Poupar movimentos é uma boa medida para melhorar a eficiência do trabalho dos operários, embora não seja a única. Para dar um passo à frente e eliminar as notas de entrega, pode recorrer-se aos dispositivos pick to light (PTL).
Exemplo de sistema pick to light em um laboratório farmacêutico
Como funciona o sistema de pick to light
Na parte da frente de cada um dos canais da estante dinâmica se integra um visor numérico dotado com botões. Estes dispositivos são controlados pelo sistema de gestão do armazém (WMS). Este software é o que acende o visor (para avisar o operador que desse canal deve ser extraída mercadoria) e indica em sua tela a quantia de unidades que deve ser recolhida da referência em questão.
Quando o operador termina de extrair as unidades correspondentes, pressiona uma tecla de confirmação da operação realizada para informar o WMS, apagando-se a luz. Quando um novo pedido tiver que ser preparado, as posições das quais o produto deve ser extraído se acenderão automaticamente. Existem sistemas de pick to light que permitem preparar vários pedidos ao mesmo tempo.
As duas grandes vantagens deste tipo de picking são a agilidade que proporcionam e a considerável diminuição dos erros que podem acontecer na preparação de pedidos.