Controle do armazém, fundamental para uma logística eficiente
O conceito de controle do armazém refere-se à supervisão de todos os processos que ocorrem na instalação logística para garantir a expedição de pedidos sem erros e no prazo combinado.
O primeiro passo para ter uma cadeia de suprimentos ágil, flexível e que se adapte às mudanças do mercado consiste em desvendar suas entranhas. As empresas que analisam tudo o que ocorre no armazém e fazem um controle preciso dos movimentos da mercadoria podem tomar decisões estratégicas.
O que é o controle do armazém
O controle do armazém pode ser definido como o conjunto de ações destinadas a fazer um correto gerenciamento da mercadoria em uma instalação logística: desde conhecer a quantidade de estoque disponível até fazer um acompanhamento dos movimentos necessários no momento de expedir os pedidos.
A missão de qualquer armazém é abastecer clientes, fábricas, pontos de venda ou outros armazéns com os artigos solicitados no momento necessário. Sem um controle rigoroso das operações, as dificuldades para expedir a mercadoria são maiúsculas. Por exemplo, se a empresa não souber qual é a quantidade exata de artigos armazenados será incapaz de organizar as reposições com eficácia. Consequentemente, podem ocorrer quebras de estoque que tornam mais lento o trabalho de preparação de pedidos.
Ao fazer um rigoroso controle do armazém, as empresas podem fazer um acompanhamento absoluto da mercadoria: tanto dos artigos armazenados quanto dos que já foram expedidos. Dessa forma, a rastreabilidade dos produtos é absoluta ao saber a localização exata de cada artigo em tempo real e os movimentos realizados dentro do armazém até sua expedição.
As empresas também podem supervisionar o desempenho das operações, desde o recebimento até a expedição, visando introduzir melhorias que contribuam para aumentar a produtividade. Dessa forma, as empresas podem adotar uma política de melhoria contínua destinada a introduzir pequenas mudanças, porém contínuas, eliminando dinâmicas improdutivas.
Etapas críticas do controle do armazém
O armazém é uma peça-chave para o correto desenvolvimento das empresas. Qualquer ineficiência em alguma de suas operações tem um impacto direto na satisfação dos clientes e nos demais processos que fazem parte da cadeia de suprimentos. Por isso, o supply chain manager se preocupa constantemente em analisar as condições do armazém para detectar problemas e resolvê-los quanto antes.
As operações críticas de um armazém e que, consequentemente, exigem um maior controle são as seguintes:
Entrada da mercadoria
A primeira ação de controle do armazém consiste em supervisionar o recebimento da mercadoria. Os recebimentos são a origem de todas as operações, uma vez que ter suficiente produto é essencial para que as empresas possam garantir o serviço aos seus clientes.
Os armazéns costumam receber uma infinidade de produtos de diferentes proveniências: fornecedores, linhas de produção ou, inclusive, de outros armazéns. As instalações logísticas também podem receber devoluções dos clientes ou dos pontos de venda devido às mudanças de temporada.
A área de recebimentos é uma das mais frenéticas do armazém, uma vez que ali ocorrem atividades relacionadas à verificação de documentos, além de outras tarefas como a etiquetagem. Para fazer um controle da mercadoria, uma vez recebidos todos os artigos, os operadores se encarregam de comprová-los antes de decidir se devem armazená-los ou fazer cross-docking. Para completar esse processo com rapidez, os operadores costumam seguir as instruções de um software de gerenciamento de armazém. Como regra geral, os produtos são acompanhados das ordens de recebimento, um documento onde consta a quantidade de artigos e as referências disponíveis.
Controle do estoque
O estoque é um dos principais ativos de qualquer empresa. Com um controle da mercadoria eficiente, as empresas têm os produtos necessários para poder trabalhar e atender os clientes. O controle do estoque também ajuda a equilibrar gastos: ao vender os estoques, o dinheiro investido é recuperado e os pagamentos são organizados para obter um bom equilíbrio contábil.
Para controlar o estoque, as empresas fazem um registro dos produtos que entram e saem da instalação. Também fazem uma contagem dos estoques para verificar o número de produtos disponíveis em um momento específico. A contagem de artigos pode ser feita de forma manual (o que é conhecido como inventário físico) ou graças a um software de gerenciamento de armazém (através do qual teremos de um inventário permanente).
Expedição de pedidos
O controle das expedições é extremamente importante na cadeia de suprimentos das empresas porque, no final, todas as operações do armazém giram em torno de um único objetivo: facilitar e agilizar a distribuição da mercadoria.
Como regra geral, do armazém saem produtos com uma grande variedade de destinos, tais como clientes, linhas de produção, pontos de venda ou, inclusive, outros armazéns da mesma empresa.
Nas expedições é feito um controle que consiste em verificar se os produtos corretos estão sendo distribuídos. Uma grande quantidade de informações também é gerenciada nessa área, tais como as rotas de expedição, as paradas ou o empilhamento da mercadoria. Para evitar erros, as empresas são equipadas com um software de gerenciamento que indica aos operadores como validar cada artigo.
Tecnologias para melhorar o controle do armazém
Embora o controle do armazém possa ser feito de modo manual, utilizar a tecnologia é uma opção essencial para as empresas que desejem conseguir uma maior precisão e aumentar a produtividade. A tecnologia e a digitalização proporcionam uma grande visibilidade da mercadoria e de todos os processos que ocorrem em uma instalação logística.
Automação do armazém
Em um armazém automático, soluções de armazenagem como os transelevadores para paletes movem a mercadoria com total autonomia, sem intervenção dos operadores. A vantagem é óbvia: a precisão é absoluta e, portanto, o risco de cometer erros é ínfimo.
Seguindo as instruções do sistema de controle do armazém (SCA/WCS), as máquinas fazem todos os movimentos com a mercadoria dentro dos corredores de armazenamento. Os equipamentos de movimentação estão equipados com sensores para se deslocar com segurança pelo armazém e para detectar a mercadoria que deve ser movida.
Cada vez mais empresas utilizam a automação e a robótica para gerenciar seus armazéns. É o que revela um estudo da consultora Brandessence Market Research, que estima que em 2027 o mercado global de automação de armazéns atingirá um faturamento de 33,879 bilhões de euros, o que representa um crescimento anual de 14,6% desde 2020.
Software de gerenciamento de armazém
O mercado global de sistemas de gerenciamento de armazém também está em expansão. Segundo um estudo da consultora Markets and Markets crescerá a uma taxa anual de 16,7% até 2026. Esse avanço se deve, entre outras razões, ao aumento de vendas online durante a pandemia de COVID-19, à globalização das cadeias de suprimentos e à expansão da tecnologia na nuvem.
Um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux é uma ferramenta de controle do armazém infalível. Esse programa não só organiza os produtos considerando suas características e nível de demanda, como também em função dos movimentos da mercadoria (tanto os realizados pelos operadores quanto os executados pelas máquinas).
Além disso, um WMS permite analisar os KPIs logísticos que ajudam os responsáveis pelo armazém a medir a evolução da empresa e a executar ações de melhora contínua. Por exemplo, o software da Mecalux pode ampliar suas funcionalidades com o módulo Supply Chain Business Intelligence, dedicado a proporcionar informações em tempo real sobre o desempenho do armazém.
O controle do armazém impulsiona a cadeia de suprimentos
Cada empresa é um mundo, por isso o controle do armazém representa uma operação diferente para cada instalação logística. Não é a mesma coisa gerenciar os produtos em um armazém automático de grandes dimensões que em um pequeno e com poucas referências.
A tecnologia é uma boa aliada para controlar a mercadoria do armazém. Um software de gerenciamento faz um acompanhamento rigoroso das entradas e saídas. Com o Easy WMS, o sistema da Mecalux, pode ser feito um inventário permanente onde o estoque esteja atualizado em tempo real. Entre em contato conosco e lhe informaremos sobre como essa tecnologia pode ajudá-lo a controlar e otimizar seu armazém.