A indústria 4.0 oferece exemplos de clientes que utilizam a última tecnologia para otimizar sua logística

A indústria 4.0 em exemplos reais de empresas

23 jan 2024

A indústria 4.0 oferece inúmeros exemplos de empresas que estão aplicando tecnologias como o gêmeo digital, veículos autônomos inteligentes, Big Data ou cloud computing para conseguir processos mais eficientes e ser mais competitivas.

A indústria 4.0 caracteriza-se por uma completa integração das informações entre o mundo físico e digital na cadeia de suprimentos. A quarta revolução industrial não só está revolucionando os métodos tradicionais de fabricação de produtos, como também sua distribuição, armazenamento e a forma em que os clientes se relacionam com as empresas.

A seguir, apresentamos alguns exemplos de projetos da Mecalux que implementaram tecnologias da indústria 4.0 para otimizar suas cadeias de suprimentos:

Exemplos de simulação digital do armazém

A simulação é uma ferramenta utilizada na indústria 4.0 para desenhar e validar as soluções de armazenagem antes de implantá-las em uma instalação logística. Trata-se de uma tecnologia que prevê o desempenho do armazém e permite projetar qualquer operação de forma virtual antes de ser levada para o mundo real.

Vejamos dois exemplos que refletem a utilidade das simulações na indústria 4.0 com o objetivo de maximizar a produtividade e a segurança das instalações logísticas:

  • Rossignol: A Mecalux utilizou um programa de cálculo estrutural para garantir a estabilidade dos sistemas de armazenagem e projetar o armazém do Grupo Rossignol, marca francesa de artigos de esqui e esportes de inverno. Com a simulação digital, configurada a partir de dados como as características das cargas e do sistema de armazenagem que ia ser instalado, a empresa pôde verificar a resistência que as estantes deviam ter diante de um eventual terremoto. A análise preliminar deu origem à instalação de um sistema de armazenagem resistente a abalos sísmicos projetado para cumprir a normativa EN 16681.
  • Congelados de Navarra: o software Automatic Warehouse Studio (AWS), programa aplicado pela Mecalux em seus projetos automáticos, gera uma reprodução digital do armazém e dos fluxos de trabalho em 3D. Esse aplicativo foi utilizado para realizar o projeto de um dos maiores armazéns autoportantes da Europa, construído para a empresa Congelados Navarra na localidade de Fustiñana (Espanha). A representação digital serviu para controlar e validar o correto funcionamento do armazém automático antes de colocar o equipamento em funcionamento. Sincronizado com o Easy WMS, o AWS recebe informações em tempo real sobre as condições das máquinas para evitar avarias e desajustes no planejamento do armazém.
O Grupo Rossignol utilizou a simulação em seu armazém de Saint-Étienne-de-Saint-Geoirs (França)
O Grupo Rossignol utilizou a simulação em seu armazém de Saint-Étienne-de-Saint-Geoirs (França)

Veículos autônomos inteligentes no armazém

Os robôs móveis autônomos ─ AMR ─ são sistemas de transporte automático de mercadoria capazes de executar tarefas e mover-se pelo armazém sem serem dirigidos por ninguém. Os robôs, equipados com câmeras e sensores de última geração, tomam decisões autônomas para transferir os produtos às áreas de trabalho exigidas pelas operações.

Normagrup, empresa espanhola líder no mercado de iluminação de emergência, se beneficiou dos recursos oferecidos pelos Veículos Autônomos Inteligentes (AIV) em sua fábrica localizada na região das Astúrias (Espanha). A fábrica de Normagrup tem um armazém automático gerenciado pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Para interligar o armazém às três linhas de produção, foram instalados quatro veículos autônomos que transferem as matérias-primas da área de armazenamento para as linhas de produção.

Para que a logística da Normagrup funcione com total capacidade e sem erros, a Mecalux projetou uma solução para interligar os diferentes elementos automáticos que participam da cadeia de suprimentos. "A Mecalux ofereceu uma resposta a todos os requisitos e necessidades que levantamos. Resolveu inclusive a complexidade que representava fazer a interligação dos AMR ao armazém”, afirma Mikel Jaureguizar, diretor-geral de Normagrup, em uma entrevista.

A Normagrup instalou veículos inteligentes em seu armazém localizado na região das Astúrias (Espanha)
A Normagrup instalou veículos inteligentes em seu armazém localizado na região de Astúrias (Espanha)

Projetos baseados no ‘Big Data’

A partir do uso do Big Data na logística, as empresas podem controlar e processar a grande quantidade de informações geradas por suas cadeias de suprimentos. Na logística, a análise de dados fornece benefícios durante a fabricação, armazenamento, transporte e distribuição da mercadoria.

O distribuidor de máquinas e ferramentas Yamazen utiliza o módulo Supply Chain Business Intelligence para consultar e analisar o desempenho das operações de seu armazém no estado de Illinois (E UA) Essa funcionalidade avançada do software de gerenciamento de armazém da Mecalux segmenta e estrutura os dados originados em qualquer instalação. “O Easy WMS se ajusta perfeitamente às particularidades de nosso negócio. Com esse sistema, podemos verificar a disponibilidade das referências e fazer a contagem de estoque em tempo real”, afirma James Hansen, vice-presidente executivo dessa empresa distribuidora de máquinas e ferramentas.

O Supply Chain Business Intelligence promove uma logística flexível e produtiva que se adapta às necessidades das empresas. Por exemplo, a empresa de produtos de embalagem e etiquetagem Intermark equipou seu armazém com o módulo de análise avançada da Mecalux para fazer um monitoramento minucioso das operações logísticas. “Nosso mercado é muito dinâmico e as exigências dos clientes evoluem rapidamente, o que nos obriga a transformar nosso negócio para satisfazer as novas necessidades da clientela. Com esse módulo agora temos informações baseadas em dados que permitem propor mudanças para aperfeiçoar nossa logística”, explica Juan Pablo Calvo, diretor-geral da Intermark.

A Yamazen utiliza a tecnologia ‘Big Data’ para consultar e analisar o desempenho de seu armazém em Illinois (Estados Unidos)
A Yamazen utiliza a tecnologia ‘Big Data’ para consultar e analisar o desempenho de seu armazém em Illinois (Estados Unidos)

O ‘cloud computing’ na indústria

Stand-Privé.com, e-commerce francês especializado em moda feminina e complementos, digitalizou seu armazém em Aulnay-sous-Bois (França) com o Easy WMS. Portanto, agora pode gerenciar 100.000 referências e otimizar a expedição diária de 2.600 pedidos online. O WMS da Mecalux foi instalado na modalidade SaaS (Software as a Service) na nuvem. Os operadores do armazém acessam o software através de qualquer navegador com conexão à internet. Uma das vantagens dessa solução é que permite reduzir os tempos de implementação e proporcionar uma maior escalabilidade para se adaptar ao crescimento do negócio. O Easy WMS também foi integrado ao ERP da Stand-Privé.com para que ambos os programas transfiram dados e informações que permitam conseguir o correto desenvolvimento das operações do armazém.

WISAG, uma das maiores empresas de serviços industriais da Alemanha, implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS na modalidade SaaS em seu armazém da Krefeld. Essa versão do software baseia-se em uma infraestrutura de servidores de alto desempenho na nuvem da Microsoft Azure. O Easy WMS, através da ajuda de terminais de radiofrequência e tablets, envia indicações precisas aos operadores para que armazenem e expeçam 1.000 paletes/dia (500 de entrada e 500 de saída) com um índice de erros zero. “Obtivemos um alto desempenho e, praticamente, não ocorrem erros”, aponta Michael Lederer, diretor da unidade de negócio do Centro de Competências Logísticas da WISAG. O WMS monitora o status da mercadoria da WISAG em tempo real. Para fazê-lo, identifica cada artigo à medida que entra no armazém e, de forma automática, lhe atribui uma localização considerando a referência e nível de demanda.

A WISAG instalou o software de gerenciamento Easy WMS em sua modalidade na nuvem
A WISAG instalou o software de gerenciamento Easy WMS em sua modalidade na nuvem

Exemplos que demonstram que a indústria 4.0 já é uma realidade

Os exemplos da indústria 4.0 refletem como os clientes integraram as últimas tecnologias para potencializar o desempenho de sua logística. Tal como na indústria, a cadeia de suprimentos está imersa em um contexto que muda com frequência sendo cada vez maior o imediatismo exigido pelos clientes. Para enfrentar esses desafios, as empresas devem implantar tecnologias inovadoras em todos os seus processos para criar uma rede logística mais ágil e eficiente.

A flexibilidade na produção, uma maior integração entre as diferentes áreas empresariais e a transformação digital das fábricas se converteram na base da indústria 4.0. Caso você deseje implementar sistemas de armazenagem e de gerenciamento de armazém que permitam enfrentar os desafios da indústria 4.0, entre em contato com a Mecalux. Iremos ajudá-lo a identificar a solução que atenda às suas necessidades logísticas.