As vantagens de implementar um sistema WMS
Um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é um programa logístico que dirige e coordena todas as operações realizadas em uma instalação, desde o recebimento da mercadoria até a preparação e expedição de pedidos ao cliente final. Padrões em logística tão consolidados como as entregas em 24 horas ou a estratégia omnichannel potencializaram o uso de programas especializados no armazém para eliminar o risco de cometer erros e melhorar o desempenho das operações. Embora um software de gerenciamento de armazém proporcione uma infinidade de vantagens em qualquer instalação, pode haver alguma desvantagem? Vejamos.
Como funciona um software de gerenciamento de armazém?
Um software de gerenciamento é uma ferramenta digital que impulsiona a produtividade nos armazéns. Suas funções incluem organizar, controlar e otimizar a entrada e saída da mercadoria, a distribuição de matérias-primas dentro da instalação e o gerenciamento das tarefas dos operadores. Nos armazéns automáticos, o WMS também dirige os equipamentos de movimentação robotizados para garantir uma operação eficiente.
A implementação de um programa logístico elimina a margem de erro decorrente do gerenciamento documental em papel. O programa automatiza o registro de informações sobre os produtos, como o número de lote ou outros atributos como peso ou dimensões do pedido. O software também gera automaticamente as etiquetas necessárias para a identificação de produtos através da tecnologia implementada no armazém: QR Code, código de barras ou radiofrequência.
Quatro vantagens de implementar um WMS
As quatro principais vantagens de digitalizar o gerenciamento de uma instalação logística com um WMS são:
1. Controlar o estoque em tempo real
O sistema de gerenciamento permite controlar de forma exaustiva os níveis de estoque na instalação. O programa registra a entrada e saída de produtos, assim como sua distribuição nas localizações de armazenamento. Portanto, o responsável logístico sempre sabe qual é a quantidade disponível de cada referência.
Ao substituir o gerenciamento documental em papel pela organização digital de processos, o encarregado do armazém tem uma visibilidade total do estoque em tempo real, assim como do registro histórico. O software permite que a empresa esteja menos exposta a riscos como o excesso de estoque, que pode implicar custos excessivos, ou rupturas de estoque, que impediria atender um pedido devido à insuficiência de estoques.
2. Organização das operações
O WMS coordena as operações do armazém para tirar o máximo proveito da logística da empresa. Por exemplo, o software distribui de forma automática os materiais nas localizações de armazenamento, operação conhecida como slotting, baseando-se em regras e critérios preestabelecidos pelo gerente de logística. O gerenciamento de localizações facilita o controle do estoque e melhora o desempenho de processos como o armazenamento e a preparação de pedidos.
O programa não só coordena o movimento da mercadoria dentro da instalação, como também planeja o trabalho dos operadores. O aplicativo multiplica a produtividade das tarefas ao estabelecer as rotas de picking mais eficientes, limitando o número de deslocamentos. O WMS também se conecta a dispositivos de assistência na preparação de pedidos como terminais de radiofrequência, sistemas de picking por voz ou dispositivos pick-to-light, que guiam o operador em suas tarefas.
3. Automação dos processos logísticos
Nos armazéns automáticos, o software de gerenciamento dirige o movimento dos equipamentos robotizados como transelevadores ou transportadores para aumentar a produtividade e evitar que ocorram erros.
Um armazém automático deve contar com um WMS avançado, capaz de se conectar com outros aplicativos como o sistema de controle de armazém (WCS). O WCS executa os movimentos dos equipamentos de movimentação automáticos em coordenação com o software de gerenciamento, um programa de categoria superior que atua como cérebro dirigindo todos os processos do armazém. O software de controle, seguindo as ordens do WMS, proporciona velocidade aos movimentos da mercadoria e, consequentemente, às operações como picking ou reposição de produtos.
4. Integração com outros sistemas da cadeia de suprimentos
A implementação de um software de gerenciamento permite que o armazém compartilhe fluxos de informação com as fábricas ou outras instalações logísticas. O WMS é integrado com outros programas informáticos, como o ERP - Enterprise Resources Planning ou o MES - Manufacturing Execution System, para coordenar as operações logísticas junto a outros departamentos como produção, comercial ou compras, entre outros.
A digitalização permite trocar informações entre todos os elos da cadeia de suprimentos, favorecendo não só a qualidade do serviço, como também a rastreabilidade dos produtos. Uma cadeia de suprimentos integrada é aquela em que fornecedores, produtores, operadores logísticos e distribuidores compartilham informações em benefício do serviço oferecido ao cliente final. Ou seja, os diferentes atores da cadeia trabalham em harmonia para executar os processos de produção e distribuição de pedidos da forma mais eficiente possível.
O sistema WMS oferece alguma desvantagem?
Um software de gerenciamento de armazém é uma ferramenta muito útil para qualquer tipo de instalação. No entanto, um WMS é uma solução parametrizável que se adapta às necessidades da empresa, em função da dificuldade de suas operações, gama de produtos ou complexidade de sua cadeia de suprimentos. Implantar essa solução digital em um armazém exige o acompanhamento de um parceiro logístico, que desempenha um papel decisivo na configuração e implementação do software.
Durante a fase de implementação, o gerente de logística da empresa deve trabalhar em estreita colaboração com o fornecedor para desenhar uma solução que maximize a rentabilidade da instalação. A experiência do parceiro logístico e sua competência serão determinantes no desenho de um software versátil e flexível que elimine o risco de ocorrer erros nas operações logísticas.
Um WMS para uma logística eficiente
Um software de gerenciamento de armazém é a solução digital adequada para se beneficiar de uma logística produtiva. A Mecalux desenhou o Easy WMS, um software versátil, flexível e escalável que potencializa o desempenho de armazéns manuais e automáticos. A Mecalux foi incluída pelo segundo ano consecutivo no relatório mundial Gartner Magic Quadrant for Warehouse Management Systems com seu software de gerenciamento de armazém, o Easy WMS.
Com mais de 360 engenheiros especializados no desenvolvimento do software, o programa de gerenciamento foi implementado em mais de 1.000 instalações em 36 países. Caso você esteja interessado em saber como o Easy WMS pode eliminar o risco de cometer erros em suas operações, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para sua instalação.