Um WMS em versão SaaS é um Sistema de Gerenciamento de Armazém que é hospedado em servidores externos à empresa

O modelo Saas da Mecalux: o gerenciamento do armazém através de ‘cloud computing’

10 nov 2022

O modelo SaaS, como o Easy WMS da Mecalux, é um Sistema de Gerenciamento de Armazém que utiliza a tecnologia cloud computing (computação em nuvem), ou seja, a execução e o armazenamento dos dados do programa são transferidos para os servidores externos da empresa. 

A versão na nuvem do Easy WMS permite que o usuário se conecte a partir de qualquer estação de trabalho sem ter que se preocupar com a manutenção e as atualizações periódicas do sistema. Em seguida explicamos as vantagens de implementar o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux na modalidade SaaS.

Em que consiste o modelo SaaS? 

O modelo SaaS é um software de gerenciamento de armazém implantado na nuvem e cuja manutenção é responsabilidade da empresa fornecedora (conhecido em inglês como software as a service ou SaaS). Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) da Mecalux, está disponível nessa modalidade, tornando mais fácil para o cliente a instalação e oferecendo um custo mais acessível ao fazer a assinatura mediante o pagamento de uma taxa.

Com o modelo SaaS, o usuário pode acessar de forma segura o programa de gerenciamento a partir de qualquer computador ou terminal que tenha conexão à internet. Dessa forma, não é necessário investir na infraestrutura exigida para hospedar o WMS em um servidor próprio e a empresa não precisa se preocupar com sua manutenção. Com o Easy WMS em sua opção SaaS, a Mecalux se encarrega de gerenciar os servidores onde está localizado o software, assim como de configurar as estações de trabalho, os terminais de radiofrequência e outros dispositivos conectados ao sistema. Além disso, o WMS receberá automaticamente as novas atualizações.

No que se refere às funcionalidades, o Easy WMS na nuvem assume as tarefas de um software de armazém avançado: coordena todos os processos do armazém (ou dos diferentes armazéns que a empresa possa ter), otimizando os recursos e automatizando as tarefas mais complexas, como a programação de movimentos dos sistemas automáticos, a definição das rotas de picking mais eficientes ou o gerenciamento das localizações dentro da instalação.

O Easy WMS em sua modalidade SaaS oferece uma interface intuitiva e fácil de usar
O Easy WMS em sua modalidade SaaS oferece uma interface intuitiva e fácil de usar

Razões para optar pelo Easy WMS em SaaS

Uma das principais vantagens do Easy WMS na modalidade software as a service é que a interface e as funcionalidades são as mesmas da versão on-premise (programas localizados nos servidores da empresa), mas sem o custo extra de ter que armazenar todas as informações nos servidores da empresa.

As 4 principais razões para implantar o Easy WMS como o SaaS são as seguintes:

  • Menor investimento inicial: a modalidade de pagamento do Easy WMS na nuvem é por assinatura, ao contrário do modo on-premise que desde o início exige que o cliente arque com os custos do hardware onde o Sistema de Gerenciamento de Armazém é hospedado, assim como com os custos dos diferentes terminais, manutenção do software e licenças perpétuas.
  • Prazo de implementação: na modalidade software as a service, a Mecalux não precisa se deslocar às instalações do cliente para configurar os servidores onde estará localizado o Sistema de Gerenciamento de Armazém. Isso reduz significativamente o tempo de implantação de um aplicativo com essas características.
  • Modalidade escalável: O Easy WMS na nuvem é o aplicativo perfeito para empresas com alta temporalidade ou sazonalidade de produtos. Enquanto a versão on-premise exige um número permanente de licenças para acessar o software, o modo SaaS oferece um número de licenças variável, o que proporciona uma maior flexibilidade para o cliente. O cliente pode adaptar suas licenças para o Easy WMS em função do volume da demanda do produto, dos operadores que tiver em cada armazém ou de acordo com as necessidades específicas do mercado, entre outras possibilidades. 
  • Manutenção: na modalidade SaaS, é o fornecedor de logística quem se encarrega de realizar qualquer processo de manutenção e segurança que for necessário efetuar no Sistema de Gerenciamento de Armazém. Isso significa que o cliente não precisa ter uma equipe de TI que se encarregue dos backups e da integridade dos dados. Além disso, a Mecalux oferece as últimas atualizações do software ao cliente.

No entanto, existe uma desvantagem a considerar na modalidade SaaS em comparação com a versão on-premise: o cliente deve ter o tempo todo uma conexão à internet de baixa latência e suficiente largura de banda em cada um dos equipamentos onde o software é utilizado.

Um WMS como o Easy WMS dá as instruções, passo a passo, para poder fazer um picking adequado e eficiente
Um WMS como o Easy WMS dá as instruções, passo a passo, para poder fazer um picking adequado e eficiente

Projetos do Easy WMS no modo SaaS

Devido às suas vantagens, cada vez mais empresas optam por um aplicativo na modalidade SaaS. De fato, um estudo da consultora Better Cloud indica que mais de 80% das empresas esperam que uma boa parte de suas necessidades de software sejam cobertas por soluções SaaS em 2022. Eis aqui três exemplos de empresas que confiaram o gerenciamento de seus armazéns ao Easy WMS na versão software as a service.

A multinacional norte-americana de máquinas-ferramenta Yamazen precisava de um Sistema de Gerenciamento de Armazém que lhe garantisse um controle efetivo dos movimentos de estoque, algo quase impossível sem um potente software para coordenar as entradas e saídas de mercadorias do armazém. A Yamazen implantou o Easy WMS no modo SaaS, o que permite que os operadores da empresa possam acessar a interface do programa através de qualquer dispositivo conectado à internet, além de deixar as tarefas de manutenção e segurança à Mecalux. "Eliminar as tarefas de manutenção dos servidores é uma grande vantagem para nossa equipe de TI", aponta James Hansen, vice-presidente executivo da Yamazen.

Essa foi a razão pela qual a empresa francesa SurDiscount também escolheu a versão SaaS do Easy WMS: "Nosso ERP XL Soft opera na modalidade SaaS, portanto para nós era óbvio que também deveria ser assim com o WMS. Com essa funcionalidade, não temos que nos preocupar com o gerenciamento do servidor e podemos focar em nossa atividade", afirma Anthony Le Fur, diretor da SurDiscount.

A modalidade na nuvem permite que os operadores coordenem as diferentes operações logísticas em empresas com uma estrutura multiarmazém. Esse é o caso do operador logístico Casintra, que confiou no Easy WMS na modalidade software as a service para sincronizar as tarefas entre seus armazéns, localizados nas Astúrias e Catalunha. Graças ao software, o operador logístico exerce um controle do estoque em tempo real: “Nossos clientes acessam o Easy WMS digitando uma senha para verificar o status de seu estoque”, afirma Javier García, diretor de Operações da empresa.

 

Easy WMS como SaaS: escalabilidade e segurança para seu armazém

O Easy WMS está disponível tanto na modalidade software as a service quanto on-premise, onde o programa é hospedado nos servidores do cliente. A versão na nuvem é a melhor solução para contar com um software de gerenciamento de armazém flexível e escalável: o cliente acessa a interface 100% web do aplicativo mediante o pagamento de uma taxa periódica, que dependerá do número de licenças exigidas de acordo com o momento. 

Com essa opção, o cliente reduz significativamente o investimento inicial, assim como os prazos de implementação do software no armazém. Caso deseje obter mais informações sobre nosso WMS, não hesite em entrar em contato conosco. Um assessor especializado lhe oferecerá a melhor solução para sua empresa.