Estoque de ciclo e sua relevância no gerenciamento do estoque
O estoque de ciclo ou estoque ativo refere-se ao nível de estoque disponível para satisfazer a demanda regular de pedidos. A análise de dados históricos e de previsões de demanda proporciona um conhecimento mais abrangente dos níveis exatos de estoque cíclico.
Ao calcular o estoque de ciclo, as empresas garantem ter toda a mercadoria necessária para preparar os pedidos diários e satisfazer a demanda dos clientes.
O que é o estoque de ciclo?
O estoque de ciclo é a parte do estoque de uma empresa destinada a satisfazer os pedidos de venda habituais em um período específico. Esse método de controle do estoque permite que as empresas saibam de forma periódica o nível de estoque que deve ter um armazém ou loja física para satisfazer a demanda regular de produtos.
O estoque de ciclo desempenha um papel-chave na contabilidade de uma empresa: os estoques de ciclo são utilizados para satisfazer a demanda regular dos produtos. Saber quais são os níveis necessários de estoque de ciclo é fundamental para otimizar o desempenho de estoque. Caso ocorra um aumento repentino na demanda de um determinado produto ou uma previsão errada, a empresa será obrigada a recorrer aos estoques de reserva para não incorrer em uma quebra de estoque. Pelo contrário, muitas unidades de uma mesma referência poderiam limitar o fluxo de caixa e aumentar os custos do armazenamento logístico.
Para calcular os níveis adequados de estoque é fundamental fazer uma análise periódica da demanda. As organizações podem melhorar o gerenciamento dos estoques implementando soluções de software que analisem dados históricos de demanda e considerem informações logísticas como a sazonalidade, a rotatividade dos estoques ou os ciclos de vida dos produtos.
O estoque de ciclo é utilizado em qualquer tipo de instalação, seja no armazém como métrica para o gerenciamento do estoque ou em fábricas, onde é aplicado para calcular a demanda de produto visando satisfazer as ordens das linhas de produção.
Diferenças entre estoque de ciclo e estoque de segurança
Qual a diferença entre estoque de ciclo e estoque de segurança? Enquanto o primeiro refere-se à quantidade de produto que uma empresa utiliza para satisfazer seus pedidos regulares, o segundo refere-se aos estoques de reserva utilizados quando ocorre um aumento inesperado na demanda de um produto.
A principal função do estoque de segurança é precisamente proteger a logística da empresa diante de mudanças imprevistas nas tendências de compra, falta de coordenação nas linhas de produção ou inclusive interrupções na cadeia de suprimentos.
Portanto, o estoque de segurança é utilizado para cobrir eventuais picos na demanda de um produto durante um período específico. Por exemplo, caso ocorra uma demanda incomum de uma referência específica em uma empresa, é preciso primeiro satisfazer os pedidos com o estoque de ciclo. Quando esses estoques se esgotam, o armazém deve recorrer ao estoque de segurança enquanto o estoque ideal para a nova demanda é recalculado e o pedido correspondente é feito ao fornecedor.
Vantagens de prever o estoque de ciclo
Analisar e prever a quantidade de estoque necessária para satisfazer os pedidos regulares é um fator-chave no gerenciamento do estoque. As principais vantagens de calcular periodicamente o estoque de ciclo são:
- Serviço logístico eficiente: fazer um controle periódico dos níveis de estoque de ciclo permite que as empresas sempre tenham produtos suficientes para satisfazer a demanda de seus clientes. Satisfazer os pedidos promove a satisfação do cliente e, consequentemente, as probabilidades de crescimento do negócio.
- Otimização dos custos de armazenamento: um cálculo periódico do estoque cíclico limita o excesso de estoque no armazém. Um excesso de estoque no armazém aumenta o custo de armazenamento e gerenciamento energético, assim como a complexidade no manuseio de mercadoria.
- Controle do estoque de segurança: o planejamento logístico do gerenciamento de estoque evita ter que recorrer ao estoque de segurança. Esse tipo de estoque deve ser reservado para cenários específicos, como uma interrupção na cadeia de suprimentos ou um aumento significativo e improvisado de uma referência específica.
Como calcular o estoque de ciclo?
Uma das fórmulas mais comuns para calcular o estoque de ciclo é através do Lote Econômico de Compras (EOQ, na sigla em inglês), que determina quando e a quantidade de produto que é preciso solicitar à um fornecedor para garantir a disponibilidade do estoque. O cálculo desse conceito logístico é realizado com a fórmula matemática denominada Modelo de Wilson, que consiste nas seguintes variáveis:
- Q = Lote Econômico de Compra
- K = Custo de fazer cada pedido
- D = Demanda anual do produto
- G = Custo de armazenamento do produto
A fórmula LEC, denominada EOQ em inglês, permite que a empresa tenha estoque suficiente para satisfazer a demanda regular de produto de seus clientes. Ao incluir a variável do custo de armazenamento, o Modelo de Wilson também considera a variável dos custos logísticos para obter o estoque ideal exigido por um armazém para cada produto.
Estoque de ciclo: estoque necessário para os pedidos em armazém
Calcular periodicamente o estoque de ciclo no armazém garante um controle eficiente do estoque. No entanto, o cálculo periódico do estoque de ciclo é feito com fórmulas matemáticas que envolvem o risco de erro humano.
Embora existam ferramentas que automatizem parcialmente o cálculo de fórmulas de gerenciamento de estoque, como o Microsoft Excel, a solução para erradicar o risco de erro no controle de estoque é a implementação de um software de gerenciamento de armazém. Esses programas garantem a rastreabilidade do estoque e coordenam todos os processos logísticos realizados na instalação.
Esse é o caso do moderno software de gerenciamento de armazém da Mecalux, Easy WMS, que proporciona um controle em tempo real do estoque, assim como a perfeita organização da logística da empresa. Caso esteja interessado em aumentar a eficiência e produtividade de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução para sua empresa.