
O que é o S&OP e qual seu impacto na logística
A coordenação e comunicação dos diferentes departamentos de uma empresa na elaboração de seu plano operacional, ou seja, o S&OP, é uma boa prática que permite ter cadeias de suprimentos mais resilientes. Mas, o que é o S&OP Sales and Operations Planning?
O que é o planejamento de vendas e operações (S&OP)?
Sales and Operation Planning (S&OP), Planejamento de Vendas e Operações em português, é um processo de gerenciamento de negócios integrado que alinha a demanda, o fornecimento e as finanças, e faz parte do plano-mestre de uma empresa. Desenvolvido para apoiar a tomada de decisão, proporciona um roteiro operacional com a finalidade de equilibrar a oferta e a procura (demanda).
O planejamento de vendas e operações S&OP, geralmente é realizado de forma mensal e abrange todas as áreas operacionais; vendas, marketing, fabricação, desenvolvimento de produto e contabilidade, ajudando a satisfazer os objetivos financeiros e organizacionais. Oferece uma visão panorâmica ao compartilhar a previsão com todos os departamentos visando proporcionar sua perspectiva e, normalmente, dura entre 18 e 36 meses.
Otimizar os recursos e maximizar os ganhos permite obter cadeias de suprimento mais eficazes e resilientes. O planejamento de vendas e operações utiliza a demanda agregada global como ponto de partida e compara a demanda esperada com a oferta disponível no que se refere a recursos, máquinas, mão de obra e capacidade. Dessa forma, se chega a uma decisão consensual sobre o que a empresa deve fazer.
Quais são os objetivos perseguidos pelo S&OP?
Dedicar tempo à elaboração do planejamento das vendas e operações ajuda a responder a várias questões, como quais recursos serão necessários para cumprir os objetivos, como se compara a demanda prevista com a oferta projetada e quais ações são necessárias. Os objetivos do planejamento de vendas e operações podem ser divididos em dois grandes grupos:
Objetivos estratégicos
- Administrar melhor o estoque, sendo também útil utilizar o Sistema de Gerenciamento de Armazém.
- Estabelecer sinergias entre diferentes departamentos.
- Antecipar possíveis complicações para fazer uma abordagem proativa.
- Fidelizar o cliente através de um excelente atendimento.
- Tornar a empresa mais competitiva.
Objetivos operacionais
- Planejar a apresentação de produtos, o fim de sua vida útil ou a inclusão de novos artigos ou linhas de negócio.
- Padronizar operações, promoções e eventos nos próximos meses, seja a curto, médio ou longo prazo.
- Reduzir o estoque quando for necessário e evitar perdas.
- Eliminar as quebras de estoque para melhorar o serviço.
- Obter prognósticos mais precisos ao trocar informações.

Quais são os benefícios do S&OP?
Segundo Micheal Youssef, analista diretor sênior da empresa de consultoria Gartner, “o S&OP é o processo interfuncional mais importante e crucial. Se realizado corretamente, permite obter grandes benefícios, aumentar a receita e a rentabilidade”.
Além disso, essa prática melhora a estrutura de planejamento das empresas. Manter uma boa comunicação em toda a organização para que as equipes foquem em atingir um objetivo comum pode ser complicado, mas o S&OP reúne todas as necessidades em um único roteiro que também inclui as estratégias da empresa. Algumas das vantagens da implementação desse modelo são as seguintes:
- Maior rentabilidade. Ter um plano coeso se traduz em oferecer um excelente serviço ao cliente com prazos de entrega mais curtos e redução de estoque, desperdícios, custos de manutenção e expedição. Por outro lado, envolve menores custos por cada artigo vendido e impulsiona o aumento das vendas.
- Planejamento mais breve. Ao acelerar a tomada de decisão, a comercialização de novos produtos torna-se mais rápida, aumentando a vantagem competitiva e a receita.
- Melhor comunicação interdepartamental. O S&OP cria consensos e mantém as diferentes áreas da empresa focadas em conseguir a mesma meta.

Quais elementos contêm um plano de vendas e operações S&OP?
O desenvolvimento do S&OP pode ser muito diferente de acordo com a natureza de cada organização. No entanto, todas elas costumam seguir algumas etapas que Thomas Wallace e Robert Stahl revelam no livro Sales and Operations Planning: The How-To Handbook.
- Compilação de dados. Consiste em coletar informações sobre vendas e tendências. Também se refere a incluir novos artigos, deixar de distribuir outros e aplicar a análise de Pareto para fazer prognósticos.
- Planejamento da demanda. Nessa fase é preciso validar as previsões e considerar promoções, eventos únicos e lançamentos.
- Planejamento dos suprimentos. Avaliar a capacidade disponível, o estoque e as operações necessárias.
- Conciliação. Após gerar os planos de oferta e procura (demanda), os mesmos devem ser revistos pelos responsáveis da tomada de decisão de cada área funcional para poder adaptá-los e melhorá-los. O objetivo é chegar a consensos sobre as mudanças necessárias para atingir metas e objetivos financeiros.
- Publicação do S&OP. Uma vez finalizado, esse plano unifica todas as atividades de planejamento em torno do consenso e da colaboração entre equipes.
Dicas para um S&OP eficaz
Um S&OP planejamento de vendas e operações bem executado é muito útil para as pessoas responsáveis pela cadeia de suprimento. A empresa de consultoria Gartner propõe cinco recomendações para obter o maior valor possível nesse processo:
- Orientar o S&OP para a tomada de decisão. Essas reuniões devem focar em decidir e gerenciar exceções, não em rever o ocorrido durante a semana anterior. As análises e roteiros devem ser revistos antes. Uma forma adequada de se cingir à tomada de decisão consiste em garantir que, pelo menos, 80% dos assuntos a abordar incluam alguma resolução.
- Perseguir os objetivos da empresa. Todas as reuniões devem estar alinhadas às prioridades executivas e agregar valor à organização.
- Finalização no médio prazo. Embora seja possível considerar prazos mais longos, o planejamento S&OP deve se concentrar, no máximo, naquilo que acontecerá daqui a 18 ou 24 meses. Isso permite antecipar operações a tempo e com um preço razoável.
- Planejar possíveis cenários. As empresas líderes antecipam os possíveis eventos antes que eles ocorram para responder com agilidade.
- Evoluir. Embora algumas melhorias possam ser graduais, as mudanças também podem ocorrer de forma mais acelerada se a situação assim o exigir.
Planeje seu armazém com a Mecalux
Atualmente, graças às ferramentas digitalizadas, as empresas não são obrigadas a esperar semanas para executar o próximo S&OP planejamento de vendas e operações para obter informações atualizadas em tempo real. Um exemplo é o sistema de gerenciamento de armazém, que compila o tempo todo dados sobre o estoque, sua origem, sua localização e destino. Se estiver pensando em informatizar ou automatizar seu armazém, a Mecalux pode ajudá-lo. Entre em contato conosco, analisaremos suas necessidades logísticas para lhe oferecer a solução mais adequada à sua empresa.