Processos logísticos: fatores-chave para uma cadeia de suprimentos otimizada
A importância estratégica dos processos logísticos na atividade de uma empresa e, especialmente, na cadeia de suprimentos é fundamental. As empresas que têm uma logística eficiente são mais produtivas e competitivas, porque podem otimizar os custos operacionais e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
Com a consolidação de novos padrões de consumo como a estratégia omnichannel, o gerenciamento competente dos processos logísticos costuma representar uma vantagem competitiva. Por isso, cada vez mais empresas optam por implementar novas tecnologias que proporcionem um serviço eficiente e sem erros para o cliente final.
O que são os processos logísticos?
Os processos logísticos abrangem todas as atividades pelas quais passa um produto desde que é fabricado até ser entregue ao cliente final, passando pelo transporte, armazenamento e sua posterior distribuição. O objetivo é entregar a quantidade de material solicitada no momento e local adequados e pelo preço previamente estabelecido.
O primeiro passo para ter uma cadeia de suprimentos otimizada consiste em gerenciar com rigor todas as atividades integradas nos diferentes processos logísticos. As empresas devem garantir a correta distribuição dos recursos e informações em todos os elos que compõem sua logística.
Em um contexto em que a indústria 4.0 assume um papel de destaque, a automação na logística constitui a solução que cada vez mais empresas utilizam para continuar sendo competitivas. O gerenciamento dos processos logísticos melhora consideravelmente quando todas ou parte das operações da cadeia logística são automatizadas, incluindo a transferência de informações.
Cinco processos logísticos: como otimizá-los, com exemplos
Os cinco processos logísticos mais comuns são: aprovisionamento, armazenamento, gerenciamento de estoques, preparação e expedição de pedidos e transporte e entrega da mercadoria.
1) Aprovisionamento
O aprovisionamento tem por finalidade abastecer o centro logístico, fábrica ou ponto de venda com matéria-prima ou mercadoria, visando garantir o correto desenvolvimento da atividade empresarial, ou seja, produção, distribuição ou vendas. Ter um armazém organizado e bem coordenado é um fator-chave para conseguir um gerenciamento de aprovisionamento eficiente e rentável. As empresas que incorporam um software de gerenciamento de armazém (WMS) em seus processos logísticos podem organizar o nível de estoques em função da estratégia de abastecimento.
O aprovisionamento também inclui o envio de mercadoria para a área produção. Para otimizar essa fase logística, o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento da Mecalux, oferece a funcioandlidade WMS para produção, que garante um aprovisionamento ininterrupto de matéria-prima às linhas de produção. Além disso, o sistema conecta-se ao software de controle de produção (sistema MES) para sincronizar as operações do armazém com os processos produtivos e garantir o abastecimento. Essa funcionalidade avançada proporciona uma rastreabilidade total de todos os processos e uma visibilidade dos artigos em tempo real.
Um exemplo de empresa que otimizou o processo de aprovisionamento com o auxílio da digitalização é a firma francesa Dexel. A empresa, que fabrica adesivos, seladores e material para isolamento acústico, reduziu o tempo necessário para sua fabricação graças a uma logística just-in-time gerenciada pela funcionalida WMS para ambiente produtivo. “O abastecimento das linhas de produção com suprimentos deve ser impecável para garantir a correta fabricação dos artigos. Nossa prioridade é ter um histórico completo de nossos produtos, especificando todas as informações relativas aos processos produtivos e logísticos pelos quais passaram cada um deles”, explica Nathalie Burgals, diretora Financeira da Dexel.
2) Armazenamento
O armazenamento abrange as atividades relacionadas a guardar, proteger e conservar corretamente as mercadorias pelo tempo necessário. Para realizar essa atividade, é preciso que a empresa escolha o sistema de armazenagem que melhor se ajuste às suas necessidades logísticas considerando o layout do armazém e as características da mercadoria. É essencial escolher corretamente a quantidade e o tipo de equipamentos de movimentação para manusear a mercadoria, porque disso depende o desempenho da instalação.
A automação e a digitalização se tornaram os melhores aliados para otimizar o armazenamento de mercadoria. As empresas utilizam soluções automáticas como transelevadores, transportadores, Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS) ou lançadeiras, entre outros, visando melhorar o desempenho e minimizar erros.
Uma empresa como a IKEA Components é um exemplo disso, pois modernizou sua logística com sistemas automáticos que permitem preparar com sucesso 99% dos pedidos. “Com a automação podemos enfrentar adequadamente a flutuação do número de pedidos. Dessa forma, durante a pandemia, o volume de atividade flutuou o tempo todo, pelo qual a automação nos permitiu ajustar nossos recursos às necessidades do mercado. Graças à robotização, também otimizamos custos logísticos e operacionais”, indica Frantisek Stora, diretor-geral da IKEA Components na Eslováquia.
3) Gerenciamento de estoques
Outro processo logístico relevante é o controle do estoque para determinar a quantidade de estoque e a periodicidade dos suprimentos para satisfazer as necessidades dos clientes. Um gerenciamento do estoque eficiente tem um impacto direto no desempenho das operações envolvidas no processo logístico e reduz a exposição a situações de excesso ou quebra de estoque.
Para controlar a mercadoria com exatidão e eficácia, é recomendável instalar um programa de gerenciamento de armazém. Esse software permite que as organizações possam controlar em tempo real os recursos disponíveis em suas instalações, saber a localização exata de cada artigo, supervisionar as entradas e saídas dos produtos e calcular antecipadamente o momento em que a mercadoria vai se esgotar. Para fazê-lo, o WMS identifica e registra os produtos assim que chegam ao armazém e lhes atribui uma localização baseando-se nas necessidades da empresa (slotting). Consequentemente, a rastreabilidade dos produtos é total.
O gerenciamento digital do estoque permite obter uma operação mais eficiente. Por exemplo, a Heidelberg, multinacional fornecedora da indústria da impressão, utiliza o Easy WMS em seu armazém de Barcelona para otimizar o gerenciamento de estoques. Segundo afirma Sonia Ros, gerente de Logística da empresa: "Graças ao Easy WMS conseguimos simplificar o gerenciamento do estoque. Melhoramos, sem dúvida alguma, o tempo de resposta, a localização dos produtos e os controles de qualidade”.
4) Preparação e expedição dos pedidos
A preparação de pedidos é a operação responsável por acondicionar os produtos solicitados pelos clientes para serem expedidos a um custo mínimo e no menor tempo possível. Junto ao transporte, este é o processo logístico que mais influencia a satisfação final do cliente, porque um bom serviço só é possível se os pedidos forem entregues a tempo e sem erros.
As operações de preparação e expedição de pedidos incluem diversas atividades, desde o deslocamento dos operadores pelo armazém e a coleta dos produtos das estantes, até a organização e consolidação da mercadoria, sua embalagem e, finalmente, seu carregamento no caminhão.
Os pedidos podem ser enviados para o cliente final, fábrica, outros armazéns ou lojas da empresa. Utilizar um WMS é fundamental para informar sobre cada novo pedido que entra no sistema e, dessa forma, garantir a agilidade nas entregas e erradicar a margem de erro no picking. O software pode conectar-se aos dispositivos de assistência ao picking, como os dispositivos luminosos pick/put-to-light ou o picking por voz, para otimizar a operação.
“Com o Easy WMS agilizamos todos os nossos processos e, consequentemente, 90% dos artigos encomendados antes do meio-dia são expedidos nesse mesmo dia”, explica Jordi Colilles, diretor digital da Motocard. A cadeia de lojas especializadas em equipamentos e acessórios para motociclistas Motocard equipou seu armazém com o WMS para e-commerce da Mecalux para facilitar a preparação de pedidos cujo destino sejam suas lojas físicas e clientes online. A instalação do Easy WMS representa um ponto de inflexão na logística da Motocard. A supervisão do WMS e a otimização dos percursos dos operadores beneficiaram de forma significativa a empresa, que obteve um maior dinamismo nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
5) Transporte e entrega dos pedidos
O gerenciamento da última milha, ou seja, o trecho final do processo de entrega da mercadoria é um dos principais desafios da logística. Os produtos devem superar inúmeros obstáculos desde que saem do centro de distribuição até chegarem ao seu destino final. Otimizar os custos de transporte e entrega pode ser um fator-chave para obter processos eficientes e diferenciar-se da concorrência.
Nessa etapa logística, os e-commerce costumam trabalhar com uma ou várias agências de transporte. Para evitar atrasos e falhas que podem originar reclamações dos clientes e, consequentemente, reduzir o crescimento do negócio, as empresas devem coordenar os processos de embalar e etiquetar mercadoria junto às agências de transporte.
Visando otimizar o último processo logístico, a Mecalux desenvolveu a solução Sistema de expedição logística, uma funcionalidade avançada que agiliza a expedição da mercadoria por meio da coordenação com os softwares das principais agências de transporte. O programa organiza as operações de embalar, etiquetar e enviar os pedidos para garantir que não ocorrem erros nessa fase logística.
“Conseguimos melhorar o processo de expedição da mercadoria, assim como eliminamos os erros nos envios”, afirma Vincent Beaufreton, gerente de desenvolvimento da Espace des Marques, após implementar o Software para gestão da expedição logística em seus dois armazéns localizados na França. A correta distribuição do armazém e da organização das operações permitiram que a loja virtual de roupa e calçado triplicasse o número de pedidos expedidos.
Processos logísticos sincronizados em prol da eficiência
Disponibilizar processos logísticos bem coordenados, melhora o serviço ao cliente final e otimiza os custos e recursos da empresa. Diante das complexidades da logística atual, automatizar a tomada de decisão através de programas logísticos e soluções automáticas pode ser o caminho para a eficiência.
Um software como o Easy WMS coordena o fluxo de informações com outros elos da cadeia de suprimentos para obter processos logísticos sincronizados e produtivos. Caso você esteja interessado em aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pela automação e digitalização na logística de sua empresa, entre em contato conosco, um consultor especializado irá identificar a solução mais adequada para satisfazer suas necessidades.