Material handling na empresa e sua logística
Realizar um material handling adequado pode fazer a diferença entre trabalhar em um armazém profissional, seguro e organizado, ou estar em um ambiente caótico. Felizmente, existem técnicas e ferramentas específicas para tornar as tarefas dessas instalações mais eficientes.
O que é armazenamento e material handling?
O material handling é um sistema ou uma combinação de métodos para armazenar e transportar bens de uma localização para outra. Inclui a proteção e embalagem, o manuseio, o armazenamento de materiais e o controle desde a fabricação até a distribuição, e utiliza equipamentos automatizados, semiautomatizados e manuais para o desenvolvimento de todas essas atividades.
Objetivos do material handling
Implementar processos e protocolos para um correto gerenciamento das transferências de materiais é uma forma de reduzir custos de produção, melhorar o fluxo de movimentos, otimizar o espaço e a circulação na fábrica, garantir as condições de segurança dos operadores e aumentar a produtividade. É importante seguir as regras já estabelecidas no sistema industrial para mover produtos e estar a par das estratégias, técnicas e ferramentas específicas que permitem pôr ordem e consistência às operações logísticas.
Quais são os tipos de material handling?
Os equipamentos de movimentação para o material handling são agrupados em quatro categorias principais: armazenamento e manuseio, material a granel, empilhadeiras industriais e sistemas automatizados.
- Armazenamento e manuseio. Sua finalidade é proteger a mercadoria enquanto não esteja sendo utilizada. Entre esses equipamentos estão as estantes de paletização, caixas e contêineres e as plataformas.
- Material a granel. Os produtos líquidos, alimentícios ou minerais, como pedras ou rochas e os componentes metálicos como parafusos e pregos podem exigir outros equipamentos de material handling. Nesses casos, recomenda-se utilizar esteiras transportadoras, paleteiras para a carga e descarga de cargas pesadas, recuperadores, elevadores de caçambas e tremonhas.
- Empilhadeiras industriais. Movem materiais dentro do armazém e carregam e descarregam objetos pesados. Existem diferentes modelos, tais como empilhadeiras, empilhadeiras manuais, empilhadeiras trilaterais, transpaleteiras ou as máquinas selecionadoras de pedidos.
- Sistemas automatizados. Incorporam tecnologia de ponta para armazenar e transportar produtos. Geralmente são compostos por vários elementos que são controlados por um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Tais elementos podem ser transelevadores, transportadores, lançadeiras, veículos guiados automaticamente (AGV) ou robôs móveis autônomos (AMR).
Quais são os benefícios do material handling?
Uma das principais razões para implementar melhorias no material handling é a possibilidade de armazenar os estoques em espaços reduzidos. Dessa forma, é possível diminuir os custos operacionais internos, como transporte e picking, enquanto o estoque é gerenciado de uma forma mais simples e o fluxo de produtos é otimizado. No entanto, também há outros incentivos:
- Melhoria da segurança no trabalho. Os equipamentos de material handling evitam que os operadores tenham que realizar esforços físicos e diminuem o risco de sofrer quedas.
- Maior produtividade e eficiência. Através da assistência para transportar, localizar e coletar artigos, os funcionários podem dedicar seu tempo a outras coisas, como o controle de qualidade ou a preparação dos envios.
Material handling na logística
Esses métodos ou sistemas podem ser utilizados em várias fases da cadeia de suprimentos:
- Fabricação. O material handling na indústria começa na fabricação, ao transferir e gerenciar cargas para os armazéns de produção.
- Transporte. Essas técnicas ajudam a colocar os artigos em unidades de carga, principalmente paletes ou caixas, para facilitar seus deslocamentos para determinadas áreas das instalações.
- Armazenamento. Conservar os produtos de forma segura até serem necessários ou distribuídos ajuda a mantê-los em boas condições.
- Distribuição. As caixas, paletes ou contêineres devem ser novamente manuseados na fase de expedição, seja com empilhadeiras, transpaleteiras ou transportadores automáticos, para seu envio a varejistas, atacadistas ou clientes finais.
Onde se aplica o material handling?
Os especialistas do Material Handling Institute dos Estados Unidos publicaram um decálogo com os principais pontos a considerar para fazer o material handling da forma mais segura e produtiva possível:
- Planejamento. Recomenda-se identificar com antecedência o que vai ser transportado, onde vai ser armazenado e o equipamento a ser utilizado para tal finalidade.
- Padronização. É preferível manter-se flexível, embora convenha padronizar as medidas de todos os elementos para simplificar as previsões. Por exemplo, recomenda-se que todas as caixas sejam do mesmo tamanho.
- Trabalho. Uma das maiores vantagens do material handling é restringir as tarefas desnecessárias e repetitivas graças à automação.
- Ergonomia. Investir em equipamentos que protejam a saúde dos operadores melhora a segurança.
- Unidades de carga. Utilizar contêineres ou paletes limita os esforços e deslocamentos no armazém.
- Uso do espaço. Manter a maior ordem possível maximiza as localizações. O espaço vertical também pode ser aproveitado através de soluções robotizadas.
- Sistema. Integrar ferramentas de rastreabilidade como um Sistema de Gerenciamento de Armazém permite identificar os produtos e sua localização a cada instante.
- Ambiente. Optar por máquinas que respeitem o meio ambiente reduz o consumo de energia elétrica e evita a emissão de gases de efeito estufa.
- Automação. Implementar avanços tecnológicos em processos como o picking reduz custos e impulsiona a produtividade dos funcionários.
- Custo do ciclo de vida. É preciso considerar todas as etapas pelas quais passará a equipe de material handling: sua instalação e programação, suas operações, seus consertos, etc.
Como manter o equipamento de material handling
Todos os equipamentos utilizados na fabricação, manuseio, embalagem, armazenamento e distribuição exigem manutenção, assim como sua ausência pode representar riscos à segurança e um funcionamento inadequado.
Recomenda-se seguir as instruções e as indicações de cada fabricante, tais como:
- Fazer inspeções periódicas nos diferentes elementos. Um exemplo é a Inspeção Técnica de Estruturas.
- Atualizar os equipamentos quando necessário.
- Treinar adequadamente os operadores.
- Programar sessões de manutenção.
Se precisa de assessoramento para classificar seus produtos e enviá-los da forma mais eficiente, organizada e segura possível, entre em contato conosco. A Mecalux é especialista em armazenagem desde 1966, por isso pode ajudá-lo a melhorar o fluxo das mercadorias em todas as etapas, desde o recebimento até a expedição, graças às suas soluções automáticas, semiautomáticas e convencionais. Além disso, o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS permite fazer um controle contínuo de qualquer material de sua empresa.