Um plano de produção é um guia para o desenvolvimento e a criação de um produto ou serviço

Plano de produção de uma empresa e como elaborá-lo

10 abr 2025 Leitura de 4 min. 4 '

As empresas fabricantes ou fornecedoras de serviços devem contar com um plano mestre de produção que defina tudo o que é necessário para executar seus processos operacionais.

O que é o plano de produção de uma empresa?

Elaborar um plano mestre de produção consiste em preparar um guia para o desenvolvimento e a criação de um produto ou serviço. Prepará-lo com previsão ajuda as organizações a ser mais eficientes, pois esta estratégia distribui os recursos, prazos e atividades essenciais para satisfazer os objetivos. Além disso, procura antecipar a demanda e otimizar o uso de matérias-primas, mão de obra e maquinaria para atingir os níveis de produção adequados.

O plano de operações de uma empresa contém as questões técnicas e organizacionais relacionadas ao seu desempenho e à fabricação. Portanto, nele devem ser especificados como serão os processos industriais e os recursos materiais, humanos e técnicos que deverão ser mobilizados e os prazos necessários.

Processo do plano de produção

A pessoa responsável pela produção organiza e cumpre tudo aquilo relacionado ao plano de produtividade que, geralmente, exige passar pelas seguintes etapas:

  • Prever a demanda. As empresas estimam a quantidade de produtos que serão solicitados pelos seus atuais ou futuros clientes para lhes dar resposta. Essas previsões antecipam o comportamento dos consumidores e suas decisões baseando-se em dados históricos e outras informações.
  • Considerar as opções de produção. Trata-se de contabilizar os recursos disponíveis e como utilizá-los da forma mais eficaz de acordo com a previsão da demanda.
  • Optar pela eficiência. Selecionar as alternativas menos custosas e mais ágeis para seu desenvolvimento.
  • Monitorar e avaliar. Enquanto a produção avança, as empresas devem comprovar se as metas estão sendo atingidas e considerar as diferenças existentes.
  • Ajustar o plano. Uma vez finalizado o processo de fabricação ou a implementação de um serviço, pode ser necessário modificar o plano mestre de produção para satisfazer as expectativas dos usuários e melhorá-lo.
O plano mestre de produção deve estar associado a um calendário com as tarefas a desenvolver
O plano mestre de produção deve estar associado a um calendário com as tarefas a desenvolver

O que é necessário para desenvolver um plano de produção?

Qualquer empresa necessita de vários elementos para completar as etapas essenciais para um plano de produção. Para que tudo se encaixe, esses devem estar interligados entre si:

  • Estratégia. É preciso decidir se será realizado um modelo make to stock ou make to order, ou seja, se será fabricado para armazenar estoques ou unicamente para entregar pedidos. Também cabe definir vários aspectos, tais como se irá operar durante 24 horas ou se a produção terá paradas, por exemplo, durante os fins de semana.
  • Calendário. Especificar as datas em que cada atividade será realizada.
  • Materiais. Convém garantir a disponibilidade do estoque e os recursos necessários para fabricar cada produto, que geralmente constam na lista de materiais (BOM). Essa é a etapa anterior à programação do aprovisionamento.
  • Controle de qualidade. Implementar testes, inspeções e acompanhamentos para garantir o cumprimento dos padrões de qualidade.
  • Melhoria contínua. Identificar ineficiências e possíveis gargalos para corrigi-los, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Como fazer um plano mestre de produção?

Antes de começar, é recomendável verificar se existe algum tipo de restrição na produção e quais são as linhas e taxas de fabricação de cada artigo. As últimas referem-se à quantidade de produto que é obtida em uma hora. Coletados esses dados, se inicia a elaboração do plano mestre de produção. Este pode ser confeccionado através de planilhas de cálculo, embora as empresas de maior tamanho geralmente utilizem sistemas de planejamento específicos.

O plano mestre de produção mostra o que vai ser produzido, em quanto tempo e a quantidade. Por isso, é necessário separar em subtarefas cada ação a ser executada, prever inter-relações entre tarefas e atribuir-lhes os recursos necessários para sua consecução:

  1. Diagrama de fluxo de trabalho. Preparar um gráfico ou esquema com a evolução das fases do projeto pode ser útil para detectar inter-relações ou antecipar-se a possíveis obstáculos.
  2. Separar em tarefas. Cada tarefa deve ter um responsável, uma data de início e de finalização, um custo em horas, se a tarefa for interna, ou em dinheiro, se sua execução for externa, e relação com outras atividades.
  3. Estabelecer o calendário de execução do projeto. Uma vez atribuídas as tarefas aos recursos disponíveis e delimitada sua duração, todas elas devem constar em um calendário onde também figurem as subtarefas.
O plano mestre de produção mostra o que vai ser produzido, em quanto tempo e a quantidade
O plano mestre de produção mostra o que vai ser produzido, em quanto tempo e a quantidade

Benefícios do plano de produção

Contar com um plano de produção oferece inúmeras vantagens. Entre elas, a possibilidade de conseguir um melhor aprovisionamento de materiais através de relações com fornecedores e cumprir pontualmente o calendário e a demanda. Este planejamento também permite reduzir custos até seu nível ideal e sem comprometer a qualidade dos bens e serviços, assim como permite minimizar o desperdício de recursos.

Interligue o armazém e a fábrica com a Mecalux

Garantir a disponibilidade do estoque é fundamental em qualquer processo produtivo, assim como prever se existem suficientes localizações para armazenar a mercadoria uma vez produzida. Por isso, os planos de produção têm uma estreita relação com o mundo da intralogística e do armazenamento.

Se deseja obter uma visibilidade completa de seus estoques e deseja coordenar as áreas de produção e armazém da melhor forma possível, a Mecalux pode ajudá-lo. Somos especialistas em programas e soluções de armazenagem que proporcionam um controle total sobre todas as operações. O nosso Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS permite que as linhas estejam sempre nutridas de insumos e a produção final esteja corretamente identificada e localizada. Entre em contato conosco, encontraremos a solução ideal às necessidades de sua empresa.