O diretor de 'supply chain': funções e características
Existe um perfil profissional que, nos últimos anos, adquiriu mais responsabilidades de gerenciamento e uma maior influência na direção estratégica das organizações. Acontecimentos e interrupções inesperadas recentes mostraram as vantagens de ter um diretor supply chain.
O que é e o que faz um diretor de 'supply chain'?
O diretor de supply chain é a pessoa responsável por supervisionar e agregar valor à cadeia de suprimentos de uma empresa. Deve garantir um fluxo eficiente de mercadorias prevendo e superando as mudanças que ocorrem na oferta e na demanda, limitações como gargalos, assim como deve manter-se atualizado em relação às novas tecnologias.
Tal profissional, cada vez mais presente nas organizações dirige desde a aquisição de matérias-primas até a entrega aos clientes e se relaciona com cada elo da cadeia. Por isso, além de ter uma visão estratégica, necessita de habilidades de comunicação, negociação e gerenciamento. Não deve ser confundido com o gerente de armazém, uma peça-chave na logística das empresas que ocupa outra posição no organograma do armazém.
Funções da direção 'supply chain'
As responsabilidades do supply chain officer abrangem diferentes aspectos do processo produtivo e das relações comerciais. Algumas delas são as seguintes:
- Obter o melhor preço na compra de matérias-primas, acertar na previsão da demanda e evitar interrupções de estoque. Para tal, pode utilizar ferramentas como o cálculo do Lote Econômico de Compra (EOQ) e construir e manter um bom relacionamento com os fornecedores.
- Administrar a distribuição e o transporte dos produtos para que cheguem ao local indicado, no momento estabelecido e com as condições pactuadas.
- Definir os principais indicadores-chave para fazer o controle da cadeia de suprimentos.
- Planejar a estratégia logística que a empresa seguirá, maximizar seus recursos e controlar seu estoque. Para tal finalidade pode utilizar programas como o sistema de gerenciamento de armazém.
- Identificar novas tendências e impulsionar a transformação de processos, liderar a implementação de avanços tecnológicos e obter cadeias de suprimentos mais sustentáveis.
- Colaborar com outros departamentos para otimizar as operações, estabelecer um processo de planejamento de vendas e proporcionar visibilidade de sua atividade para toda a organização.
Características de uma boa direção de supply chain'
Segundo um estudo da empresa de recrutamento Russel Reynolds, os líderes em posições de liderança na cadeia de suprimentos possuem, geralmente, os seguintes atributos:
- Estratégia e inovação. Essas pessoas se antecipam ao futuro, às mudanças e buscam novas soluções para os problemas.
- Tendência a agir. Os chief supply chain officer apostam na mudança e evitam perder tempo com uma excessiva burocracia.
- Persistência e determinação. Esses profissionais normalmente tomam a iniciativa, dão instruções claras e tomam as decisões necessárias para atingir seus objetivos.
- Visão global. Os diretores de supply chain, cientes de que fazem parte de um ecossistema interconectado com profundas interdependências, devem manter a objetividade e a lógica independentemente das circunstâncias.
Quais conhecimentos acadêmicos são necessários para dirigir o 'supply chain'?
Os responsáveis pelo supply chain supervisionam e coordenam cada um dos processos que podem comprometer algum ponto da cadeia de suprimentos e causar uma interrupção na produção ou distribuição. Eles estabelecem contato com fornecedores e transportadoras, mas também com as equipes responsáveis pela fabricação e venda.
Por isso, além de possuir habilidades comerciais e de liderança, esses profissionais normalmente provêm do âmbito universitário. No entanto, sua formação pode ser variada, desde engenharia até cursos de graduação mais ligados ao gerenciamento como Administração e Direção de empresas ou Ciências Empresariais. Cada vez há mais opções de pós-graduação como mestrados específicos. É fundamental ter uma visão crítica e analítica do mercado e das necessidades da organização.
Onde trabalha um diretor de 'supply chain'?
Geralmente, a indústria manufatureira costuma ter um chief supply chain officer que gerencia o aprovisionamento, as compras e vendas, assim como todas as etapas da produção. Esses profissionais também estão presentes em organizações comerciais, atacadistas e varejistas que se dedicam ao e-commerce e relacionadas aos serviços.
Entre os diretores de supply chain mais valorizados pela empresa de consultoria Alcott Global, responsável por encontrar executivos em 2023, estão Mourad Tamoud, da Schneider Electric; Harald Emberger, da Beiersdorf; Bala Sreenivasan, da MSD; Jane Burkitt, da LEGO; e Lynn Torrel, da Flex.
Os primeiros 100 dias dirigindo o 'supply chain'
Segundo a consultoria Gartner, os diretores da cadeia de suprimentos que assumem sua nova posição devem dedicar seus primeiros 100 dias ou três meses no cargo a quatro aspectos que assentarão as bases para o resto de sua atividade e de seu sucesso:
- Desenvolver relações estratégicas.
- Reforçar o gerenciamento de riscos da empresa.
- Sustentar o talento e suas capacidades.
- Iniciar planos para um crescimento de longo prazo
Como a IA pode ajudar a dirigir o 'supply chain'?
Os responsáveis pelas cadeias de suprimentos podem transformar suas operações através da aquisição de novas tecnologias que permitam melhorar sua resiliência e a experiência dos clientes. Nesse sentido, podem utilizar ferramentas impulsionadas pela inteligência artificial (IA), Big Data e Machine Learning que irão auxiliá-los nas tarefas de monitoramento e reporting. Esses profissionais também podem otimizar a logística de suas empresas no curto, médio e longo prazo, criando estratégias para incorporá-las.
Algumas opções incluem a modernização das operações com a incorporação de armazéns automáticos, recursos que agilizam a preparação de pedidos como os robôs de picking ou podem inclusive implantar um controle total dos processos através de um sistema de gerenciamento de armazém como o Easy WMS. Outras estratégias incluem a ampliação dessas instalações ou a construção de novos centros logísticos regionais. A Mecalux pode ajudar com qualquer uma dessas iniciativas. Entre em contato conosco, podemos assessorar acerca do sistema mais adequado para as necessidades de sua cadeia de suprimentos.