025

Identificar e instalar o sistema de estantes adequado para as operações realizadas no armazém pode fazer a diferença entre um excelente funcionamento logístico ou a formação de gargalos. Existe uma grande variedade de estantes industriais, no entanto, quando provêm dos melhores fabricantes, são submetidas a testes e simulações, cumprem as exigências normativas, seguem rigorosos controles de segurança e utilizam matérias-primas de qualidade.

O que é um sistema de estantes?

Um sistema de estantes é composto por uma série de módulos que se destinam ao armazenamento de produtos industriais ou outros tipos de artigos acondicionados em paletes, caixas ou contêineres. As estantes geralmente são metálicas e decisivas nas atividades realizadas em instalações como armazéns, centros logísticos ou fábricas.

Em contraste com a utilização de elementos de madeira, o sistema de armazenagem com estantes metálicos suporta um uso intensivo e facilita o manuseio de materiais. Portanto, são compatíveis com os equipamentos de movimentação de um armazém como as empilhadeiras, que costumam ser utilizadas para extrair e armazenar os paletes das estantes.

Vantagens do sistema de armazenagem de estantes

Incluir o sistema de estantes nas operações para ser mais competitivo oferece inúmeros benefícios, tais como:

  • Controle de estoque. Ter sistemas de armazenagem de estantes bem organizados se traduz em uma maior eficácia nas operações realizadas, pois permite melhorar o monitoramento desde o recebimento até a preparação e envio dos pedidos.
  • Maior densidade de armazenamento. Colocar um sistema de estantes compacto permite concentrar grandes quantidades de materiais na mesma superfície disponível.
  • Uso do espaço. O solo é limitado e adquirir mais terreno pode ser caro, portanto, é mais econômico projetar um layout adequado do armazém com sistemas de armazenagem estantes compatíveis ou armazéns automáticos.
Contar com o assessoramento de especialistas ajuda a escolher o melhor sistema de estantes
Contar com o assessoramento de especialistas ajuda a escolher o melhor sistema de estantes

Como criar um sistema de estantes?

Utilizar o equipamento adequado para cada gerenciamento é crucial para garantir a eficiência do armazém. Por isso, o sistema de estantes a utilizar varia muito, pois dependerá do setor e da atividade de cada empresa. O objetivo de escolher o sistema de estantes adequado para cada empresa se traduz em economia de tempo e dinheiro durante as operações. Alguns fatores a considerar:

  • Características das caixas ou paletes. Saber o tamanho, a forma, a quantidade e o peso da unidade de carga que melhor se ajusta ao estoque é fundamental para escolher o sistema de estantes perfeito.
  • Layout do armazém. Além dos metros quadrados de solo disponíveis, é necessário considerar a altura da instalação, pois tal fator pode exercer uma influência decisiva na capacidade de realizar grandes ou pequenas operações.
  • Acessibilidade. Os operadores devem poder alcançar os paletes e os materiais com rapidez e eficiência.
  • Orçamento. É necessário considerar qual opção será mais rentável no longo prazo. Algumas podem precisar de um maior investimento inicial, mas proporcionam um alto retorno sobre o investimento, durabilidade e resistência superiores.

Para acertar na escolha, é aconselhável contar com o assessoramento de especialistas em armazenamento e saber quais são os principais tipos de sistema de armazenagem em estantes.

Tipos de sistema de armazenagem de estantes

O sistema de estantes, pode ser dividido em três grandes categorias: paletização, picking e o restante.

Paletização

As estantes de paletização são aqueles onde os paletes são depositados através de empilhadeiras ou máquinas elevatórias. Podem oferecer acesso direto a cada palete ou funcionar por compactação.

  • Estantes convencionais. Permitem o acesso direto a cada referência do armazém. Trata-se do modo de armazenamento mais universal devido à sua versatilidade, sendo perfeitos para trabalhar com uma grande diversidade de referências.
  • Estantes compactas do sistema drive-in ou drive through. São os sistemas de alta densidade mais simples e acessíveis. São formados por corredores de estantes por onde entram as empilhadeiras para depositar e extrair paletes em vários níveis de profundidade. Podem ser drive-in, ou seja, onde os paletes são carregados e descarregados a partir de um mesmo corredor de trabalho, ou drive-through, onde os paletes são carregados a partir de um corredor frontal, mas descarregados pelo lado oposto.
  • Estantes móveis. Os sistemas de estantes móveis somam as duas vantagens dos tipos anteriores: funcionam por compactação e oferecem acesso direto a cada palete. São instalados sobre bases móveis motorizadas que permitem o movimento controlado dos blocos, que se juntam ou se separam para abrir o corredor requisitado em cada ocasião.
  • Estantes dinâmicas. Através dessa solução de armazenagem de alta densidade, os paletes deslizam pela força da gravidade ao longo de canais dotados de roletes. As cargas são colocadas pela parte mais alta do canal e chegam à extremidade oposta.
  • Estantes push-back. Também é um sistema compacto que permite armazenar vários paletes em profundidade e com uma referência diferente por cada canal. A carga se desloca por impulso sobre canais montados com uma leve inclinação.
Os sistemas de estantes móveis compactos oferecem acesso direto aos paletes
Os sistemas de estantes móveis compactos oferecem acesso direto aos paletes

Picking

As estantes de picking são utilizadas para armazenar caixas individuais ou artigos soltos que serão retirados manualmente. Em termos gerais, existem os seguintes tipos:

  • Estantes de carga média e pesada. Os melhores suportam pesos de mais de 1.000 quilos por nível.
  • Estantes leves. São usados para mercadorias de peso moderado em armazéns, oficinas, lojas e escritórios.
  • Estantes para picking dinâmico. São sistemas de armazenagem por gravidade onde a mercadoria é depositada sobre plataformas de roletes com uma leve inclinação. Dessa forma se agiliza a preparação de pedidos garantindo a rotatividade das referências.
  • Estantes com corredores elevados. Essa solução para cargas não paletizadas consiste em combinar estantes altas com um ou vários níveis de passarelas de circulação apoiadas sobre as próprias estantes.

Sistema de estantes cantilever e outros

Além do picking ou depósito de paletes, há outros casos em que o sistema de armazenagem de estantes é muito útil. Portanto, as estantes cantilever foram especialmente projetados para o armazenamento de cargas longas, como tubos ou com medidas variadas, sendo também habitual utilizar estantes específicas para produtos como bobinas.

Instale sistemas de estantes com a Mecalux

Detectar qual sistema de estante é o mais adequado para os fluxos de trabalho de uma empresa permite maximizar seu desempenho. Trata-se de uma decisão na qual influem inúmeros fatores, por isso a melhor decisão é contar com o assessoramento de especialistas. A Mecalux tem vasta experiência instalando e projetando sistemas de estantes, atividade à qual se dedica desde 1966. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre este e outros aspectos como a automação de sua intralogística ou a digitalização de movimentos, estoque e pedidos através de software.