Um elevador de paletes é uma solução logística para conectar áreas do armazém que estão em alturas diferentes

Elevadores de paletes e transportadores verticais no armazém

26 jul 2021

Em um armazém, um elevador de paletes é um sistema que permite superar desníveis, facilita as tarefas de picking, descarrega caminhões de modo automatizado ou move mercadoria verticalmente em armazéns automáticos (onde falaríamos de transportadores verticais).

Neste artigo analisamos os diferentes tipos de elevadores para paletes que existem no mercado, manuais e elétricos, e as variedades resultantes ao integrá-los em armazéns automáticos, como os transportadores verticais. Finalmente, mostraremos alguns exemplos de empresas que equipam suas instalações com esses sistemas

O que é um elevador para paletes?

Um elevador de paletes é, de forma genérica, uma solução logística utilizada em inúmeros setores para levantar a carga até a altura desejada. Em sua forma mais simples, um elevador de paletes é uma ferramenta que normalmente é utilizada nos armazéns para levantar mercadoria a poucos metros (mais alto do que uma transpaleteira e mais baixo que uma empilhadeira). Isso pode ser feito para facilitar a carga/descarga de caminhões ou para melhorar a acessibilidade de um operador aos produtos de um palete.

Uma versão mais sofisticada do elevador de paletes é o transportador vertical, típico dos armazéns automáticos. Acionado por um motor elétrico, da mesma forma que uma mesa de elevação, está presente em armazéns com circuitos de transportadores, tais como as instalações automatizadas. Nesse caso, sua função pode ser interligar diferentes níveis de circuitos, elevar um palete para que outra máquina possa coletá-lo e depositá-lo em uma estante, automatizar a carga/descarga de caminhões, etc.

A mesa hidráulica de entrada no circuito permite elevar a carga até a altura dos transportadores
Um elevador de paletes pode estar situado na cabeceira de um circuito de transportadores

Elevadores de paletes em armazéns manuais

O que se conhece como elevador de paletes manual é um equipamento de movimentação que coleta o palete e o levanta de forma hidráulica graças a um movimento oscilatório, deixando os pés de suporte livres. Isso facilita a acessibilidade ergonômica do operador à carga, evitando que tenha que se agachar e levantar repetidamente para preparar pedidos sobre mercadoria paletizada. Esses elevadores levantam o palete a uma altura aproximada de 1 metro e permitem girá-lo cerca de 40º.

A paleteira, às vezes, também é chamada de elevador de paletes, cuja função é levantar a mercadoria a poucos metros (no máximo 6), para carregar/descarregar caminhões ou trabalhar em estantes de pouca altura. Existem modelos que devem ser manuseados a pé (como uma transpaleteira) ou com o operador a bordo. Há elétricos e manuais.

Elevadores e transportadores verticais em armazéns automáticos

Os elevadores manuais para paletes são uma solução habitual para armazéns convencionais com um baixo fluxo de mercadorias. No entanto, os armazéns com um alto volume de pedidos exigem sistemas automatizados que agilizem o movimento da carga. Soluções como as mesas hidráulicas ou os transportadores verticais são integrados dentro de um circuito de transportadores para paletes visando acelerar o levantamento e a descida da mercadoria paletizada e homogeneizar o percurso da carga.

Mesa hidráulica de entrada no circuito

Uma mesa hidráulica é um sistema que é acoplado no início de um circuito de transportadores de paletes ou de um Posto de Inspeção de Entrada (PIE), com a finalidade de elevar a carga até a altura do circuito para seja introduzida nele. É frequente complementar a mesa hidráulica de entrada no circuito com uns roletes integrados.

A mesa hidráulica de entrada no circuito permite elevar a carga até a altura dos transportadores
A mesa hidráulica de entrada no circuito permite elevar a carga até a altura dos transportadores

Mesas hidráulicas no interior do circuito

Também podem ser utilizadas mesas hidráulicas dentro dos próprios circuitos de transportadores. Em cima delas são encaixados transportadores de roletes ou correntes para superar os pequenos desníveis que existem no circuito. As cotas de elevação das mesas hidráulicas oscilam entre os 100 mm e os 2.000 mm. Essa solução também é implementada para otimizar o desempenho em um posto de picking sobre paletes: eleva a unidade de carga até a altura do operador para que este adote uma posição ergonômica aumentando assim sua segurança e desempenho.

A mesa hidráulica no interior do circuito facilita o picking sobre paletes
A mesa hidráulica no interior do circuito facilita o picking sobre paletes

Elevadores

Um elevador é um equipamento automático de movimentação cuja função é levantar um pouco, pelo menos 145 milímetros, a altura de um europalete, um palete carregado para ser colocado em baixo um palete escravo. Isso é especialmente útil quando o palete principal, sobre o qual se localiza a mercadoria, for defeituoso.

Um elevador é um equipamento de movimentação que eleva a carga para ser colocada debaixo um palete escravo
Um elevador é um equipamento de movimentação que eleva a carga para ser colocada debaixo um palete escravo

Transportadores verticais

Os transportadores verticais, também denominados elevadores automáticos de paletes , são um sistema que se integra dentro de um circuito de transportadores para deslocar um palete a vários metros de altura (para outro piso do armazém). Nesta solução, que permite carregar um ou dois paletes simultaneamente, o movimento vertical é realizado através de um motor elétrico. Com um elevador de paletes é possível acessar inúmeros pisos, com uma altura mínima de 5 metros e máxima de 40.

O elevador automático trabalha em coordenação com o movimento dos transportadores graças a um software de controle (SCA/WCS), dirigido pelo sistema de gerenciamento de armazém (WMS), que decide onde deve ser localizada cada mercadoria e, portanto, o percurso que deve ser realizado para chegar a tal posição.

Um transportador vertical para paletes permite que o fluxo de mercadorias seja ágil e mais produtivo, pois opera com velocidades em vertical de até 1 metro/segundo e com capacidade para trabalhar sob temperaturas de -30 ºC. Além disso, para evitar qualquer tipo de acidente, esses dispositivos estão cercados por uma proteção que garantem a segurança e impedem o acesso dos operadores à área em movimento.

É necessário proteger a instalação de um elevador para paletes automático com um sistema de proteção perimetral
É necessário proteger a instalação de um elevador para paletes automático com um sistema de proteção perimetral

Exemplos de armazéns com elevadores automáticos

A Mecalux é uma empresa fornecedora global de soluções de intralogística. Por isso, são muitos os clientes que confiaram na Mecalux para automatizar o fluxo de mercadorias em suas instalações. Eis 3 exemplos de armazéns automatizados com elevadores automáticos para paletes:

  • Porcelanosa (Espanha): o novo armazém da multinacional de pavimentos e revestimentos cerâmicos possui modernas soluções logísticas para agilizar a entrada e saída de paletes. Nessa instalação, a Mecalux projetou e implementou em seu armazém integrado duas cabeceiras, uma a cota 0 para a saída de paletes e a outra a quase 7 metros de altura, onde entra a mercadoria proveniente das linhas de produção. Cinco potentes elevadores interligam ambos os níveis.
  • Sokpol (Polônia): este fabricante de sucos poloneses solicitou à Mecalux o projeto e os equipamentos dos armazéns que abastecem sua fábrica. Dois armazéns, um deles dotado com o sistema Pallet Shuttle semiautomático para produtos acabados e o outro totalmente automatizado. No piso inferior, um circuito de transportadores move os paletes em direção a dois elevadores que deslocam a carga para o piso superior, onde está localizado um circuito de transportadores aéreos. Em qualquer caso, antes de chegar aos elevadores, os paletes devem cruzar o Posto de Inspeção de Entrada (PIE), onde está localizada uma mesa hidráulica que levanta manualmente a mercadoria.
  • Cistér (Portugal): A Mecalux automatizou as operações do novo armazém automático dessa multinacional portuguesa da área de alimentação. Foram instalados dois elevadores que complementam o sistema de armazenagem do Pallet Shuttle com lançadeiras. Essa solução combinada permite multiplicar os ciclos por hora pelo número de níveis, garantindo a máxima produtividade da instalação.

Aumentar a eficiência do armazém

Os elevadores para paletes automáticos cumprem a função de agilizar o transporte vertical nos armazéns que interligam vários níveis. Essa solução automática evita que os operadores movam manualmente, com um equipamento de movimentação, a unidade de carga, reduzindo os percursos no armazém e o tempo utilizado para fazer o transporte.

De fato, esse sistema de transporte vertical pode ser combinado com outras soluções automatizadas como cabeceiras automáticas, transportadores para paletes ou inclusive Postos de Inspeção de Entrada para atingir a máxima produtividade na instalação. Se estiver interessado em incluir um elevador automático para paletes em seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um especialista consultor irá assessorá-lo para que faça a melhor escolha para automatizar sua instalação e assim conseguir a máxima eficiência em seus processos.