Máquinas de armazém: quais são as que eu preciso para realizar cada operação?
As máquinas de armazém são elementos essenciais em qualquer instalação logística porque se encarregam de fazer o movimento interno da mercadoria, seja das docas de carga para a área de armazenamento ou das áreas de produção para os postos de picking, entre outros.
As máquinas destinadas ao armazenamento se dividem em dois grandes grupos: manuais (transpaleteiras, empilhadeiras, máquinas para preparar pedidos...) ou automáticas (transportadores, Sistema Monotrilho Elétrico (EMS), transelevadores...).
Os diferentes tipos de máquinas podem ser agrupados em função do processo ou operação realizados:
Máquinas de armazém para carga e descarga na área de docas
Para executar o recebimento e expedição da mercadoria nas docas de carga, normalmente são utilizadas as seguintes máquinas de armazém:
- Transpaleteiras e paleteiras. A transpaleteira é o equipamento de movimentação mais utilizado e com maior versatilidade. Disponível na versão manual ou elétrica, a transpaleteira se destina ao transporte uma vez que trabalha unicamente ao nível do solo. Por outro lado, a paleteira pode levantar a mercadoria paletizada a vários metros de altura (até 6), facilitando assim a carga e descarga dos caminhões.
- Empilhadeira contrabalançada. As empilhadeiras contrabalançadas são ideais para a carga e descarga de caminhões graças aos garfos que sobressaem de sua parte dianteira. A principal diferença em relação às transpaleteiras e paleteiras é que se movem de forma mais rápida, podem trabalhar no interior e no exterior do armazém e seu funcionamento baseia-se no princípio da alavanca ao incluir um grande contrapeso na parte traseira.
- ATLS (Automatic Truck Loading Systems). Sistema automático de carga e descarga de caminhões através do qual os paletes são introduzidos e extraídos de forma robotizada e com a mínima intervenção dos operadores.
As docas de carga são o ponto de acesso à instalação logística, por isso acertar na escolha do equipamento adequado é fundamental.
Máquinas utilizadas no armazém para depositar e extrair unidades de carga
Vejamos qual é a máquina de armazém mais comum para depositar e extrair a mercadoria das estantes:
- Empilhadeiras. Existem diferentes tipos de empilhadeiras que podem ser utilizadas para armazenar e extrair a mercadoria das estantes, além das empilhadeiras contrabalançadas. As empilhadeiras retráteis, a máquina de armazém mais utilizada, podem levantar a carga acima dos 10 metros. As empilhadeiras retráteis de carga lateral possuem um sistema que permite que as rodas girem 90°. Portanto, podem fazer deslocamentos laterais e frontais e são ideais para manusear perfis ou tubos e trabalhar em estantes cantilever. Finalmente, as empilhadeiras trilaterais e bilaterais operam em corredores estreitos (entre 1,5 e 1,8 metros) e podem atingir alturas de elevação da carga acima dos 14 metros.
- Transelevador para paletes e transelevador trilateral. Equipamento de movimentação totalmente automatizado, guiado por um sistema de controle (WCS) que transporta e armazena a mercadoria nas diferentes localizações da estante. Existem vários tipos de transelevadores em função do mastro ou dos garfos. Os transelevadores para paletes podem elevar a mercadoria acima dos 40 metros de altura. O transelevador trilateral é capaz de coletar e depositar os paletes nas estantes em três posições graças ao seu cabeçote giratório: um frontal e dois laterais, assim como não precisa incluir um testeiro superior (ou seja, o transelevador não possui sustentação superior).
- Pallet Shuttle. Trata-se de um carro automático que se desloca pelo interior do canal de armazenamento para carregar e descarregar os paletes em estantes compactas. O sistema Pallet Shuttle, capaz de operar em canais de até 40 m de profundidade, oferece duas versões: semiautomática ou automática. Enquanto na semiautomática o operador é responsável por colocar o carro automático no canal correspondente, no Pallet Shuttle automático tal procedimento é realizado através de um transelevador.
- Miniload. Os transelevadores para caixas ou miniload são máquinas que automatizam a localização e extração de caixas das estantes do armazém, proporcionando uma maior rapidez e segurança nas tarefas de armazenamento. Além de maximizar o desempenho do espaço, esse sistema cumpre o critério “produto ao homem” de preparação de pedidos, ou seja, a mercadoria se aproxima automaticamente do operador.
Não existe uma empilhadeira ou um transelevador adequado para todas as operações. Em geral, quando o fluxo de movimentos for reduzido, uma ou várias máquinas manuais serão suficientes. Por outro lado, se for necessário um maior volume de atividade ininterrupto e seguro da mercadoria, a melhor opção são as máquinas de armazém automáticas.
Máquinas de armazém para o transporte de mercadoria
As máquinas que se encarregam de mover as cargas de um armazém de um ponto a outro são:
- Empilhadeiras. Qualquer tipo de empilhadeira pode servir temporariamente para transportar mercadoria de um ponto a outro. A mais comum costuma ser a empilhadeira contrabalançada porque oferece uma maior velocidade em seus deslocamentos.
- Transportadores. São compostos por uma bateria de roletes que suporta a carga (caixas ou paletes) e a impulsiona ao longo de um circuito. O sistema possui motores elétricos que movem as unidades de carga de forma controlada e segura. Os transportadores de roletes funcionam graças ao software de controle (SCA/WCS), responsável por executar os movimentos e seguir as ordens indicadas pelo WMS.
- Transportadores aéreos de correntes. Utilizados, sobretudo, para transportar peças de roupa pendurada. Trata-se de um circuito aéreo com correntes que estão em contínuo movimento. Suspensas destas, são colocados diferentes suportes que permitem sustentar inúmeros produtos (caixas, peças de roupa pendurada, componentes, etc.).
- Sistema Monotrilho Elétrico (EMS). É um sistema de transporte descontínuo composto por carros automáticos acionados por um motor elétrico. O Sistema Monotrilho Elétrico (EMS) se desloca por um trilho que pode estar tanto suspenso no teto, no caso das vias aéreas, quanto fixado no pavimento do armazém, no caso do modelo de solo.
- Elevador de paletes. Também conhecido como transportador vertical, trata-se de uma máquina de armazém integrada dentro de um circuito de transportadores para deslocar um palete a vários metros de altura (por exemplo, para outro andar do armazém). Com os elevadores de paletes é possível acessar inúmeros pisos, com uma altura mínima de 5 metros e máxima de 40.
- Pontes rolantes. Sistema de transporte e elevação formado por uma ou duas vigas equipadas com um motor de translação. Essas máquinas de armazém são perfeitas para transportar cargas de grandes dimensões ou perfis.
- AGV / LGV / AMR. Os veículos AGV são máquinas de armazém que se deslocam de modo autônomo seguindo uma trajetória traçada ou programada antecipadamente. Para guiá-los são utilizados dois sistemas: o filoguiado (AGV) ou o guiado a laser (LGV). Ao contrário dos AGV, os robôs móveis autônomos (AMR) se movem e trabalham sem rotas prefixadas, adaptando seu percurso de acordo com as informações que recebem do ambiente em tempo real.
O objetivo dessas máquinas é dinamizar o fluxo de materiais do armazém, garantindo o tempo todo a máxima segurança no transporte e manuseio das cargas.
Máquinas de armazém para picking
Os custos destinados à preparação de pedidos representam uma alta porcentagem dos custos operacionais totais de um armazém. Reduzir seu impacto pode garantir o sucesso de uma empresa e a escolha da máquina de armazém influi bastante:
- Máquinas preparadoras de pedidos ou coleta-pedidos. As máquinas coleta-pedidos são uma evolução das transpaleteiras e das paleteiras elétricas. Foram especialmente adaptadas para facilitar o picking em estantes manuais, uma vez que o operador pode acessar os controles da máquina por um lado e o palete ou a carga pelo outro, agilizando assim as manobras de coleta da mercadoria.
- Carros manuais para picking. Utilizados para o transporte de caixas, como complemento das preparadoras de pedidos ou quando o picking é feito com o método pick-to-cart. Os carros para picking são indicados quando os produtos em estoque são pequenos e transportáveis.
- Transportadores. Os transportadores para caixas e os transportadores para paletes podem ser utilizados para auxiliar a preparação de pedidos goods-to-person, uma vez que aproximam a mercadoria dos postos de picking. Os trabalhadores permanecem em uma estação de picking à espera de receber os artigos necessários. Consequentemente, são muito mais rápidos ao completar cada pedido.
- Braços robóticos industriais. Ajudam os operadores a manusear cargas pesadas. Esses robôs são semelhantes a um braço humano, pois possuem componentes que efetuam os movimentos de rotação e translação. Os braços robóticos industriais reforçaram a técnica pick and place de preparar os pedidos.
Em suma, as máquinas para armazém agilizam as operações de preparação de pedidos, facilitam o trabalho dos operadores e reduzem erros.
Escolha a máquina que melhor se adapta ao seu armazém
Existe uma grande variedade de máquinas de armazém, por isso a escolha correta é decisiva para garantir a máxima eficiência logística. Essa decisão depende de inúmeros fatores, embora haja três que se destacam em relação aos demais: a disposição ou layout do armazém, o fluxo logístico exigido e o tipo de mercadoria com a qual se trabalha.
A Mecalux é especialista em soluções logísticas personalizadas, pois projeta e implementa armazéns onde convivem máquinas de armazém manuais com automáticas. Não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado lhe oferecerá uma solução que garanta a máxima eficiência logística.