Gargalos na empresa: como eliminá-los da logística
As empresas que trabalham para serem competitivas não devem ignorar nenhum aspecto de seu processo produtivo. Embora possa parecer um assunto menor, cada parte tem um peso significativo nos resultados, no tempo de produção e na qualidade do produto. Portanto, recomenda-se monitorar o funcionamento para detectar e erradicar possíveis gargalos operacionais.
O que são os gargalos logísticos?
Os gargalos logísticos são gerados por atividades que atrasam os processos produtivos, pois aumentam o tempo de espera e reduzem a produtividade de uma empresa. Essas falhas ou pontos de estrangulamento reduzem a eficiência e, muitas vezes, aumentam o custo final do produto.
Os gargalos operacionais limitam a capacidade das empresas e diminuem o ritmo dos projetos. Com frequência, são causados por sistemas ou softwares obsoletos utilizados na empresa, mas também podem ser desencadeados por um desempenho deficiente dos funcionários. Outras causas possíveis são a falta de organização e planejamento, comunicação interna ineficaz ou problemas com os fornecedores.
Tais obstáculos geram um efeito negativo nos resultados, portanto devem ser identificados para adotar as medidas necessárias.
Principais gargalos operacionais na empresa
Os pontos de estrangulamento no processo de produção normalmente têm algumas causas comuns independentemente do setor. Vejamos alguns exemplos:
- Relacionados ao pessoal. Uma sobrecarga de trabalho em uma determinada fase da cadeia produtiva pode atrasar todas as demais etapas.
- Falta de comunicação com os clientes. Não definir previamente cada aspecto das entregas pode levar a atrasos.
- Sistemas de gerenciamento manuais ou obsoletos. Erros nos programas organizacionais podem complicar a tarefa.
- Trabalho em dobro. Recomenda-se definir quem é o responsável por cada tarefa e suas respectivas funções para evitar repetições.
Como evitar gargalos na logística?
Existem vários métodos para detectar gargalos operacionais, mas todos eles compartilham algumas etapas:
Planeje os processos da empresa
Mapear os fluxos de trabalho é um bom ponto de partida para resolver possíveis problemas. Para tal, podemos implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), além de fazer visualizações manuais usando o método Kanban, gráficos de Gantt ou listas de tarefas que permitem observar como os trabalhos são distribuídos e em que ponto específico ocorrem os bloqueios. A metodologia Kanban, por exemplo, baseia-se no uso de quadros organizados por colunas que permitem visualizar facilmente as tarefas ativas, as pendentes e as concluídas.
Implemente soluções para resolver os gargalos da empresa
Após detectar os elementos que estão atrasando as restantes fases da cadeia produtiva, é necessário adotar ações corretivas para erradicar os gargalos da empresa:
- Volume de trabalho. Estimar a força de trabalho que será necessária em cada fase ajuda a antecipar possíveis picos de trabalho e evita a formação de gargalos logísticos. Programas como o Labor Management System (LMS) da Mecalux medem a produtividade das instalações, assim como otimizam a logística em armazéns e centros de distribuição. Desse modo, os operadores recebem instruções em seus terminais podendo percorrer rotas mais rápidas para preparar pedidos sem fazer deslocamentos desnecessários. Existem outras formas de não sobrecarregar as equipes de trabalho que consistem em terceirizar algumas tarefas, tais como os operadores logísticos, planejar os projetos com prazos mais longos, ou reforçar o quadro de pessoal.
- Fluxos da mercadoria. Implementar um software que agilize os processos e forneça visibilidade e controle dos mesmos pode fazer a diferença no desempenho de uma empresa. Em um armazém desorganizado, os gargalos logísticos podem aparecer a qualquer momento, portanto, implementar um software de gerenciamento, como o Easy WMS, permite regular os fluxos e atribuir as docas de carga e localizações. O Easy WMS controla o estoque com total rastreabilidade, permitindo que os gerentes de logística saibam permanentemente onde estão localizados os artigos. Também é possível evitar a formação de gargalos utilizando sistemas de armazenagem adequados ao tipo de produto que será armazenado, sejam automáticos ou manuais, e evitar o excesso de estoque.
- Transporte e veículos. Um ponto onde podem surgir gargalos logísticos são as docas de carga. Para não congestionar essa área estratégica, é essencial preparar antecipadamente a chegada da mercadoria e que todas as pessoas envolvidas saibam quais pedidos devem chegar, assim como seus horários. Programas como o Sistema de Gestão de Pátio (YMS) monitoram os movimentos dos veículos e fornecem dados sobre as entradas e saídas. Dessa forma, as operações realizadas nas docas de carga e descarga estão sincronizadas para reduzir o tempo de espera e manter uma comunicação fluida com os clientes, fornecedores e transportadoras.
Avalie as mudanças e o desempenho
Algum tempo depois da implantação dessas medidas, é necessário avaliar a eficácia do plano de ação para comprovar se os gargalos da empresa foram eliminados ou pelo menos reduzidos. Permitirá comparar a qualidade e a rapidez dos processos antes e depois e as informações extraídas serão úteis para evitar possíveis gargalos logísticos no futuro.
Os gargalos da empresa podem ser desmoralizantes para o pessoal, por isso é útil comunicar as mudanças que serão realizadas à equipe e pedir-lhe sugestões de melhoria.
Vantagens de dizer adeus aos gargalos logísticos
Além de aumentar a produtividade, eliminar os gargalos operacionais também proporciona outros benefícios. Por exemplo, respeitar os prazos de entrega e manter o estoque em níveis adequados gera confiança entre clientes e fornecedores melhorando seu relacionamento. Nos casos relacionados aos funcionários, a satisfação deles também aumenta.
Se você precisa de ajuda para identificar e eliminar os obstáculos logísticos que estão retardando os trabalhos realizados pela sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco. A Mecalux é especialista em projetar soluções logísticas baseadas nas necessidades de seus clientes através de sistemas automáticos, convencionais e software de gerenciamento. Podemos assessorá-lo sobre como melhorar seu armazém para atingir seu máximo potencial.