Quando escolher um Pallet Shuttle semiautomático ou um automático?
Como escolher entre um sistema de Pallet Shuttle semiautomático e um automático? Se o responsável de logística enfrenta esse dilema é porque já sabe, inicialmente, que o Pallet Shuttle é a solução mais adequada para seu armazém. A dúvida agora é se deve optar por um sistema semiautomático, auxiliado por empilhadeiras elevadoras, ou por um automático, auxiliado por transelevadores.
No entanto, antes de entrar em detalhes sobre essa comparação, expliquemos brevemente o que é um Pallet Shuttle. Trata-se de uma solução que reduz o espaço ocupado pela mercadoria em um armazém graças à eliminação de corredores. Esse sistema de armazenagem compacto baseia-se em um carro motorizado (Pallet Shuttle), que é introduzido nas estantes para depositar ou extrair paletes de seu interior.
Poderia ser considerado uma evolução das estantes drive-in. Mas no lugar de uma empilhadeira elevadora penetrar no interior do corredor, é o carro Pallet Shuttle quem realiza essa manobra. Dessa forma, aumenta a segurança dos operadores e também a capacidade de compactação, enquanto acomoda as mais variadas referências em um mesmo espaço.
O segredo está em como o carro Pallet Shuttle chega até a estante. No sistema semiautomático, um operador deve transferir o carro com sua empilhadeira elevadora para depois controlar seus movimentos. No sistema automático, não existe a intervenção humana em nenhum momento do processo.
O que é um Pallet Shuttle semiautomático?
O Pallet Shuttle semiautomático é composto por um carro elétrico e por um conjunto de estantes compactas. Um operador com uma empilhadeira elevadora coloca o carro na entrada do canal onde deseja trabalhar. Uma vez situado na estante, o operador guia o shuttle por meio de um tablet com conexão Wi-Fi. O carro, através de um PLC embarcado e de uma antena Wi-Fi, recebe as instruções do software de categoria superior e executa os movimentos programados. O carro satélite eleva o palete para depositá-lo na primeira localização livre e, em seguida, repete a operação até completar o canal.
O Pallet Shuttle, na versão semiautomática e na automatizada, é a ferramenta perfeita para aumentar a produtividade em armazéns manuais, especialmente quando se opera em condições ambientais adversas (pode funcionar em câmaras de congelamento de até -30 ºC).
O carro elétrico compacta a mercadoria, o que é ideal quando se trabalha com um grande volume de paletes por referência. Esse é o caso, por exemplo, do armazém da empresa alemã de serviços WISAG, que conta com dois blocos de estantes compactas de 9,5 metros de altura. Os carros motorizados agilizam o armazenamento dessa instalação com uma capacidade para até 11.000 paletes.
Nesse sistema de armazenagem a mercadoria é gerenciada habitualmente seguindo o critério LIFO (last in, first out), ou seja, a última mercadoria a entrar é a primeira a sair. Essa solução de extração de mercadoria é bastante adequada para produtos sem data de validade. No entanto, a estante também pode ser disponibilizada para a aplicação do método FIFO, desde que o módulo tenha entradas e saídas por ambos os lados.
Em um armazém manual com estantes compactas, a segurança da instalação e da mercadoria, e particularmente do operador, é um valor básico para qualquer solução de armazenagem. O sistema de armazenagem Pallet Shuttle semiautomático possui inúmeros componentes de segurança no próprio shuttle e na estante: batentes de carro, leitores de final de percurso e um para-choque de segurança no carro satélite ou batentes de final de percurso no sistema de armazenagem.
O que é um Pallet Shuttle automático?
O sistema Pallet Shuttle automático também é composto pelo carro satélite e pelas estantes compactas. No entanto, essa solução de armazenagem substitui as empilhadeiras elevadoras por equipamentos de movimentação automáticos como lançadeiras ou transelevadores bicoluna, que movem o shuttle pelos diferentes canais da estante.
Conhecido também como APS, cujas siglas em inglês correspondem a Automatic Pallet Shuttle, esse sistema se destaca por ser uma solução totalmente autônoma. O carro satélite é dirigido por um software de gerenciamento de armazém que coordena todas as operações, otimizando os movimentos do carro e do transelevador. Os equipamentos automatizados podem realizar ciclos combinados de trabalho, localizando mercadoria dentro do canal e, no mesmo movimento, extrair a carga desejada.
Essa solução é adequada para empresas com armazéns com uma grande densidade de pedidos e uma alta quantidade de paletes por referência. Além disso, em instalações com uma alta uma rotatividade de produtos, esse sistema garante uma saída e entrada constante de mercadoria minimizando, principalmente, o risco de erros em operações sensíveis como a localização e extração de paletes.
Os transelevadores bicoluna, onde o shuttle está localizado no berço, tal como as lançadeiras, são equipamentos de movimentação capazes de resistir e operar em condições ambientais adversas como as câmaras frias. De fato, é nesse ambiente onde essa solução ganha mais força: os operadores limitam sua produtividade porque não podem ser expostos constantemente ao frio, enquanto as máquinas continuam mantendo o mesmo desempenho 24/7.
Esse é o caso, por exemplo, da instalação completamente automatizada da Cárnicas Chamberí em Toledo (Espanha): um armazém com temperatura controlada de -20 ºC onde um Pallet Shuttle automático se encarrega de acelerar a extração e localização de paletes no bloco de estantes compactas. “Para agilizar a distribuição e entrega dos pedidos de nossos clientes, sabíamos que era necessário organizar melhor a mercadoria e contar com uma logística totalmente automática”, aponta Juan Carlos Camacho Hernández, diretor financeiro de Cárnicas Chamberí.
Qual sistema escolher: semiautomático ou automático
O sistema de extração e localização por carro satélite é muito habitual em armazéns com um alto volume de produtos por referência. Na verdade, tanto a versão semiautomática quanto a automatizada são ideais para câmaras frigoríficas, pois compactam a mercadoria, aproveitam a capacidade do armazém e reduzem o custo energético.
A escolha de um sistema Pallet Shuttle semiautomático ou 100% automatizado depende de inúmeros fatores, entre os quais se destacam:
- Fluxos de trabalho: o volume da demanda pelos produtos e a rotatividade das referências no armazém determina se é preciso implementar uma solução automática para aumentar os ciclos de trabalho do Pallet Shuttle.
- Investimento: o grau de investimento inicial depende das necessidades de cada empresa, de suas instalações e do tipo de produto que manuseiem. Um armazém equipado com o sistema Pallet Shuttle semiautomático exige um investimento inferior à implementação de uma solução completamente automatizada.
- Capacidade do armazém: o número de metros quadrados para o armazenamento é uma variável fundamental, porque os sistemas automáticos operam em corredores mais estreitos do que aqueles que exigem empilhadeiras elevadoras. Os armazéns automáticos também garantem um manuseio ágil e seguro para grandes alturas.
- Segurança: não convém expor os operadores a condições ambientais adversas durante longos períodos de tempo, pois sua produtividade diminui nesses ambientes. Substituir as empilhadeiras elevadoras por lançadeiras ou transelevadores que automatizem o movimento do Pallet Shuttle permite operar com o máximo desempenho nesses armazéns.
- Operação insuficiente: quando o armazém não é capaz de despachar os pedidos nem sequer com o máximo desempenho em três turnos de trabalho, é fundamental implementar soluções tecnológicas para multiplicar a produtividade.
- Marketing logístico: a automação de um armazém pode reforçar o prestígio de uma empresa, pois envolve operações mais rápidas e seguras ao mesmo tempo que promove atributos logísticos como a rastreabilidade do produto.
Em qualquer caso, tanto o Pallet Shuttle semiautomático quanto o automático otimizam os movimentos dos sistemas manuais e minimizam, principalmente, a possibilidade de cometer erros no manuseio da mercadoria.
Máximo desempenho para o armazém
Em sua versão semiautomática ou combinada com transelevadores e lançadeiras, o Pallet Shuttle é uma ferramenta logística adequada para otimizar a capacidade de armazenamento da instalação e agilizar as operações que ocorrem dentro do armazém.
A Mecalux tem uma vasta experiência desenvolvendo projetos e implantando sistemas do tipo shuttle automáticos e semiautomáticos. Entre em contato conosco e um consultor especializado analisará seu caso para lhe propor a melhor solução para suas necessidades.