As empresas utilizam, cada vez mais, estratégias omnichannel no relacionamento logístico e de comunicação com seus clientes

Estratégia omnichannel, o que é e como implementá-la

24 set 2024

As empresas utilizam, cada vez mais, estratégias omnichannel no relacionamento logístico e de comunicação com seus clientes. É habitual consultar a ficha de um produto ou serviço em um site antes de decidir fazer a compra em uma loja física ou retirá-la em um ponto de entrega.

O impacto da estratégia omnichannel, é acentuado nos armazéns onde se prepara um grande número de pedidos para clientes de diferentes canais. Um estudo da Wunderman Thompson revela que 23% das compras feitas na internet acabam sendo devolvidas, por isso, oferecer várias opções de retorno ajuda a melhorar a avaliação global.

O que é uma estratégia omnichannel?

A estratégia omnichannel consiste em criar uma experiência coerente de compra e recebimento de mercadoria ou serviços através do uso de diferentes canais de vendas e comunicação. A prioridade de qualquer negócio consiste em proporcionar as maiores facilidades possíveis aos clientes para que voltem a escolher a empresa no futuro. No aspecto logístico, o fator-chave consiste em flexibilizar a entrada e saída da mercadoria ao longo de vários pontos da cadeia de suprimentos.

A estratégia omnichannel comunicativa pode ser realizada por meios convencionais como o e-mail ou o telefone ou ser mais inovadora graças a ferramentas como chatbots, fóruns ou outras baseadas na inteligência artificial. De acordo com a Zendesk, 70% dos consumidores compram mais de empresas que oferecem conversas fluidas.

A estratégia omnichannel consiste em criar uma experiência de compra e recebimento da mercadoria coerente e fluida
A estratégia omnichannel consiste em criar uma experiência de compra e recebimento da mercadoria coerente e fluida

A estratégia omnichannel vai um passo além da estratégia multicanal. Uma empresa com lojas físicas, redes sociais, call center e um chatbot é multicanal porque conta com várias formas de se comunicar com seus usuários. No entanto, se a informação não for compartilhada entre todos os departamentos, não se pode falar de uma verdadeira estratégia omnichannel.

No modelo omnichannel, as barreiras logísticas e comunicativas são ultrapassadas para que todos os canais abertos ao público funcionem de forma integrada. Sua finalidade consiste em que o consumidor, por exemplo, não tenha que explicar seu caso a vários funcionários ou possa retirar e devolver pedidos em diferentes pontos da cadeia de entrega, o que se traduz na redução de custos de deslocamento para as empresas.

Exemplos de estratégia omnichannel

Muitas empresas já integraram a estratégia omnichannel em sua atividade:

Decathlon

Um dos exemplos mais proeminentes é o da gigante de artigos esportivos Decathlon. A empresa tem como público-alvo tanto os atletas veteranos quanto quem ainda não se iniciaram na prática esportiva, para tal oferece um site que permite adquirir artigos para a realização de qualquer atividade. Permite localizar a loja física mais próxima, comprar online, baixar o aplicativo, receber os artigos em casa ou buscá-los em um ponto físico em menos de duas horas. Se surgirem dúvidas, o serviço de atendimento inclui, opções convencionais de resposta e um chat de bate-papo.

Para enfrentar um volume tão alto de pedidos provenientes de diferentes canais, o comércio varejista dinamizou a preparação de pedidos e ampliou seus armazéns no Brasil, Itália, Reino Unido e Polônia. A Decathlon conseguiu encurtar os prazos de entrega, satisfazer seus usuários online e impulsionar sua expansão graças às soluções da Mecalux. Algumas das soluções instaladas são estantes para paletes, para picking e plataformas.

Rouje

Na França, a marca de moda Rouje incorporou a estratégia omnichannel em seu negócio para prestar um melhor serviço aos clientes e alcançar uma grande projeção internacional. Seu armazém de Paris, durante a alta temporada, distribui até 900 pedidos para clientes online, lojas físicas e corners (pequenos espaços comerciais localizados em grandes superfícies).

A empresa francesa recorreu à digitalização para aumentar a produtividade nas tarefas de picking. Com as instruções do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, boa parte dos pedidos são preparados por cross-docking. Dessa forma, a mercadoria que chega ao armazém é distribuída diretamente sem ter que passar por um período de armazenamento prévio.

Fluxos logísticos da estratégia omnichannel

As empresas que possuem diferentes armazéns ou lojas, para aplicar a estratégia omnichannel precisam de um software logístico que organize as operações, controle o estoque e determine a localização a partir da qual expedir os pedidos. Esses programas organizam a preparação e entrega da mercadoria às agências de distribuição para que estas, por sua vez, se encarreguem de fazer a entrega aos consumidores. O aumento da flexibilidade levou ao surgimento de novos fluxos logísticos relacionados à venda online.

  • Envio a partir do armazém. É o mais comum. Um motorista leva a mercadoria de um centro logístico para o domicílio ou sede do comprador. A personalização do gerenciamento da última milha pode tornar esse processo mais complexo.
  • Compra online para ser retirada na loja. É frequente na estratégia omnichannel. Esse fluxo, também conhecido como BOPIS (buy online, pick up in store), permite que o cliente se encarregue de ir buscar o produto em um ponto de retirada.
  • Envio a partir da loja. Nesse caso, a loja atua como um armazém e despacha os pedidos.
  • Compra online com devolução na loja. Além de compras, os clientes podem fazer devoluções nos estabelecimentos, o que gera novas oportunidades de venda. Esse processo é conhecido como BORIS (buy online, return in store).
Permitir devoluções na loja gera novas oportunidades de venda
Permitir devoluções na loja gera novas oportunidades de venda

Como desenvolver uma estratégia omnichannel?

Implementar uma estratégia omnichannel rentável exige um profundo conhecimento do negócio.

  • Envolva vários departamentos. É necessário envolver várias equipes da empresa na estratégia. Só assim é possível dar uma resposta coordenada ao usuário final sem vazamento de informações.
  • Identifique o público-alvo. Verificar o comportamento dos clientes finais permite estabelecer a estratégia omnichannel da forma mais eficaz. Por exemplo, se o público-alvo for pessoas que praticam esporte, pode ser interessante, além da entrega em domicílio, enviar os pedidos para pontos de retirada localizados perto de academias.
  • Estabeleça os canais. Uma vez realizado o estudo dos consumidores atuais e potenciais, é preciso escolher as ferramentas logísticas e comunicativas que irão satisfazer suas necessidades.
  • Faça o monitoramento da estratégia omnichannel. Abordar uma estratégia omnichannel sem organização ou planejamento prévio pode complicar o funcionamento da cadeia de suprimentos. Instaurá-la proporciona vantagens competitivas, mas se a transferência de dados não for correta pode aumentar as margens de erro.

Uma logística omnichannel coordenada

A logística omnichannel exige uma perfeita coordenação de todos os elementos e processos envolvidos na cadeia de suprimentos. Um software de gerenciamento é uma ferramenta fundamental para fazer um controle minucioso de um estoque muito diversificado. O programa Easy WMS organiza a preparação de uma infinidade de pedidos com múltiplos destinos agilizando o processo logístico.

Caso você esteja pensando em otimizar os processos de trabalho de seu armazém ou centro de expedição, não hesite em entrar em contato conosco, um especialista irá assessorá-lo sobre as melhores opções em automação e software para seu projeto.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: