
ERP vs. WMS, qual deles é mais adequado para a logística e o armazém?
No que diz respeito ao gerenciamento empresarial, existem programas de computador destinados a simplificar a organização de tarefas e facilitar a coordenação e o trabalho em equipe para aumentar a produtividade. Portanto, nesse sentido, os softwares mais conhecidos são o ERP e o WMS.
Qual é a principal diferença entre o ERP e o WMS?
Frequentemente surge o seguinte dilema: ERP vs. WMS? Para responder a essa pergunta, é útil saber o que é cada um desses programas:
- Warehouse Management System (WMS). É um sistema de gerenciamento de armazém que controla a logística de uma empresa. Intervém em todas as operações do armazém, desde o recebimento de matérias-primas e produtos acabados até a distribuição da mercadoria. Oferece uma visão global e transparente sobre o que ocorre em cada ponto da cadeia de suprimentos em tempo real.
- Enterprise Resource Planning (ERP). Um ERP ou sistema de planejamento de recursos empresariais é utilizado para gerenciar e automatizar os processos de uma organização. Reúne informações de diferentes departamentos e, com frequência, pode ser integrado com outros sistemas, como os WMS ou com os sistemas de produção (MES).
Portanto, a principal diferença entre um ERP e um WMS é que, enquanto o primeiro abrange várias áreas de uma empresa, o WMS foca no gerenciamento do estoque e do armazém de forma mais específica.
Quais são os prós e contras de ambas as soluções?
Cada software tem diferentes pontos fortes e sua adaptação a uma empresa está sujeita a circunstâncias particulares. Várias empresas utilizam ambos os sistemas de forma simultânea para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos. Suas principais vantagens são:
WMS | ERP |
---|---|
Aumenta a produtividade e rentabilidade dos armazéns e centros logísticos. | Otimiza o gerenciamento dos vários departamentos de uma empresa. |
Automatiza a cadeia de suprimentos desde o recebimento de matérias-primas até a distribuição omnichannel. | É uma solução para todas as áreas da empresa. |
Além de estabelecer coordenação com sistemas como o ERP, oferece um rápido retorno do investimento. | Facilmente escalável, pode ser integrado com outros sistemas. |
Os melhores oferecem módulos que permitem colaborar com agências de transporte, coordenação com linhas de produção, gerenciamento do estoque em lojas físicas, integração com marketplaces, slotting, automação e robótica... e com tudo aquilo que possa exigir um armazém de última geração. | Pode oferecer módulos de compras, produção, finanças, contabilidade, armazéns, logística, assim como módulos destinados ao departamento comercial. Estes são alimentados por um banco de dados comum. |
No entanto, essas soluções também podem ter algumas desvantagens. No que diz respeito ao ERP, sua implementação pode durar vários anos e, por vezes, as diferenças entre departamentos podem fazer com que a ferramenta não tenha a flexibilidade necessária. Alguns incluem opções de gerenciamento de armazém, mas não oferecem uma visão suficientemente abrangente das operações realizadas nessas instalações.
Se o objetivo for assumir o controle da cadeia de suprimentos, é preferível optar por um software WMS best of breed que se integre ao ERP e a outros sistemas preexistentes na empresa. Um exemplo é o Easy WMS.

O que é mais adequado para o armazém, um ERP ou um WMS?
Tanto os ERP quanto os WMS são componentes importantes para gerenciar a cadeia de suprimentos. No entanto, é necessário responder às seguintes perguntas antes de decidir entre um ERP ou um WMS:
- Quais são os objetivos de longo prazo do negócio e como eles serão medidos?
- Quais processos e sistemas preexistentes deveriam ser integrados ao novo ERP ou WMS?
- Qual será o retorno sobre o investimento proporcionado pelo ERP ou pelo WMS?
Geralmente, e embora algumas funções de ambos os programas se sobreponham, o software WMS é o indicado para trabalhos específicos de logística. As empresas que trabalham neste setor ou que simplesmente buscam dar saída aos seus produtos precisam de soluções que proporcionem valor e coordenem o transporte, o gerenciamento de pedidos, as saídas e a contagem dos estoques.
Aspectos a considerar ao escolher um WMS
Um sistema de gerenciamento de armazém aumenta significativamente a eficiência e a produtividade automatizando certas tarefas, assim como faz um acompanhamento dos níveis de estoque para evitar eventuais rupturas. Há vários fatores a serem considerados para verificar qual WMS é o mais adequado para um centro logístico.
- O tamanho das instalações. Um WMS será mais vantajoso quanto maior for o armazém, assim como se for necessário coordenar várias instalações e lojas. Esses softwares são capazes de obter dados e fornecer informações sobre cada uma delas de forma simultânea.
- O tipo de produto. Esses programas são úteis, mas se tornam fundamentais ao trabalhar com produtos perecíveis, pois permitem evitar os desperdícios e conservar suas propriedades intactas.
- Infraestrutura de TI. Alguns WMS exigem servidores do cliente, enquanto outros operam na nuvem em um sistema SaaS. O Easy WMS, por exemplo, está disponível em ambas as modalidades.
Controle seu armazém com o Easy WMS
Se depois de saber quais são as diferenças entre um ERP e um WMS, descobriu que o tipo de programa que sua empresa precisa é o segundo, podemos ajudá-lo. A Mecalux desenvolveu o Easy WMS para melhorar o desempenho de armazéns manuais e automáticos, centenas de clientes o utilizam diariamente em suas operações. Suas funcionalidades são vitais para o armazém. Além disso, uma equipe composta por mais de 400 engenheiros dedicados ao desenvolvimento do software garante sua constante atualização. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre esta e outras soluções de armazenamento.