Controle de rastreabilidade: solução para uma logística eficaz
O controle de rastreabilidade representa uma das fases indispensáveis do gerenciamento dos armazéns. Com a ajuda da tecnologia e da digitalização, as empresas podem monitorar o status dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos, ou seja, nas etapas de produção, transformação, armazenamento e distribuição.
O que é o controle de rastreabilidade?
O controle de rastreabilidade consiste em rastrear os movimentos de um produto desde que é fabricado até chegar ao cliente final.
A rastreabilidade, além de ajudar a cumprir as regulamentações, é fundamental para garantir a qualidade e segurança da mercadoria. Fazer um monitoramento detalhado dos produtos ao longo de seu ciclo de vida beneficia tanto as empresas quanto os consumidores.
Em setores altamente regulados, como o de alimentos, bebidas, farmacêutico ou químico, as normas, certificações e padrões exigem fazer um monitoramento rigoroso da mercadoria. Os órgãos reguladores de cada país geralmente são muito rigorosos no que diz respeito aos controles do status dos produtos. Na Europa, por exemplo, a rastreabilidade é regida pelo Regulamento CE 178/2002, de cumprimento obrigatório em todos os estados-membros.
As empresas com uma infinidade de referências em estoque e um alto número de entradas e saídas de seus armazéns devem manter um registro detalhado de seus produtos. Esse controle do estoque permite organizar suas operações com maior eficiência e evitar erros na preparação e distribuição de pedidos.
Como controlar a rastreabilidade?
Em primeiro lugar, as empresas devem fazer um estudo preliminar que ajude a definir, entre outras questões, as metas e objetivos a serem alcançados com a instalação de um sistema de controle de rastreabilidade no armazém. O estudo preliminar também exige identificar os processos e áreas específicas da logística onde a rastreabilidade da mercadoria pode ser controlada: desde o recebimento dos produtos até a preparação e distribuição dos pedidos.
Posteriormente, as empresas devem decidir o "como", ou seja, o sistema de identificação que será utilizado para distinguir os artigos e escolher o melhor mecanismo ou ferramenta para controlar o estoque.
A identificação é um processo fundamental para garantir o controle de rastreabilidade. Todos os artigos que uma empresa possui devem ser devidamente etiquetados com um código de barras. A codificação das mercadorias no armazém permite fazer um monitoramento individual de cada produto desde que chega à instalação até ser entregue ao cliente final.
A tecnologia é uma grande aliada para controlar a rastreabilidade. Para rastrear produtos de forma eficaz, é fundamental deixar para trás os métodos de controle manual (como documentos impressos ou planilhas de Excel). Em vez disso, é recomendável adotar ferramentas digitais que centralizem e supervisionem todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), como o Easy WMS da Mecalux, é uma das melhores soluções para otimizar a logística e garantir um controle de rastreabilidade eficaz. Por quê? O sistema faz um monitoramento extremamente rigoroso da localização de cada artigo em tempo real.
O WMS concentra todas as informações em uma única plataforma que os gerentes de logística podem consultar quando necessário. O sistema registra os dados de cada produto: seus movimentos dentro da instalação logística e outros atributos, como data de validade.
Além disso, o WMS estabelece comunicação com outros sistemas como o ERP, o MES ou com o Sistema de Gestão de frotas para compartilhar as informações sobre o status da mercadoria em qualquer uma das etapas da cadeia de suprimentos.
8 vantagens do controle de rastreabilidade
O controle de rastreabilidade oferece inúmeras vantagens, entre as quais se destacam:
- Visibilidade da cadeia de suprimentos. Através do controle de rastreabilidade, as empresas podem fazer o monitoramento da localização e status dos produtos em tempo real ao longo da cadeia de suprimentos. Portanto, obtêm total visibilidade do desenvolvimento das operações, o que facilita a tomada de decisões estratégicas de uma forma mais bem informada.
- Precisão no gerenciamento do estoque. Ao saber a localização exata dos produtos em cada etapa, as empresas podem gerenciar seu estoque com maior rigor. Ter um controle preciso da mercadoria minimiza riscos de excesso de estoque ou de quebras de estoque.
- Redução de erros e perdas. A visibilidade em tempo real ajuda a identificar e corrigir ineficiências nos processos logísticos, como atrasos na preparação e distribuição dos pedidos. Aplicar melhorias nos processos limita as perdas e geram uma maior satisfação aos clientes.
- Cumprimento das regulamentações. Em muitos setores, há regulamentações rigorosas sobre transporte e gerenciamento de mercadorias. O controle de rastreabilidade dos produtos da indústria farmacêutica, química, alimentos ou bebidas ajuda a garantir o cumprimento das regulamentações.
- Gerenciamento da qualidade. O monitoramento das etapas pelas quais passa cada produto ao longo da cadeia de suprimentos também permite controlar a qualidade da mercadoria. Caso se detecte um problema, é possível identificar o motivo com maior rapidez e adotar as medidas corretivas pertinentes.
- Otimização de rotas e prazos de entrega. As informações obtidas através do controle de rastreabilidade podem ser usadas para otimizar as rotas de transporte. Verificar as diferentes etapas pelas quais passa um artigo, também melhora, em última análise, a pontualidade das entregas.
- Resposta rápida a problemas e contingências. Caso ocorra algum incidente, como atrasos na entrega ou problemas de qualidade, o controle de rastreabilidade permite responder de forma mais rápida e eficiente. Por exemplo, as empresas podem antecipar interrupções e adotar medidas corretivas em tempo hábil.
- Redução de custos. Ao otimizar os processos, reduzir erros e minimizar perdas, o controle de rastreabilidade tem um impacto direto no gerenciamento da cadeia de suprimentos, contribuindo para uma redução geral dos custos.
Mercadoria sob controle, maior eficiência logística
Uma logística eficiente é aquela em que todos os processos são otimizados e os produtos controlados. A rastreabilidade fornece às empresas informações precisas sobre todas as suas mercadorias: desde sua localização, a qualquer momento, até os movimentos e mudanças pelas quais passa no decorrer dos vários processos que compõem a cadeia de suprimentos.
Em um mercado cada vez mais exigente, o controle de rastreabilidade é um processo necessário para satisfazer as necessidades dos clientes. A digitalização e o uso de soluções como o Sistema de Gerenciamento de Armazém se tornaram ferramentas essenciais para as empresas. A Mecalux tem uma vasta experiência e diversas soluções digitais para que empresas de qualquer setor otimizem seus processos logísticos. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre as vantagens de nosso sistema de gerenciamento.