IKEA Components automatiza seu armazém em Malacky sem interromper as operações
IKEA Components moderniza sua logística com sistemas automáticos da Mecalux que permitem preparar 99% dos pedidos com sucesso.
A IKEA Components, uma empresa de embalagem e entrega de acessórios e componentes para móveis, automatizou seu depósito em Malacky, na Eslováquia. Mecalux instalou transelevadores trilaterais e transportadores para paletes em cada um dos doze corredores do armazém, assim como o Easy WMS.
IKEA Components: embalagem e entrega de acessórios para móveis
Fundada em 1943 na Suécia, IKEA passou de uma pequena empresa dedicada à venda de móveis por catálogo a uma das multinacionais mais reconhecidas do mercado. Atualmente, comercializa móveis, objetos para o lar e artigos de decoração de design contemporâneo em 62 mercados ao redor do mundo. A IKEA Components, uma filial de IKEA, é responsável pela embalagem e entrega de componentes e acessórios de móveis.
- Ano de fundação: 1943
- Presença internacional: 62 mercados
- Número de lojas: 460
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Automatizar um armazém convencional sem interromper as operações, é uma prioridade para as empresas e um desafio para os fornecedores de sistemas de armazenamento. IKEA Components, empresa que se dedica a embalagem e distribuição de acessórios para móveis, precisava de modernizar o seu armazém situado em Malacky (Eslováquia) para se manter competitiva.
Frantisek Stora, Diretor-geral de IKEA Components Eslováquia, explica: “Tínhamos experiência em automação de armazéns, mas, em geral, sempre em projetos greenfield, ou seja, concebidos desde o início. Com a ajuda da Mecalux conseguimos transformar uma instalação existente, aproveitando a estrutura do armazém e as estantes. O projeto tem sido um desafio mais complexo do que noutras ocasiões, mas agora que está concluído, posso confirmar que a sua execução foi um sucesso para nós.”
Antes de ser automatizado, o armazém de IKEA Components tinha doze corredores de estantes para paletes que foram gerenciados através empilhadeiras trilaterais. Com o aumento do ritmo de produção, a empresa percebeu que havia chegado a hora de investir em sistemas robóticos. “No passado, nossa prioridade era a automação dos processos produtivos, mas nos últimos anos decidimos também modernizar nossa logística interna”, afirma Stora.
O processo de automatização do armazém de IKEA Components, realizado em quatro fases, culminou na instalação de 12 transelevadores e transportadores que conectam a área de armazenamento com os pontos de entrada e saída da mercadoria proveniente da produção. O transelevadores trilaterais é um sistema ideal para automatizar estantes convencionais de forma simples e econômica sem modificar sua estrutura e sem interromper o funcionamento do armazém.
Na metade do projeto, as tarefas de picking foram eliminadas porque a empresa passou a receber e distribuir paletes completos, sem a necessidade de dividi-los. Esta modificação, testada com o software de simulação Easy M, obrigou a corrigir a organização e layout do armazém. Como consequência, Mecalux mudou a direção do movimento dos transelevadores e do circuito de transportadores para transferir os paletes de forma totalmente automática para a área de expedição.
O resultado desse projeto de automação logística permitiu que a empresa aumentasse sua eficiência: “Com a solução automatizada, agora podemos concluir com sucesso 99% dos pedidos no prazo. A IKEA Components pretende fornecer à multinacional do mobiliário todos os acessórios necessários ao fabrico dos produtos. Para nós, é de vital importância ter processos logísticos internos muito sólidos que nos façam cumprir os prazos estabelecidos”, observa Stora.
Software de simulação de armazéns Easy M
Durante a segunda e terceira fase do projeto, a Mecalux utilizou um software de simulação para criar uma representação virtual de todos os elementos encontrados no armazém de IKEA Components; entre outros, mercadorias, sistemas de armazenamento e equipamentos de manutenção.
Esta tecnologia é utilizada para realizar uma infinidade de testes para prever o desempenho do armazém e verificar, por exemplo, se a incorporação de novos sistemas de armazenamento ou processos logísticos terá impacto na produtividade, ou se podem ser gerados gargalos.
O objetivo da simulação foi verificar se o projeto da instalação poderia absorver os fluxos exigidos nas fases 2 e 3, tanto de armazenamento e extração quanto de entrada e saída de paletes nos transportadores. O resultado da simulação confirmou que o design da instalação e o transelevador foram preparados para realizar os ciclos necessários: 85 movimentos combinados de paletes/hora para a fase 2 e 125 movimentos combinados para a fase 3.
No final da simulação, o Easy M gerou um relatório especificando todos os fluxos de movimentação possíveis no armazém de componentes da IKEA, cargas de trabalho e tempos de inatividade. A análise foi complementada por uma representação 3D animada de toda a instalação projetada, na qual podem ser vistas as unidades de carga em movimento.
Nosso principal requisito era projetar e equipar o armazém com sistemas automáticos. Antes tínhamos que gerenciar o nosso armazém manualmente, e agora, uma vez automatizado, já não temos de nos preocupar com os movimentos dos paletes porque os equipamentos automáticos fazem-no por nós.
Armazém automático conectado à produção
“Hoje, 90% das localizações de paletes são gerenciadas com transelevadores trilaterais. A automação nos permite enfrentar as flutuações no número de pedidos com solvência. Assim, durante a pandemia, o volume de atividade foi subindo e descendo constantemente, pelo que a automatização nos ajudou a ajustar os nossos recursos às necessidades do mercado. Graças à robotização, também otimizamos os custos logísticos e operacionais”, comenta Stora.
O armazém de IKEA Components é composto por doze corredores com estantes de 14 m de cada lado que armazena os paletes procedentes da produção. O sistema, que se destaca pela versatilidade, foi personalizado para poder armazenar mercadorias em cinco alturas diferentes.
Os transelevadores trilaterais são projetados para executar três movimentos diferentes: um longitudinal, ao longo do corredor, outro vertical, para levantar e abaixar o berço com a mercadoria, e um terceiro movimento em profundidade para introduzir e retirar os paletes das estantes.
Pavol Masarovič, diretor de Operações da IKEA Components, descreve como funciona a instalação: “Todas os paletes que chegam ao armazém vêm da nossa área de produção e são transportadas por veículos guiados automaticamente para os postos de inspeção de entrada. Uma vez nos transportadores, o software escolhe um dos doze corredores e a posição exata da estante para armazenar cada palete. Posteriormente, quando o sistema de gerenciamento cria uma ordem de saída, todo o processo de expedição é também efetuado de forma automática até a palete chegar à área de carga.”
Vantagens dos transelevadores trilaterais
- Adaptabilidade e fácil implementação: a solução adapta-se a qualquer armazém com estantes convencionais servidas por empilhadeiras trilaterais.
- Aumento de produtividade: os transelevadores podem trabalhar 24 horas e proporcionam grande agilidade operacional graças ao seu funcionamento em ciclos combinados.
- Integração com outros sistemas: o transelevador trilateral integra-se com outros equipamentos de movimentação automática, como transportadores, bem como com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.
- Redução de erros: o armazenamento e extração automática de paletes elimina erros derivados do manuseio manual de mercadorias.
- Aproveitamento máximo do espaço: ao contrário de outros modelos de transelevadores, os trilaterais operam a partir do nível 0 e não requerem extremidade superior.
- Segurança: graças à substituição das empilhadeiras por transelevadores, o armazém é mais seguro e minimiza-se qualquer risco derivado do gerenciamento manual da mercadoria.
Rastreabilidade de componentes em tempo real
“Com o software de gerenciamento de armazéns conhecemos em tempo real os estoques e os fluxos de material da instalação”, afirma Masarovič.
Para controlar o estoque em tempo real, os postos de inspeção de entrada (PIE) fazem a leitura automática da etiqueta de cada palete que os veículos guiados automaticamente transportaram da produção. Assim, verifica-se que o palete corresponde à previamente indicada pelo software de gerenciamento empresarial IKEA Components. No PIE, colocado no circuito de transportadores, verifica-se também que as dimensões e o estado dos paletes cumprem os requisitos para poderem ser armazenados.
Para atribuir a localização ideal aos paletes, o software faz uma série de cálculos que consideram os espaços vazios, a referência e o nível de demanda de cada artigo. Após a execução da estratégia de distribuição de estoque (slotting), intervém a robotização: através de transportadores e um transelevador, os paletes são transferidos automaticamente para o local correspondente. Depois de armazenadas, o software de gerenciamento controla o estado de toda a mercadoria em tempo real e reporta qualquer movimentação que ocorra.
Aposte na logística 4.0
“A automação nos dá flexibilidade e eficiência, bem como a capacidade de armazenamento de que precisamos. Além disso, o armazém automatizado também nos dá visibilidade do estoque em tempo real”, diz Masarovič.
A IKEA Components impulsionou sua taxa de crescimento por meio da tecnologia, integrando produção e logística de forma automática. A empresa entrou na indústria 4.0 com o objetivo de realizar um controle mais exaustivo dos processos, prestar um serviço mais eficiente e enfrentar os desafios futuros com autonomia.
A relação com a Mecalux sempre foi muito profissional. Antes deste ambicioso projeto já havíamos trabalhado juntos, mas depois de automatizar nosso armazém, a eficiência da Mecalux ficou ainda mais clara para nós, se possível.
Galeria
Armazém com transelevadores trilaterais IKEA Components em Malacky, Eslováquia
Fale com um especialista