IA conversacional na indústria e na logística
A inteligência artificial continua a progredir e é cada vez mais capaz de simular processos que até agora estavam sujeitos à intervenção humana direta. A IA conversacional, da mesma forma que outras tendências como a visão artificial, já é utilizada pelas empresas em vários aplicativos, sendo muito frequente em dispositivos de fábricas, escritórios e residências.
O que é a IA conversacional?
A IA conversacional é uma inteligência artificial treinada para simular conversas entre humanos. Para tal, utiliza o processamento de linguagem natural (PLN ou NLP em inglês), um campo da IA que permite que os computadores compreendam e processem a comunicação entre pessoas, grandes volumes de dados e tecnologias de machine learning. Alguns dos usos mais conhecidos e que permitem entender o que é a tecnologia conversacional são os chatbots ou agentes virtuais programados para que os usuários resolvam suas dúvidas ou marquem compromissos, mas não são os únicos.
Qual é a tecnologia utilizada pela IA conversacional?
Esta inteligência precisa de grandes quantidades de dados, escritos ou de áudio, para o treinamento que permitirá compreender e processar diferentes idiomas. Neste sentido, aplica uma combinação de PLN, modelos básicos e aprendizagem automática.
- Machine learning. Este campo da IA é composto por algoritmos e dados que melhoram continuamente devido à experiência que adquirem. A IA aumenta sua capacidade de reconhecer padrões utilizando-a para fazer previsões mais precisas.
- Processamento de linguagem natural. É o método pelo qual a língua é analisada com a ajuda de machine learning na IA conversacional. Além disso, os algoritmos de ML aumentam a qualidade dos diálogos à medida que aprende. Consiste em quatro etapas que transformam os dados não estruturados em um formato legível por computador para que este possa gerar uma resposta adequada:
- Geração de entradas. Os usuários inserem as informações através de um site ou aplicativo, seja em formato de voz ou por escrito.
- Análise. Se a entrada for um texto escrito, a IA conversacional utilizará a compreensão da linguagem natural (NLU na sigla em inglês) para decifrar seu significado e reconhecer sua intenção. No entanto, se os dados forem um áudio ou uma gravação, o uso de NLU será combinado com o reconhecimento automático da fala (ASR em inglês).
- Gerenciamento do diálogo. Em seguida, a geração de linguagem natural (NLG em inglês), um dos componentes do PNL, oferece uma resposta.
- Reforço da aprendizagem. Finalmente, os algoritmos de machine learning refinam as informações ao longo do tempo para melhorar sua qualidade.
Exemplos de IA conversacional
A tecnologia de IA conversacional já está presente em inúmeros aplicativos e com diferentes nomes:
- IA generativa. Utiliza a IA conversacional para melhorar as trocas escritas ou orais.
- Chatbots. Costumam ser utilizados no atendimento ao cliente. Respondem às suas perguntas mais frequentes e prestam assistência.
- Assistentes virtuais. Geralmente são ativados por voz e compatíveis com dispositivos móveis e alto-falantes inteligentes.
- Software de conversão de texto em voz. É útil para gerar audiolivros e outras indicações, como os leitores de tela, frequentemente utilizados por pessoas com deficiência visual parcial ou completa.
- Programas de reconhecimento de voz. Transcrevem conferências ou chamadas telefônicas, assim como geram legendas de forma simultânea.
Portanto, a IA conversacional torna-se uma aliada da acessibilidade, dos serviços de atendimento ao cliente online, dos dispositivos industriais com Internet das Coisas e até mesmo dos alto-falantes domésticos. Também é utilizada nos aplicativos de business intelligence. A inteligência empresarial conversacional combina a IA conversacional com os recursos da análise de dados, permitindo que os usuários possam obter visualizações e explicações dos resultados.
Vantagens da IA conversacional na empresa
O uso das inteligências artificiais treinadas para simular diálogos oferece vários benefícios:
- Atendimento 24 horas. A IA conversacional atende às pessoas a qualquer momento, sem necessidade de ter agentes humanos por perto.
- Redução de custos. Este tipo de assistência reduz os recursos necessários para fornecer, por exemplo, serviços de atendimento ao cliente.
- Automação de tarefas. Utilizar esta tecnologia para tarefas como a transcrição de textos pode reduzir os erros humanos e acelerar processos.
- Experiências personalizadas. Estes sistemas são capazes de recordar as preferências e históricos dos clientes sendo cada vez mais utilizados nas estratégias omnichannel. Este tipo de tratamento ajuda a aumentar as vendas e a melhorar a avaliação que os usuários fazem da marca.
- Escalabilidade. Permitem expandir os recursos dessas IA rapidamente, sendo excelentes aliadas durante os picos de demanda, como na Black Friday.
O design da IA conversacional
Existem várias ferramentas para construir chatbots e IA conversacionais, mas seu design ainda exige intervenção humana. Os modelos que atendem aos clientes são treinados através de machine learning e de conversas reais. Estas são etiquetadas por analistas humanos e agentes de call center, e ampliadas com dados sobre o comportamento, como os sites vistos anteriormente, o status do pedido e inclusive com fontes externas como a meteorologia ou possíveis acontecimentos. Dessa forma, é possível conseguir previsões mais inteligentes e resolver os problemas com maior rapidez. O machine learning também é usado para escanear diálogos entre clientes e operadores com o objetivo de determinar padrões.
Diferença entre um chatbot e a IA conversacional
A linha que separa os chatbots da inteligência artificial conversacional pode parecer tênue, mas uma tecnologia é consequência da outra. A IA conversacional engloba um conjunto de tecnologias fundamentais para o desenvolvimento de chatbots, ou seja, um chatbot inteligente é um aplicativo criado a partir de uma plataforma de IA conversacional.
Enquanto um chatbot é um aplicativo que simula uma conversa, a IA conversacional permite utilizar interfaces de usuário omnichannel, fornece contexto, processa a linguagem, se antecipa às necessidades do cliente e se integra em outros sistemas com análises avançadas. Um chatbot tem uma complexidade menor.
A IA, uma aliada no armazém
Na Mecalux trabalhamos para que as instalações logísticas de nossos clientes sejam de última geração e aproveitem os mais recentes avanços, como a inteligência artificial, em operações de picking ou o posicionamento dos transelevadores. Somos especialistas em automação e desenvolvemos o Easy WMS, nosso próprio software para melhorar o desempenho dos armazéns. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre esta e outras soluções de armazenamento.