Tendências em logística para 2025: tecnologia e sustentabilidade
Segundo os especialistas que elaboram as previsões logísticas para 2025, contar com cadeias de suprimentos seguras e resilientes será crucial para enfrentar o dia a dia das operações e responder às necessidades dos consumidores. Com a nuvem, os sistemas de monitoramento e a ascensão da Internet das Coisas (IIoT), ter soluções escaláveis para gerenciar dados e fazer um acompanhamento da logística será cada vez mais necessário no próximo ano.
Relatórios como o “Supply Chain Outlook Report 2025” da Prologis, revelam que as plataformas de gerenciamento da cadeia de suprimentos na nuvem e os sistemas de estoque em tempo real estão entre as tendências em logística de 2025. As transformações que serão a espinha dorsal do desenvolvimento industrial e empresarial nos próximos doze meses e que devemos ficar de olho são as seguintes:
Gêmeo digital
O uso da ciência de dados está a expandir-se e representa uma grande oportunidade para a logística. A digitalização e a automação permitem que as empresas líderes se beneficiem de uma visão em tempo real suas operações, reduzindo custos e eliminando erros. Especialmente as empresas que realizam trabalhos de armazenamento ou transporte podem se beneficiar da criação dos gêmeos digitais ou digital twin, ou seja, réplicas virtuais de objetos ou processos que simulam como será o comportamento real de seus homólogos. Dessa forma, é possível evitar os potenciais erros antes de ocorrerem, o que otimiza as operações sem necessidade de realizar testes reais com objetos físicos.
Colaboração entre humanos e máquinas
A integração da inteligência artificial com o conhecimento humano permite que os processos operacionais sejam mais eficazes em áreas como o planejamento logístico ou o gerenciamento de rotas. O objetivo é permitir que a tecnologia se encarregue da maior parte dos cálculos e análise de dados para que os profissionais humanos possam tomar as decisões mais adequadas baseando-se em um contexto real.
Robôs Móveis Autônomos (AMR)
Outra das tendências da cadeia de suprimentos que ganhará força em 2025 é o uso de Robôs Móveis Autônomos (AMR). Espera-se que 99% dos fabricantes tenham AMR, cobots e braços robóticos até 2029. Portanto, esses veículos estarão cada vez mais presentes nos armazéns. Os AMR são dispositivos que navegam livremente nas instalações evitando qualquer tipo de obstáculos, fixos ou em movimento, e reconfigurando seu percurso em tempo real. Além disso, se adaptam ao layout e permitem expandir com facilidade a frota para enfrentar picos de demanda sazonais ou o crescimento operacional da empresa.
‘Machine learning’
Esse campo da IA utiliza algoritmos para que as máquinas aprendam e melhorem de forma autônoma a partir de grandes conjuntos de dados. O aprendizado de máquina, ou machine learning em inglês, ajuda em várias tarefas, como previsão da demanda, gerenciamento de estoques e planejamento de rotas. Pensando no futuro, a Mecalux utiliza esse método em colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) para desenvolver sistemas e softwares logísticos mais eficientes. Algumas de suas aplicações estão relacionadas à criação de modelos capazes de adaptar os critérios das frotas robóticas a cada situação específica, e outras à integração da IA em simulações que refletem a complexidade das operações do mundo real.
Soluções na nuvem
As tendências em logística também atingem o mundo do software e facilitam o gerenciamento da cadeia de suprimentos centralizando várias fontes de informação em um único lugar. Dessa forma, os responsáveis podem monitorar seu estoque, pedidos e comunicar-se com os fornecedores em tempo real, o que lhes permite reagir rapidamente diante de eventuais mudanças na demanda. Um exemplo de programas que facilitam o dia a dia é o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux. Desenvolvido para dirigir armazéns de médio e grande porte, combina a implementação 100% na nuvem ou sob a modalidade on-premise com uma interface intuitiva e fácil de utilizar.
Logística sustentável
A sustentabilidade é um aspecto cada vez mais presente em projetos industriais de qualquer tipo, no entanto, quais são as tendências em logística sustentável para 2025?
Os organismos governamentais estão estabelecendo objetivos de descarbonização que afetarão instituições e empresas nos próximos anos. Se os planos prosseguirem, ter uma logística verde deixará de ser uma abordagem opcional para se tornar um requisito nas organizações no médio prazo. Inúmeras estratégias ligadas à sustentabilidade também se destinam a melhorar o desempenho operacional. Alguns exemplos são as opções de entrega personalizadas que incluem dados sobre o impacto ambiental do envio ou as entregas por lotes em pontos de retirada.
Outras áreas também estão aderindo a avanços a favor do meio ambiente, como a adoção de veículos elétricos e sistemas de armazenagem energeticamente eficientes. Um exemplo é o sistema de armazenamento semiautomático de alta densidade Pallet Shuttle da Mecalux, que possibilita armazenar uma grande quantidade de paletes por referência de forma compacta. Como a mercadoria ocupa menos espaço, o uso dos Pallet Shuttle permite reduzir a superfície a refrigerar em câmaras frias ou de congelamento e ajuda a economizar no consumo de energia elétrica.
Conectividade digital
Segundo a empresa de consultoria norte-americana Gartner, 40% dos diretores de supply chain ou CSCO planejam investir em conectividade digital nos próximos três anos. Os responsáveis pretendem implementar interfaces de programação de aplicativos (API), cadeias de blocos ou blockchain e outras soluções que lhes permitam trocar dados em tempo real. A razão dessas transformações é a necessidade de manter sob controle as possíveis mudanças nas cadeias de suprimentos.
Como fazer seu projeto logístico crescer em 2025?
Adaptar-se proativamente às mudanças trazidas pela logística é crucial para o sucesso das empresas, e a Mecalux pode ajudá-lo tanto em seu planejamento quanto em sua execução. Como fabricante de nossos próprios produtos, construímos milhares de instalações de armazéns automáticos e convencionais em todo o mundo desde 1966. Além disso, nossa equipe é composta por mais de 400 engenheiros dedicados à criação de software de logística, e a divisão de robótica trabalha nas mais recentes tecnologias de picking. Entre em contato conosco, será um prazer assessorá-lo sobre essas e outras soluções de armazenamento.