Multiarmazém: software para o gerenciamento simultâneo de vários armazéns
O multiarmazém é um conceito que se refere às empresas que, devido à sua natureza, gerenciam mais de um armazém. Administrar com sucesso diferentes instalações logísticas depende em grande parte do uso de um software multiarmazém que permite organizar de forma unificada o inventário e as operações dos diferentes armazéns.
Neste artigo analisamos como os negócios com vários armazéns utilizam a tecnologia para controlar todo o estoque e organizar com eficiência as diferentes operações logísticas.
Desafios de um gerenciamento multiarmazém
O conceito multiarmazém significa gerenciar o estoque de vários armazéns de forma coordenada. Uma empresa pode ter inúmeras instalações por várias razões, entre as quais: para aproximar os produtos do cliente final, ampliar a capacidade de armazenamento, gerenciar um excesso de estoque pontual com armazéns reguladores ou para armazenar determinadas mercadorias de modo temporário (conhecido como armazéns de trânsito). Embora a opção de ter vários armazéns seja válida para inúmeras empresas, também oferece algumas dificuldades.
Entre os inconvenientes mais frequentes das empresas que contam com vários armazéns, destacam-se:
- Comunicação: ao ter vários armazéns (com processos e equipamentos diferentes em cada um deles), é necessário estabelecer uma perfeita comunicação e coordenação entre os operadores para evitar erros, tal como um cliente que recebe um pedido duplicado.
- Controle do estoque: controlar todos os produtos quando a quantidade de artigos for alta é, por si só, algo complexo. A situação fica ainda mais complicada quando o estoque está distribuído entre diferentes armazéns.
- Pontos de estrangulamento: ao ter vários armazéns com operações próprias, o risco de ocorrer pontos de estrangulamento é mais alto. Atrasar a distribuição dos pedidos tem um custo excessivo que as empresas procuram evitar de qualquer forma.
Para abordar todas essas possibilidades, as empresas com vários armazéns utilizam um software de gerenciamento para organizar os processos em todas e cada uma de suas instalações logísticas.
Software para o gerenciamento multiarmazém
Em um gerenciamento multiarmazém, é inviável manter o controle de estoque de forma manual, portanto, é simplesmente fundamental implementar uma solução digital. Um software multiarmazém é, em essência, um software de gerenciamento de armazém (WMS) com capacidade para gerenciar de forma coordenada o estoque e as operações de mais de uma instalação. Às vezes pode ser através de um módulo adicional e, em outras, com uma funcionalidade nativa que não implique um custo adicional. Este último seria o caso do Easy WMS da Mecalux.
Um software multiarmazém faz um monitoramento de todos os movimentos realizados nos diferentes armazéns: desde as entradas até a preparação de pedidos e sua distribuição. Exercer um controle exaustivo dos processos logísticos é fundamental para qualquer negócio, independentemente de ter um único armazém ou mais de um. Além disso, o software otimiza as tarefas em cada instalação e supervisiona as transferências de mercadoria entre os armazéns.
Por outro lado, a própria descentralização da mercadoria torna quase obrigatório optar por um software do tipo SaaS, hospedado na nuvem. Dessa forma, é possível acessar o sistema a partir de qualquer lugar do mundo com uma simples conexão à internet. A execução e o armazenamento dos dados são transferidos para servidores externos, evitando que a empresa tenha que se preocupar com problemas de conexão nos servidores ou com a aquisição e manutenção dos equipamentos onde o software é executado. O Easy WMS é oferecido tanto na modalidade SaaS (na nuvem) quanto on-premise (instalação local).
Um exemplo prático de implementação de software multiarmazém seria o do operador logístico Casintra. Essa empresa precisava de uma solução para organizar de forma impecável as 2.000 referências de todos os seus clientes distribuídas entre seus cinco armazéns. O operador 3PL decidiu implantar o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, em sua modalidade SaaS, para trabalhar online com seus clientes e verificar, para cada um deles, os processos e prazos necessários.
Outro exemplo prático é o do fabricante de assentos e baús para motocicletas Shad. Nos últimos anos a empresa aumentou as vendas, o que a levou a inaugurar novos armazéns para reforçar sua presença internacional. Por isso, decidiu instalar o Easy WMS porque é capaz de suportar uma estrutura multiarmazém. A empresa espera que futuramente esse software coordene todos os armazéns de Shad, embora estejam em diferentes localizações (inclusive em países diferentes).
Vantagens de um gerenciamento multiarmazém
A necessidade de ter mais armazéns porque a empresa está crescendo é uma boa notícia, pois significa que o negócio funciona. Com a ajuda de um software multiarmazém a empresa pode contar com uma cadeia de suprimentos fluida e beneficiar-se de algumas vantagens:
- Aceleração das entregas: ter vários armazéns facilita o fornecimento de mercadoria. Se os armazéns estiverem mais perto dos pontos onde a mercadoria é entregue o fornecimento será mais rápido. No e-commerce essa capilaridade é levada ao extremo com soluções como as microplataformas logísticas, ou micro-fulfillment, em inglês, pequenos armazéns localizados na mesma cidade (ou muito perto delas), para poder entregar os pedidos em poucas horas.
- Redução de custos: gerenciar a mercadoria em vários armazéns não só favorece a distribuição da mercadoria como também reduz custos. Trata-se de uma razão muito relevante para os e-commerce que inauguram armazéns nas cidades visando agilizar a distribuição dos pedidos. Um estudo da consultora McKinsey revela que um armazém dentro da cidade permite que as empresas reduzam em 25% os custos de distribuição.
- Organização flexível do estoque: ter diferentes armazéns permite organizar o estoque seguindo critérios que se adaptem à demanda. Imaginemos uma empresa que possui um produto em carteira que é muito bem comercializado em uma região específica. O mais lógico seria que o armazém que estiver situado mais perto dessa região tenha os artigos armazenados para garantir o abastecimento assim que forem requisitados.
- Maior satisfação do cliente: entregas mais rápidas e a um menor custo são aspectos que interessam e preocupam os clientes. Se a empresa entregar um pedido a tempo e com a maior celeridade possível, os clientes estarão satisfeitos, o que se traduzirá em uma maior fidelização e, portanto, em mais vendas futuras.
- Redução da pegada de carbono: uma organização multiarmazém muitas vezes envolve reduzir as distâncias para entregar um pedido. Isso tem um impacto positivo no meio ambiente, uma vez que reduz a emissão de gases poluentes (propiciando assim uma logística ambiental). De acordo com o estudo da McKinsey mencionado anteriormente, um armazém próximo dos clientes reduz em até 45% o número de quilômetros que as empresas percorrem para entregar um pedido aos seus clientes, emitindo, portanto, menos gases poluentes na atmosfera.
Uma empresa pode organizar toda a mercadoria em diversos armazéns com a ajuda de um software de gerenciamento. Ao fazer um controle completo da mercadoria, é possível abastecer os clientes a tempo e contar com uma operação fluida que aumente sua produtividade.
O software multiarmazém, um aliado vencedor
O crescimento de uma empresa muitas vezes está associado à sua expansão territorial e, com ela, a inauguração de mais armazéns. Apesar de ser um desenvolvimento positivo, também oferece dificuldades e exige uma estratégia para garantir que os diferentes armazéns prestem o mesmo nível de serviço aos clientes.
O software é a solução para enfrentar os desafios logísticos. Um sistema de gerenciamento como o Easy WMS da Mecalux, com funcionalidades multiarmazém, identifica a localização exata de cada artigo, seja qual for a instalação onde esteja. Se você tiver uma estratégia multiarmazém ou estiver pensando em implantá-la, entre em contato conosco para lhe informarmos sobre como nossas soluções de software podem ajudá-lo a implementar de forma bem-sucedida operações logísticas complexas.