A caminho da logística ecológica
A busca por uma logística ecológica é uma realidade que ganha cada vez mais adeptos no setor. As empresas visam reduzir o impacto ambiental do transporte e entrega de mercadoria sem perder eficiência em sua cadeia logística. Os consumidores, por sua vez, exigem empresas sustentáveis, mas sem sacrificar padrões de consumo consolidados como os envios em 24 horas ou a devolução gratuita de produtos.
Os gerentes de logística têm a responsabilidade de oferecer um serviço de qualidade e zelar, ao mesmo tempo, por um mundo mais ecológico e sustentável. O planejamento de rotas de entrega ou a reciclagem de materiais na operação de packaging são apenas algumas das medidas para reduzir a pegada de carbono da logística no mundo atual.
Um estudo da empresa de consultoria Ernst & Young aponta para a necessidade de promover uma logística ecológica nas empresas: “Mais de 90% das emissões de gases de efeito estufa de uma organização e entre 50% e 70% dos custos operacionais são atribuíveis às cadeias de suprimentos. Além de evitar riscos e cumprir o regulamento em vigor, as organizações buscam formas de criar valor a longo prazo integrando a sustentabilidade nas operações da cadeia de suprimentos”.
O que é a logística ecológica?
A logística sustentável engloba um conjunto de práticas que buscam limitar o impacto ambiental de operações como transporte ou armazenamento, otimizando simultaneamente tempo e custos. Tal como explica o artigo acadêmico Green logistics and circular economy, “a logística ecológica procura garantir que os processos logísticos sejam realizados corretamente, minimizando ao mesmo tempo seu impacto negativo no meio natural.”
O conceito de logística ecológica é um fator-chave no desenvolvimento da economia circular, um modelo de produção, distribuição e consumo que visa reciclar e reutilizar materiais para prolongar sua utilidade pelo maior tempo possível e gerar menos resíduos.
As principais finalidades da logística ecológica são:
- Verificar e quantificar a pegada de carbono nas diferentes operações logísticas. Medir o impacto ambiental da cadeia de suprimentos permite que as empresas promovam ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
- Planejar as operações para garantir um uso sustentável dos recursos. A logística ecológica baseia-se na elaboração de planos logísticos e de transporte que otimizam a utilização de combustível, veículos ou contêineres. É possível reduzir a poluição provocada pelos movimentos de mercadorias através da integração de estratégias como o transporte intermodal ou os caminhões elétricos no planejamento logístico.
- Impulsionar a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos. A logística ecológica não é eficiente se for aplicada em apenas um dos elos da cadeia. A sustentabilidade deve estar presente em todas as fases: desde o desenho do produto e a distribuição de materiais até a entrega da mercadoria ao cliente final.
Processos envolvidos na logística ecológica
A logística ecológica tem um duplo objetivo: reduzir o impacto ambiental das operações sem perder competitividade.
Uma fase básica da logística sustentável é o transporte, tanto para o fornecimento de matérias-primas às fábricas quanto para a posterior distribuição de pedidos ao cliente final. Para restringir a pegada de carbono no transporte é necessário, por exemplo, planejar rotas que agilizem o movimento das mercadorias. Um correto gerenciamento de frotas limita a poluição provocada pelo transporte e promove a eficiência ao evitar veículos parados em pátios e docas de carga.
Otimizar o gerenciamento do armazém, além de melhorar seu desempenho, potencializa a logística ecológica. Uma instalação com um menor índice de erros na preparação e consolidação de pedidos minimiza o número de devoluções de produtos, um dos processos mais dispendiosos nos armazéns.
A logística ecológica também exige reduzir o uso desnecessário de materiais na expedição de pedidos. A implementação de um programa logístico que guie os operadores em processos como envasar, etiquetar ou embalar aumenta a produtividade e evita o risco de cometer erros no armazém.
Diferenças entre logística ecológica e reversa
A logística reversa e a logística ecológica são dois termos que se relacionam entre si, embora possam ser confundidos. A logística reversa integra as operações realizadas ao devolver um pedido. No entanto, a logística ecológica é o conjunto de práticas que buscam minimizar o impacto ambiental sem ignorar a eficiência no serviço ao cliente final.
Ambos os conceitos estão interligados porque é impossível um gerenciamento sustentável sem uma prática eficiente da logística reversa.
A principal diferença entre a logística reversa e a ecológica é que a reversa abrange apenas os métodos de aproveitamento de materiais durante a devolução de produtos, enquanto a ecológica exige uma abordagem em âmbito global: seu objetivo é implementar práticas ao longo da cadeia de suprimentos para limitar a pegada de carbono das empresas e promover operações mais sustentáveis.
A tecnologia incentiva a logística ecológica
Segundo um estudo da consultoria norte-americana McKinsey Embracing technology and sustainability in freight transport, as novas tecnologias irão desempenhar um papel decisivo rumo a uma logística ecológica. “A rápida descarbonização do transporte obrigará os líderes do setor a reformular seus investimentos em infraestruturas de longo prazo, adotando tanto suas premissas tecnológicas quanto sustentáveis.”
Inovações como a automação de processos logísticos ou a digitalização através de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), eliminam o risco de cometer erros em operações como mover mercadorias, preparar pedidos ou carregar caminhões. Reduzir as falhas causa um menor impacto na devolução de produtos no armazém e, consequentemente, contribui para impulsionar a sustentabilidade das empresas.
A logística ecológica está em constante evolução. Um exemplo disso são soluções como os caminhões elétricos ou os programas de gerenciamento de rotas. “Agora é o momento de introduzir inovações, tais como veículos elétricos, infraestruturas para carregar suas baterias e células de combustível de hidrogênio, para melhorar a sustentabilidade e a resiliência do transporte de mercadorias.” O objetivo, segundo afirmam os autores do relatório da McKinsey, é “reduzir o enorme impacto ambiental do setor e proteger as infraestruturas dos efeitos das mudanças climáticas.”
Logística ecológica: sustentabilidade e eficiência para a cadeia de suprimentos
A logística ecológica abrange o conjunto de ações, práticas e estratégias destinadas a manter um equilíbrio entre sustentabilidade e produtividade em operações como o armazenamento ou transporte de mercadorias.
Cada vez mais empresas incluem a sustentabilidade como um pilar de sua estratégia empresarial. Afinal, a logística ecológica pode representar uma vantagem competitiva. A automação e a digitalização do armazém promovem processos mais ecológicos e sustentáveis sem restringir a qualidade do serviço. A Mecalux oferece um vasto leque de soluções automáticas e digitais que potencializam a logística das empresas. Entre em contato conosco, um consultor especializado irá assessorá-lo para identificar a melhor solução para sua organização.