Gerenciamento de inventário e benefícios de utilizar um software
O inventário é a lista dos bens de qualquer organização. Refere-se ao conjunto de artigos e materiais que uma empresa espera vender a seus clientes em troca de um benefício econômico, portanto, seu controle deve ser o mais eficiente e organizado possível.
O que é a gerenciamento de inventário?
O gerenciamento de inventário é o sistema que permite que uma empresa administre seu estoque. É utilizada para identificar os produtos disponíveis, detectar os que estão em processo de finalização, verificar a rotatividade das referências e tomar decisões de armazenamento corretas. Utilizar um software de gerenciamento de inventário permite fazer um monitoramento da mercadoria desde sua fabricação até seu armazenamento e posterior distribuição.
Objetivos do gerenciamento de inventário
Implementar um sistema de gerenciamento de inventário permite que os operadores e responsáveis pelo armazém saibam onde está localizado um determinado produto no menor tempo possível. Uma boa organização ajuda a dar resposta aos clientes em um prazo menor e agiliza a preparação e expedição dos pedidos.
Beneficiar-se de uma visibilidade explícita e atualizada do estoque pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um negócio. Ter informações em tempo real sobre os níveis de estoque e a condição dos artigos permite obter diversos benefícios, entre os quais:
- Maior satisfação dos usuários. O correto gerenciamento de inventário é a melhor forma de agilizar o picking ou a preparação de pedidos. A rapidez nas entregas é um dos aspectos mais valorizados pelos consumidores, assim como as boas condições do produto.
- Planejamento mais eficiente. Saber qual é o estoque disponível contribui para uma logística de abastecimento mais acertada.
- Precisão nas ordens de compra e pedidos. Evitar pedidos mal executados evita devoluções e a possível perda de clientes.
- Redução de despesas. o bom gerenciamento de inventário minimiza os custos decorrentes da logística reversa, as quebras de estoque e os atrasos na entrega dos pedidos.
Como se faz um gerenciamento de inventário?
O gerenciamento de inventário pode ser feito de forma manual, seja em papel ou em uma planilha de Excel, ou automatizada com um software que armazena todas as informações relativas aos produtos da empresa.
Digitalizar a organização do estoque traz uma série de vantagens para as operações logísticas. Por exemplo, um programa de gerenciamento de inventário pode enviar instruções para os terminais dos operadores e indicar-lhes a localização exata de cada produto. Por outro lado, o processamento manual de grandes quantidades de dados aumenta a probabilidade de cometer erros durante a preparação dos pedidos, o que pode afetar a reputação da empresa.
Independentemente da modalidade escolhida, manual ou digital, o gerenciamento de inventário segue alguns passos básicos:
- Compra de estoque. Aquisição dos artigos, seja como produto acabado e pronto para venda ou como matéria-prima para ser submetida ao processo de fabricação.
- Armazenamento. A mercadoria é armazenada até ser necessária nas linhas de produção ou consolidada e embalada na forma de pedido. É possível que, em negócios como o e-commerce, com alta demanda, os artigos passem pouco tempo no armazém.
- Rentabilidade do inventário. Após todo esse percurso, o benefício ocorre quando os produtos acabados saem do armazém como envios e chegam aos clientes.
Software de gerenciamento de inventário
Um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), como o Easy WMS, é ideal para dirigir instalações logísticas, sejam elas operadas manualmente, por radiofrequência ou com sistemas de armazenamento automáticos. Essa solução digital monitora o gerenciamento de inventário em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão e processos essenciais como o picking. As operações de manuseio diminuem e a capacidade de armazenamento aumenta graças à organização de espaços na instalação.
O Easy WMS pode ser complementado com outras funcionalidades de acordo com os requisitos de cada projeto:
- WMS para produção. Garantir o abastecimento contínuo de materiais às linhas permite que a produção seja ininterrupta. Esse programa fornece dados sobre o consumo de matérias-primas e o estoque de produtos acabados e semiacabados, facilitando a rastreabilidade do produto.
- Slotting para WMS. O sistema calcula a localização ideal de cada referência automaticamente baseando-se em regras e critérios predeterminados pelo gerente de logística.
- Supply Chain Analytics. Além de coletar os dados referentes àquilo que ocorre no armazém, é necessário interpretá-los. Essa ferramenta utiliza técnicas de Big Data para analisar o que acontece nas instalações e identificar ineficiências e oportunidades de melhoria.
Impulsionar a logística com um sistema de gerenciamento de inventário
A organização, o planejamento e a economia são algumas das maiores vantagens oferecidas pelo gerenciamento de inventário. Controlar o estoque e a obsolescência dos produtos permite desenvolver estratégias comerciais eficazes. Uma utilização adequada dos recursos financeiros junto à redução do tempo de busca de mercadoria melhora a produtividade. Além disso, uma boa provisão de material é fundamental para responder favoravelmente à demanda do mercado.
Caso esteja interessado em situar seu gerenciamento de inventário em um patamar superior, entre em contato conosco. A Mecalux tem uma vasta experiência implementando soluções digitais em empresas de diversos setores que já otimizaram seus processos logísticos. Teremos prazer em atendê-lo para lhe explicar como nosso Sistema Easy WMS poderá ajudá-lo.