O gerenciamento de inventário em tempo real permite o controle da rastreabilidade do produto

O gerenciamento do inventário em tempo real

07 fev 2023

O gerenciamento do inventário em tempo real permite fazer o controle e a completa rastreabilidade dos produtos, monitorando os deslocamentos e movimentos realizados pelo estoque ao longo de seu percurso pelo armazém.

Cada vez mais empresas optam por utilizar um software de gerenciamento que lhes permita controlar o estoque em tempo real, devido, em grande parte, à crescente complexidade das operações logísticas, ao aumento dos canais de venda e à progressiva heterogeneização dos produtos no armazém.

Um software como o Easy WMS facilita o gerenciamento do inventário em tempo real
Um software como o Easy WMS facilita o gerenciamento do inventário em tempo real

O que é o gerenciamento do inventário em tempo real

O gerenciamento do inventário em tempo real é o processo de monitoramento permanente do estoque com base no registro de movimentos dos estoques dentro e fora do armazém. O controle do estoque em tempo real exige um software que automatize a inserção de dados cada vez que um produto entra ou sai do armazém. Na ausência de um software específico, a empresa fará apenas um controle parcial do estoque a partir do último registro manual de dados.

A digitalização dos processos de armazém envolve implementar tecnologias, tal como um software de gerenciamento de armazém (WMS), que registra a entrada e saída de mercadoria em tempo real, planeja a estratégia de slotting ou comanda a preparação de pedidos, entre muitas outras funções. O WMS, por sua vez, é combinado com ferramentas como terminais de radiofrequência, que facilitam a inserção de dados.

O controle rigoroso e permanente dos níveis de estoque permite reagir adequadamente diante de qualquer eventualidade, fato especialmente importante em armazéns com uma estratégia omnichannel: em um contexto competitivo, um desajuste de estoque pode significar perdas para a empresa.

A implementação de um WMS facilita o gerenciamento do inventário em tempo real, assim como fornece ao responsável logístico uma visibilidade completa do status do estoque. Seu uso está em crescimento, e assim se verifica através do último estudo da consultora norte-americana Grand View Research, que aponta que o volume de negócio dos softwares de gerenciamento de armazém terá um crescimento de 15,3% até 2028, atingindo a cifra de 8,1 bilhões de dólares.

Benefícios de ter um gerenciamento do inventário em tempo real

O controle do inventário em tempo real permite ter cadeias de suprimentos mais flexíveis, porque favorece a tomada de decisão baseada no status real do armazém. O gerenciamento do inventário em tempo real facilita:

  • Registrar de forma permanente os níveis de estoque: o gerenciamento do inventário em tempo real permite que o chefe de armazém tenha informações detalhadas e permanentes sobre o status e os níveis de estoque de cada referência localizada no armazém.
  • Reduzir o risco das quebras de estoque: o controle rigoroso dos níveis de estoque minimiza a possibilidade de que ocorram quebras de estoque, ou seja, que não possam ser preparados pedidos por falta de um ou mais produtos.
  • Otimizar os movimentos dos operadores e da mercadoria: ter uma visibilidade completa do inventário em tempo real permite planejar a logística da empresa. Com um conhecimento exaustivo dos níveis de estoque em cada localização, o responsável logístico pode traçar estratégias de localização ou de preparação de pedidos que otimizem os movimentos tanto da mercadoria quanto dos operadores.
  • Organizar as localizações de armazenamento: controlar em tempo real os níveis do inventário facilita a implementação de estratégias de reposição e abastecimento eficientes, tal como o just-in-time. O responsável logístico tem todas as informações sobre o status de cada localização para decidir qual é o lead time para se abastecer de mercadoria ou para sua reposição no corredor ou canal pertinente.

Em suma, o gerenciamento do inventário em tempo real permite que o responsável pelo armazém tenha constantemente as informações necessárias sobre o status e os níveis de estoque para tomar a melhor decisão.

Os terminais de radiofrequência e leitores de códigos de barras automatizam a inserção de dados no WMS
Os terminais de radiofrequência e leitores de códigos de barras automatizam a inserção de dados no WMS

Como implementar um sistema de inventário em tempo real

A progressiva digitalização do armazém proporcionou aos responsáveis logísticos, ferramentas que especificam as quantidades e o status do estoque, o que permite ter um sistema de inventário em tempo real. Por exemplo, ao fazer um controle de estoque com o Excel, os operadores atualizam manualmente as mudanças ocorridas no inventário. Os softwares de gerenciamento de armazém, por outro lado, automatizam a inserção de todas as informações relacionadas à entrada e saída de mercadoria no sistema.

Para implementar um software de inventário em tempo real, o fornecedor do programa deve analisar as necessidades e particularidades logísticas de cada cliente, projetando uma solução personalizada que se adapte constantemente às suas operações. Por isso, durante a implementação do software, o responsável logístico, junto ao fornecedor de soluções de intralogística, deve estabelecer um conjunto de critérios e regras predeterminados que facilitem a automação dos processos.

Acessível a partir das estações de trabalho, terminais de radiofrequência ou computadores de mesa, o WMS coordena todas as operações que ocorrem na instalação, enquanto registra a entrada e saída de matérias-primas, mercadoria ou pedidos. Essa funcionalidade garante o controle permanente dos estoques. Os operadores também se conectam ao software através de terminais de radiofrequência (que podem digitalizar códigos de barras, códigos QR ou etiquetas RFID) para ler a etiqueta do produto, tanto na fase de recebimento de mercadoria quanto na fase de expedição de pedidos.

Em um contexto onde cada vez mais empresas possuem inúmeras instalações logísticas e vários pontos de venda, tanto online quanto offline, é necessário digitalizar o controle de estoque através de um software de gerenciamento. Esses programas de controle de inventário sincronizam o estoque entre as diferentes áreas ou armazéns, oferecendo ao responsável logístico, informações corretas e em tempo real sobre o status do estoque em cada armazém ou ponto de venda.

Além da funcionalidade do controle de estoque em tempo real, o software de gerenciamento de armazém atua globalmente como cérebro do armazém, facilitando, por exemplo, a rastreabilidade do produto, o gerenciamento de localizações, assim como o tracking dos pedidos.

Visibilidade e gerenciamento do inventário em tempo real.

Cada vez mais empresas implementam o software de gerenciamento de armazém para ter um gerenciamento eficiente do inventário em tempo real, eliminando erros no controle de estoque e conseguindo uma completa rastreabilidade do produto.

O fato de fazer um controle rigoroso do inventário em tempo real foi uma das razões que levaram a empresa brasileira Aromaty Fragrancesa optar pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux Easy WMS: “Queríamos verificar a localização exata de cada artigo”, indica Alfredo Del Vigna, presidente da empresa. O Easy WMS permite à empresa verificar o status de seu inventário em tempo real, assim como a quantidade de estoque em cada localização das estantes.

O gerenciamento do estoque em tempo real é determinante em qualquer fase logística. No entanto, na operação de picking é ainda mais essencial. Para otimizar a preparação de pedidos, o novo armazém automático da empresa belga TAL combina o método de picking semiautomático put-to-light com sistemas de armazenagem e transporte para caixas como o miniload ou transportadores para caixas. O Easy WMS automatiza a entrada de dados, proporcionando ao responsável logístico, informações sobre o inventário em tempo real.

O operador logístico Pfeifer também se beneficiou dos recursos oferecidos pelo Easy WMS: “O software nos proporcionou uma total visibilidade de nosso estoque”, comenta Franci Pfeifer, responsável pela Logística da empresa. O gerenciamento do inventário em tempo real é especialmente relevante na logística 3PL, porque permite que o operador logístico comunique constantemente o status dos pedidos aos proprietários do estoque.

O novo armazém automático da empresa belga TAL confiou no Easy WMS para coordenar toda a operação da instalação
O novo armazém automático da empresa belga TAL confiou no Easy WMS para coordenar toda a operação da instalação

Inventário em tempo real: informações precisas para o responsável logístico

Fazer um gerenciamento do estoque em tempo real permite que o responsável pelo armazém tenha uma visibilidade completa do status dos estoques, localizações e pedidos. Essa precisão permite tomar decisões com base no desempenho real das operações de armazenamento.

A Mecalux facilitou o gerenciamento do inventário em tempo real em mais de 1.000 instalações em 36 países. Temos uma vasta equipe de engenheiros que oferecem soluções digitais personalizadas e eficientes, que multiplicam a produtividade do armazém. Se você estiver interessado em tirar o máximo proveito de sua logística, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo para encontrar a melhor solução que permita reforçar a logística de sua empresa.