
Método LIFO (‘last in, first out’): usos e exemplos para gerenciar o estoque
Existem diferentes estratégias de gerenciamento de estoque, como o sistema LIFO, para adaptar o funcionamento do armazém às características das empresas e aos produtos que fabricam ou comercializam.
O que é LIFO?
O método LIFO (do inglês last in, first out) é um tipo de gerenciamento do estoque em que o último artigo depositado é o primeiro a ser retirado. Dessa forma, os últimos lotes adquiridos ou fabricados têm prioridade em relação aos já armazenados. Uma das principais vantagens de aplicar o sistema LIFO é reduzir a distância que as mercadorias devem percorrer, pois os operadores realizam a carga e descarga dos produtos pela mesma extremidade do corredor.
A opção inversa ao LIFO é o FIFO (first in, first out), sistema em que a primeira mercadoria armazenada é a primeira a sair das instalações ou ser utilizada no processo de produção.
Quando utilizar o método LIFO?
O método LIFO é menos usado do que o FIFO, sendo normalmente utilizado em armazéns onde os produtos não são perecíveis, os prazos de validade são muito longos e não perdem muito valor com o tempo. Isso ocorre porque as unidades armazenadas anteriormente passarão um certo tempo em estoque. Em resumo, o LIFO é adequado para situações em que a rotatividade de estoque não é um fator determinante, assim como para alguns casos específicos:
- Artigos não perecíveis. Sem prazo de validade próximo ou com um processo de degradação muito lento. Alguns exemplos de mercadorias indicadas para o sistema LIFO são tijolos, cimento ou produtos a granel. Outras possibilidades são componentes eletrônicos ou mobiliário.
- Produtos homogêneos. Em determinados ambientes industriais, são armazenadas grandes quantidades de materiais idênticos. Nesse caso, não é necessário garantir uma intensa rotatividade do estoque, portanto o LIFO é muito útil.
Sistemas de armazenagem LIFO
Devido ao seu modo de funcionamento, alguns sistemas de estantes são especialmente recomendados para seguir o sistema LIFO de gerenciamento de estoques:
- Estantes compactas drive-in. São os sistemas de alta densidade mais simples e acessíveis. São formados por corredores de estantes por onde penetram as empilhadeiras para depositar e extrair paletes em vários níveis de profundidade. Nelas, os paletes são carregados e descarregados a partir de um mesmo corredor de trabalho. São adequadas para LIFO, ou seja, para uma diversidade de referências reduzida e muitos paletes para cada uma delas.
- Estantes push-back. Podem armazenar vários paletes em profundidade e com uma referência diferente para cada canal, além disso, permitem compactação. A carga se desloca por impulso sobre os canais montados com um leve desnível. Ao basear-se no princípio de gerenciamento de carga LIFO, a mercadoria é acessada a partir de um único corredor de trabalho.
- Sistema Pallet Shuttle. Esse sistema compacto semiautomático aumenta a capacidade de armazenamento e agiliza a carga e descarga de paletes. Um carro motorizado deposita e extrai paletes do interior das estantes. O processo é controlado por um operador, que insere o shuttle na estante com uma empilhadeira e passa a controlá-lo através de um tablet. Além de ser compatível com o sistema LIFO, essa opção também é compatível com a estratégia FIFO.
Quando for o caso, também são válidas outras opções para aplicar o sistema LIFO, como as estantes convencionais para paletes, ou seja, um dos sistemas mais versáteis ao oferecer acesso direto a cada uma das referências do armazém. Nesse caso, seria necessário fazer um monitoramento daquilo que entrou em último lugar. Pode ser feito de forma manual, mas utilizar um Sistema de Gerenciamento de Armazém agiliza consideravelmente o controle das referências.

Vantagens do método LIFO
Utilizar o sistema LIFO, quando indicado, proporciona inúmeros benefícios no dia a dia das instalações logísticas:
- Economiza tempo ao receber a mercadoria, pois a mesma pode ser armazenada assim que chega.
- Armazenamento de bens por longos períodos de tempo sem sofrer depreciação em seu valor de mercado.
- Maior ocupação do armazém.
- Menor distância a percorrer ao utilizar o mesmo corredor para carga e descarga.
- Organização do espaço de trabalho ao reduzir os movimentos.
- Prioridade de saída para os artigos que estão há mais tempo no armazém.
- Rotatividade constante do estoque.
- Facilidade para comparar receita e despesa, pois o dado de custo da mercadoria vendida está mais próximo ao de sua aquisição.
Gerencie seu estoque LIFO com a Mecalux
Se você decidiu implantar o método de gerenciamento LIFO em suas operações, a Mecalux pode ajudá-lo com o hardware e o software. Como fabricantes de nossos próprios produtos, construímos milhares de instalações de armazéns automáticos e convencionais em todo o mundo desde 1966. Além disso, nossa equipe, composta por mais de 400 engenheiros dedicados ao software, está focada no desenvolvimento e melhoria de aplicativos como o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, um aliado que permite obter uma rastreabilidade total das mercadorias. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre esta e outras soluções de armazenagem.