Supply chain manager: perfil e funções de um profissional essencial em logística
O supply chain manager (gerente da cadeia de suprimentos) é o profissional cuja função é supervisionar e gerenciar a estratégia de etapas como a aquisição de matérias-primas ou a distribuição de produtos acabados. Portanto, é o responsável pela coordenação das operações para garantir que a cadeia de suprimentos funciona com eficiência.
Em um ambiente logístico e produtivo cada vez mais competitivo, essa figura tornou-se decisiva para coordenar a estratégia supply chain. A introdução de novas tecnologias na indústria 4.0 colocou a função desse profissional no centro da equação: como maximizar a produtividade com uma cadeia de suprimentos altamente tecnológica?
O que é um ‘supply chain manager’?
O supply chain manager é o profissional encarregado de coordenar e planejar as operações da empresa que tenham relação com a cadeia de suprimentos, desde o abastecimento de mercadorias através de fornecedores até as rotas de distribuição para garantir que o produto acabado chega aos pontos de venda e ao cliente final.
O supply chain director é o responsável pela supervisão de todos os processos logísticos realizados tanto na fábrica quanto nos diferentes armazéns da empresa. Por exemplo, como parte de suas funções, deve garantir a existência de estoque suficiente ou capacidade produtiva para atender a todo o momento às necessidades do cliente.
As tarefas desse chefe da cadeia de suprimentos se destinam a otimizar os recursos, movimentos, assim como o capital humano e financeiro dentro e fora do armazém. Com esse objetivo, sua missão é planejar e implementar a estratégia de abastecimento e distribuição, assim como compilar e analisar os KPIs logísticos para medir o sucesso e a eficiência dos processos supply chain da empresa.
O supply chain manager não só deve ser capaz de integrar os fluxos de trabalho, de materiais e de informações, como também tem entre suas responsabilidades coordenar e planejar estrategicamente etapas como o aprovisionamento, o abastecimento das linhas de produção ou a distribuição de bens.
Funções de um ‘supply chain manager’
Ao contrário de um chefe de armazém ou um chefe de logística, a principal responsabilidade de um diretor da cadeia de suprimentos é implantar estratégias que garantam a máxima produtividade e eficiência. As principais tarefas de um supply chain manager são:
- Contato permanente com inúmeros fornecedores para garantir os melhores preços de abastecimento e produção.
- Planejamento e implementação da estratégia da cadeia de suprimentos, considerando etapas como a aquisição de matérias-primas, os processos de fabricação ou as rotas de transporte.
- Elaboração dos fluxos de mercadoria e de trabalho dentro do armazém, tomando decisões como os percursos de picking, o tipo de equipamentos de movimentação necessários ou os sistemas de armazenagem necessários para otimizar o desempenho da instalação.
- Estabelecimento de KPIs a analisar para monitorar o desempenho de cada operação. Entre os indicadores de desempenho mais utilizados destacam-se a porcentagem de pedidos errados, as falhas nas linhas de produção e a taxa de produtos devolvidos.
- Controle dos volumes de estoque ou de capital humano para atender os pedidos vigentes.
- Identificação de pontos de estrangulamento no armazenamento e abastecimento das linhas de produção, nas estratégias de picking ou no gerenciamento da expedição dos produtos até seu destino final.
- Pesquisa de novos modelos de gerenciamento do armazém, de expedição da mercadoria ou de fabricação dos produtos com o objetivo de otimizar ao máximo os recursos do armazém.
Em suma, o responsável pela cadeia de suprimentos coordena e planeja as estratégias da empresa visando conseguir a máxima eficiência em etapas como o aprovisionamento das matérias-primas, o armazenamento e a distribuição dos bens acabados.
Perfil profissional de um ‘supply chain manager’
O supply chain manager é um profissional que deve ter uma formação específica acerca do controle de estoque, elaboração de orçamentos e gerenciamento de fornecedores. Essa é a principal razão pela qual é comum que os responsáveis pela cadeia de suprimentos tenham formação universitária no âmbito da economia, como em Ciências Econômicas ou Administração e Direção de Empresas.
Além disso, deve ter formação específica no campo da cadeia de suprimentos, por exemplo, pós-graduação em Supply Chain Management (SCM). Esses programas introduzem o profissional no campo do gerenciamento operacional de um armazém ou fábrica e no conhecimento de técnicas e soluções inovadoras na fabricação de produtos ou em logística e armazenagem, entre muitos outros.
O conhecimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) é especialmente importante na formação do diretor da cadeia de suprimentos, uma vez que cada vez é mais habitual apoiar-se em programas específicos como um software de gerenciamento de armazém ou um sistema MES (manufacturing execution system) para a logística e cadeia produtiva em um armazém 4.0.
Além de um perfil profissional determinado, um supply chain manager deve ter capacidade de liderança, pois terá que implementar políticas estratégicas para a empresa. Também deve ter habilidades e capacidade de análise: deve monitorar constantemente os KPIs da cadeia de suprimentos para otimizar os recursos e antecipar-se às possíveis falhas que ocorrem nas operações.
A digitalização na função do 'supply chain manager'
A digitalização dos processos logísticos e produtivos afetou diretamente todos os perfis profissionais, especialmente os relacionados à tomada de decisão. O supply chain manager não é uma exceção.
Atualmente, esses profissionais se apoiam em um vasto leque de soluções digitais que automatizam operações logísticas desde a fabricação até a distribuição de produtos. Além disso, esses softwares compilam constantemente todos os dados gerados no armazém, permitindo que o responsável pela cadeia de suprimentos obtenha informações sobre o desempenho real das estações de preparação de pedidos, o gerenciamento de localizações de armazenamento ou linhas de produção, entre outros.
A digitalização também facilitou o processo de comunicação entre departamentos, um fator-chave nas tarefas diárias de um supply chain manager. De fato, um sistema ERP coordena a comunicação entre as diferentes áreas de uma empresa. No entanto, essa não é a única solução que as novas tecnologias trouxeram consigo: existem softwares específicos de logística e para a cadeia produtiva, tal como o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), que automatizam tudo o que acontece dentro de um armazém.
Um programa como o Easy WMS da Mecalux oferece módulos específicos que aumentam a produtividade em um armazém e, sobretudo, ajudam o supply chain manager a tomar as melhores decisões no campo da logística e da cadeia produtiva. Os principais programas que existem são:
- Supply Chain Business Intelligence: segmenta e estrutura tudo o que ocorre no armazém para converter esses dados em informação útil e melhorar a tomada de decisão.
- Software para gestão da expedição logística: automatiza a comunicação com as agências de transporte para evitar erros em etapas como a expedição ou a distribuição da mercadoria.
- WMS para ambiente produtivo: sincroniza o pulmão de abastecimento e o da cadeia produtiva para garantir o abastecimento ininterrupto das linhas de produção.
‘Supply Chain Event Management’: otimização da cadeia de suprimentos
O supply chain director é o encarregado de planejar, implementar e monitorar todas as estratégias que afetam diretamente as etapas da cadeia produtiva, armazenamento e distribuição da mercadoria na cadeia de suprimentos. A principal função desse perfil profissional é maximizar a eficiência nos processos operacionais, otimizando ao máximo recursos como as matérias-primas, a capacidade de armazenamento ou as rotas de distribuição.
A introdução de novas tecnologias nos âmbitos da cadeia produtiva, da logística ou do gerenciamento empresarial permitiram que o supply chain manager automatize tarefas como a obtenção de indicadores de desempenho ou o gerenciamento de localizações baseando-se em critérios predeterminados.
Se você estiver interessado em soluções eficientes para sua logística e cadeia produtiva, não hesite em entrar em contato conosco. O vasto leque de soluções de intralogística da Mecalux otimizará o desempenho de seu armazém.