
Software para operadores logísticos: o que é e como funciona
Os operadores logísticos que utilizam software em seus armazéns têm um duplo objetivo: digitalizar as operações para garantir uma logística eficiente e atender às necessidades de seus clientes com rapidez e precisão. As elevadas exigências dos consumidores, especialmente após a consolidação do e-commerce, evidenciam a necessidade de contar com processos que eliminem o risco de cometer erros e garantam a entrega de pedidos nas condições pactuadas.
O papel dos operadores logísticos (em inglês 3PL - Third Party Logistics), ou seja, um modelo de serviço que permite às empresas terceirizar sua logística, adquire cada vez mais importância. É o que aponta um estudo da empresa de consultoria Accenture, que revela que os operadores logísticos devem oferecer um serviço end-to-end (de ponta a ponta) de qualidade: 91% dos executivos entrevistados reconhecem que seus clientes pedem serviços logísticos integrais gerenciados por um único fornecedor. “A única opção das empresas logísticas tradicionais é mudar. Devem ser mais receptivas, ágeis e resilientes. Seus clientes assim o exigem. E sua relevância, inclusive sua própria sobrevivência, dependem disso”, conclui o relatório.
O que é um software para operadores logísticos?
Um software para operadores logísticos é um aplicativo que coordena e dirige operações como o armazenamento de produtos, a preparação de pedidos, o monitoramento de envios ou a otimização de rotas de entrega. A logística de terceiros normalmente é gerenciada por um software, como o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). Também pode apoiar-se em aplicativos como um ERP (Enterprise Resources Program), um TMS (Transport Management System) ou, inclusive, um DOM (Distributed Order Management).

O software para operadores logísticos facilita a tomada de decisão no que se refere ao armazenamento, picking e expedição dos pedidos de seus clientes. O programa controla o estoque em tempo real, automatiza o gerenciamento do estoque e sincroniza todas as operações entre o operador logístico e seus clientes.
Os operadores logísticos costumam armazenar produtos de inúmeros clientes em várias instalações, uma situação que dificulta o gerenciamento do estoque. Com um programa para operadores logísticos, as empresas que gerenciam a logística de terceiros garantem um controle preciso do estoque e simplificam a organização dos produtos em um contexto multiarmazém. A visibilidade em tempo real dos estoques é uma das exigências dos clientes ao contratar um operador logístico.
Obviamente, a digitalização de operações como o armazenamento da mercadoria, a preparação dos pedidos ou o gerenciamento das frotas permitem oferecer um melhor serviço logístico ao cliente final. O software limita a exposição a erros, reduz os custos operacionais e promove uma relação mais eficiente entre o operador logístico e seus clientes.
Funções de um software para operadores logísticos
Um software para operadores logísticos oferece funcionalidades avançadas para gerenciar os processos de recebimento, abastecimento de mercadorias, preparação de pedidos, montagem de kits ou expedição de estoque, entre outros. As funções mais importantes de um software para operadores logísticos envolvem:
- Controle do estoque em tempo real: a implementação de um software de gerenciamento de armazém contribui para a organização de estoques nas diferentes instalações ou áreas de armazenamento da empresa. O programa registra constantemente a entrada e saída de mercadoria, limitando as perdas de estoque.
- Traçar rotas de picking eficientes: o software determina os percursos mais adequados para os operadores nas fases de reposição e preparação de pedidos visando reduzir o tempo necessário para a realização das tarefas e maximizar o desempenho.
- Dirigir as tarefas dos operadores: mediante terminais de radiofrequência, o software indica aos operadores as tarefas a realizar e envia instruções precisas para cada operação, desde o recebimento da mercadoria até a expedição de pedidos. O programa também é capaz de coordenar outros dispositivos de assistência como o sistema luminoso pick-to-light ou o picking por voz.
- Automatizar o slotting ou gerenciamento de localizações: o software atribui a localização adequada para cada referência no armazém baseando-se em um conjunto de critérios e regras preestabelecidas pelo gerente de logística.
Esses programas logísticos contam com funções específicas para cenários multicliente e multiarmazém: o software indica constantemente o status, a localização e o proprietário de cada produto para facilitar o gerenciamento do estoque e eliminar o risco de cometer erros.

Easy WMS, o software para operadores logísticos
O Easy WMS é um software escalável, acessível através da nuvem e com uma interface intuitiva, que fornece soluções específicas para qualquer tipo de setor industrial graças à sua vasta gama de funcionalidades integradas. O sistema de gerenciamento da Mecalux garante um controle integral do estoque nas instalações da empresa, assegurando uma rastreabilidade completa ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
O Easy WMS dispõe de módulos avançados para dar resposta a desafios específicos dos operadores logísticos:
- Sistema de expedição logística: coordena os processos de embalagem, etiquetagem e envio de mercadoria de acordo com as necessidades de cada agência de transporte. O programa também simplifica a relação entre o operador logístico e os carriers, automatizando os fluxos de informação para garantir entregas rápidas e eficientes.
- WMS para operadores logísticos 3PL: estabelece uma comunicação fluida entre o operador logístico e os proprietários do estoque. O software proporciona aos clientes do operador logístico acesso remoto ao sistema de gerenciamento para que possam verificar o status de seus produtos em tempo real. Além disso, a funcionalidade avançada Software para operadores logísticos permite filtrar o estoque do armazém em função de atributos como data de validade, localização ou quantidade de produto de cada referência.
Exemplos de software para operadores logísticos
A Mecalux tem uma vasta experiência implementando seu software de gerenciamento em armazéns de operadores logísticos. Vejamos dois projetos de sucesso em diferentes países:
- La Ruche Logistique (França): no armazém desse operador logístico, o software da Mecalux coordena todas as operações para fazer frente ao rápido crescimento do e-commerce. "Com o Easy WMS e o Software para gestão da expedição logística somos mais produtivos, mais rápidos na preparação e distribuição dos pedidos, otimizamos o espaço de armazenamento e, sobretudo, já não erramos”, afirma Thomas Largeron, gerente da La Ruche Logistique. O software da Mecalux acelerou a preparação e expedição de pedidos ao guiar os operadores em suas tarefas e automatizar o gerenciamento das localizações.
- HAVI (Portugal): presente em mais de 100 países, HAVI, uma referência como operador logístico, confiou na Mecalux para modernizar suas instalações e implementar as últimas tecnologias de armazenagem, como o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras e transelevadores. Com uma superfície total de 10.000 m2, o centro logístico da HAVI está dividido em três áreas onde se opera sob diferentes temperaturas: congelamento, refrigeração e ambiente. O software da Mecalux faz um controle dos processos e do movimento da mercadoria para a correta conservação dos produtos. “Agora estamos bem adaptados às mudanças nas atividades de nosso negócio, controlamos com mais eficácia o período de conservação dos alimentos e somos mais eficientes no gerenciamento dos pedidos”, afirma um representante da Havi.
Um software eficiente para terceirização logística (3PL)
A alta complexidade para gerenciar a logística de terceiros faz com que as empresas implementem soluções digitais que agilizem as operações e evitem erros na preparação e expedição de pedidos. Um software como o Easy WMS da Mecalux é uma ferramenta que garante a rastreabilidade dos produtos ao longo de todas as fases da cadeia de suprimentos.
O sistema de gerenciamento da Mecalux oferece soluções personalizadas diante dos desafios logísticos enfrentados por cada setor produtivo. É o caso do módulo Software para operadores logísticos, que aumenta a visibilidade do estoque disponível no armazém, tanto para o operador logístico quanto para o proprietário do estoque. O módulo configura vistas personalizadas do Easy WMS para cada usuário, facilitando a interação direta entre o operador logístico e seus clientes. Caso você esteja interessado em obter mais informações sobre os benefícios que o software da Mecalux pode proporcionar ao seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo acerca de nossa vasta gama de soluções digitais.