Os processos operacionais são as atividades que geram diretamente receita

Processos operacionais na empresa e no armazém

18 mar 2025

Os processos operacionais são uma parte fundamental no dia a dia das empresas de qualquer setor, mas às vezes é difícil identificá-los e encontrar a forma de melhorá-los. Felizmente, existem técnicas de gerenciamento e softwares específicos para o armazenamento e a logística.

O que é processo operacional?

Os processos operacionais de uma empresa são as atividades que geram diretamente receita e lucro. Eles conectam a empresa ao seu público-alvo para lhes fornecer os melhores produtos e serviços, sendo o eixo central de seu funcionamento. Os processos operacionais são as tarefas cruciais para que a empresa continue sendo competitiva.

Todos os negócios desenvolvem processos operacionais, sejam eles operações logísticas ou a fabricação de algum tipo de artigo. Quando os processos estão bem elaborados e são executados corretamente, ajudam a economizar tempo e dinheiro, além de zelar pela qualidade e pelo atendimento ao cliente.

De modo geral, e embora possam variar em relação ao projeto e sua posição dentro da cadeia de suprimentos, os processos operacionais incluem os seguintes pontos:

  • Planejamento
  • Aquisição de recursos
  • Armazenamento
  • Produção
  • Distribuição
  • Gerenciamento da qualidade

Trata-se de tarefas fundamentais também conhecidas como processos primários, uma vez que são essenciais. Giram em torno do objetivo final da empresa e estão relacionados à produção ou venda do produto ou serviço.

Os processos operacionais também são conhecidos como primários e são essenciais para a empresa
Os processos operacionais também são conhecidos como primários e são essenciais para a empresa

Processo operacional e processo empresarial

Os processos operacionais são um subconjunto de processos empresariais. Os processos empresariais abrangem todas as ações a desempenhar para gerenciar um negócio bem-sucedido, desde o marketing até as vendas passando pela contabilidade e pelos recursos humanos. São identificados três tipos: de suporte, gerenciamento e operacionais.

Portanto, os processos operacionais são as tarefas que agregam valor aos resultados de forma direta, ou seja, aquilo que é indispensável para produzir um produto ou serviço. Representam o epicentro da atividade da empresa.

Como identificar e melhorar os processos operacionais?

Há diferentes formas de saber quais processos operacionais são específicos de uma empresa e de detectar em quais deles é preciso aplicar melhorias para ajudar no desempenho:

  • Avaliar a receita e a produção. Depois de obter as matérias-primas ou insumos necessários para fabricar um produto ou oferecer um serviço, é preciso identificar o que vai ser finalmente oferecido aos clientes.
  • Pedir avaliações. Perguntar ao pessoal é outra via para definir quais são os processos operacionais, pois os mesmos são diariamente executados por eles. Podem fornecer informações valiosas sobre quais funcionam bem e as áreas que devem ser reforçadas. A mesma coisa acontece com os comentários dos usuários: prestar atenção a eles oferece pistas sobre o que é eficaz e o que não é.
  • Analisar. O uso de ferramentas e técnicas é útil para saber mais sobre a forma em que as atividades são realizadas. Alguns exemplos são os mapas de processos, os diagramas de fluxo ou a modelagem de processos.
  • Coletar dados. Após detectar quais são os processos operacionais do negócio, devem ser analisados os resultados para determinar onde é preciso aplicar mudanças e adotar medidas para resolver eventuais gargalos.

Exemplo de processo operacional

Cada empresa tem seus próprios processos operacionais e os organiza de acordo com seu critério, embora todos compartilhem alguns pontos comuns. Esse é um exemplo fictício que poderia ser aplicado a um comércio que se dedica à venda eletrônica:

  1. Compra da mercadoria
  2. Armazenamento
  3. Gerenciamento do estoque
  4. Atendimento de pedidos
  5. Envios e transporte
  6. Manutenção do site

Paralelamente, são realizadas outras atividades como o trabalho de marketing, o atendimento ao cliente e a contabilidade do negócio.

Compilar informações sobre processos operacionais com um WMS impulsiona o bom funcionamento dos armazéns
Compilar informações sobre processos operacionais com um WMS impulsiona o bom funcionamento dos armazéns

Como são classificados os processos operacionais realizados no armazém?

Após identificar os processos operacionais gerados nos armazéns, é aconselhável elaborar um esquema de representação que possa ser utilizado para melhorá-los no futuro. Analisamos alguns dos mais comuns:

  • Recebimento. Entrada das mercadorias no armazém. Por vezes, os produtos estão localizados em fornecedores terceirizados, portanto, é preciso fazer verificações, comprovar a qualidade e garantir a chegada dos produtos ou materiais solicitados.
  • Armazenamento. Em seguida, os produtos são transferidos a estantes para serem armazenados, a estações de embalagem ou a docas de carga. No entanto, também podem ser paletizados ou conservados em câmaras de refrigeração.
  • Picking. Quando um pedido é solicitado, o mesmo é preparado e colocado em um contêiner. Existem inúmeros métodos para fazer picking, entre os quais os robôs móveis autônomos, as estações de picking de alto desempenho ou os robôs de picking.
  • Devoluções. Um pedido pode retornar ao armazém por várias razões. Entre elas, a presença de produtos defeituosos ou errados. Nesse caso, uma parte dos processos operacionais dessa instalação deve ser repetida: o recebimento, a inspeção e a classificação das mercadorias também devem voltar a ser processadas corretamente.

Guardar um registro de todas essas ações através do sistema de gerenciamento de armazém (WMS), como o Easy WMS, oferece uma vantagem no momento de fazer a análise da instalação. Esses programas também permitem automatizar os fluxos de informação e processos.

Vantagens de implementar processos operacionais

Refletir sobre as atividades que trazem benefícios à empresa e como são desenvolvidos oferece inúmeros benefícios:

  • Aproveitamento dos recursos
  • Tomada de decisão fundamentada
  • Detecção de atividades que não agregam valor
  • Redução do tempo utilizado nas operações
  • Clientes satisfeitos

Gerencie os processos operacionais do armazém com o Easy WMS

As empresas mais competitivas analisam de perto seu próprio funcionamento, buscam formas de aperfeiçoar seus processos operacionais e incluem os últimos avanços tecnológicos visando potencializar o trabalho de suas equipes. A automação de armazéns e seu controle através do software de gerenciamento Easy WMS da Mecalux, fornece total visibilidade e rastreabilidade dos produtos e de seu status, por isso são grandes aliados para consegui-lo. Entre em contato conosco, podemos encontrar a solução mais adequada para sua empresa.