Gerente de logística: perfil e funções
A profissão de gerente de logística está em alta, sendo muito valorizada em qualquer tipo de empresa. Em um contexto onde a logística se tornou um elemento-chave para a competitividade empresarial, o chefe de logística assume um papel especial, uma vez que ele pode otimizar todos os processos que compõem a cadeia de suprimentos.
Uma das funções básicas de um gerente de logística é planejar as operações para que os produtos sejam entregues aos clientes nos prazos combinados. O primeiro passo para expedir a mercadoria com pontualidade é fazer um controle do estoque preciso, uma tarefa fundamental para organizar o aprovisionamento e ter os produtos necessários no momento certo.
O que é um gerente de logística?
O gerente de logística tornou-se um profissional estratégico para qualquer negócio. É a pessoa encarregada de supervisionar as operações da cadeia de suprimentos, desde o manuseio e armazenamento da mercadoria até sua entrega aos pontos de venda ou ao cliente final. Dentre suas funções, destaca-se fazer o planejamento da estratégia logística que a empresa seguirá e satisfazer as necessidades dos clientes.
A logística das empresas é cada vez mais complexa. A consolidação de vários canais de venda, a mudança nos hábitos de consumo dos clientes, assim como os envios realizados em 24 horas e o gerenciamento das devoluções dos produtos têm aumentado as dificuldades nos processos logísticos. Diante de todas essas mudanças, as empresas devem ter um gerente de logística capaz de garantir um serviço eficiente aos clientes.
O gerente de logística é um perfil multidisciplinar. Não só organiza e planeja os processos da cadeia de suprimentos, como também coopera com outros departamentos para atingir os objetivos, por exemplo, que as agências de transporte distribuam os pedidos pontualmente e nas condições combinadas com os clientes.
Esse profissional mantém contato com todos os elos da cadeia de suprimentos. Por exemplo, em armazéns que alimentam linhas de produção just-in-time, o gerente de logística deve garantir uma boa comunicação entre os fornecedores, o armazém e as linhas de produção para ter um fluxo de mercadorias na quantidade precisa e no momento certo.
Funções de um gerente de logística
A função básica de um gerente de logística é garantir a eficiência nos processos que compõem a cadeia de suprimentos. Analisemos em detalhes quais são os objetivos de um gerente de logística:
- Planejar a estratégia logística. Uma das funções básicas de um gerente de logística é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo para um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos. Organizar os prazos de aprovisionamento da mercadoria para satisfazer a preparação de pedidos, avaliar as quantidades necessárias para poder prestar o serviço e obter as matérias-primas necessárias ao melhor preço são algumas das funções mais comuns do gerente de logística.
- Analisar os processos da cadeia de suprimentos. O diretor de logística supervisiona o desenvolvimento das diferentes operações que configuram a cadeia de suprimentos, tais como os processos de descarga de mercadoria, o gerenciamento do armazém e do estoque ou a expedição dos pedidos.
- Selecionar fornecedores. Ao manter um contato estreito com o departamento de compras, o gerente de logística interfere na escolha dos fornecedores de produtos e na negociação do preço do serviço. Escolher o fornecedor que melhor se adapte às necessidades da empresa permite garantir o cumprimento dos prazos de entrega desejados.
- Otimizar a distribuição. O gerente de logística deve garantir a correta distribuição e entrega da mercadoria, um processo-chave na cadeia de suprimentos. Suas funções incluem a organização do processo de distribuição e a escolha das agências que entregarão a mercadoria aos clientes.
Em suma, o chefe de logística é uma pessoa que assume um firme compromisso para satisfazer as necessidades dos clientes. Para tal, seu dia a dia consiste em supervisionar e otimizar todos os processos da cadeia de suprimentos visando conseguir uma distribuição eficaz da mercadoria.
Habilidades e perfil de um gerente de logística
O gerente de logística deve ter as habilidades necessárias para impulsionar a eficiência na cadeia de suprimentos respondendo de forma proativa às mudanças que ocorrem no mercado.
O diretor de logística é um profissional que está sempre atualizado acerca do que acontece no setor. Através de soluções inovadoras, tal como a tecnologia nos processos logísticos, aprende a satisfazer às novas necessidades do mercado.
Uma das competências primordiais de um gerente de logística é a capacidade analítica, ou seja, a habilidade para interpretar os dados sobre tudo o que ocorre na cadeia de suprimentos, fazer análises comparativas e avaliar diferentes cenários. Na maior parte das vezes, o gerente de logística utiliza ferramentas digitais como um software de gerenciamento de armazém para analisar os KPIs que permitam medir a evolução das operações e implementar ações de melhoria contínua.
Por outro lado, o gerente de logística trabalha com uma infinidade de pessoas, o que exige capacidade de liderança para impulsionar o talento de sua equipe. É uma pessoa que está em contato com todos os atores envolvidos na cadeia de suprimentos, desde operadores do armazém até fornecedores e clientes. O chefe de logística deve saber ouvir as necessidades de todas as pessoas que formam a cadeia de suprimentos, atribuir responsabilidades e ter excelentes habilidades interpessoais.
Software para o gerente de logística
Diante de um mercado em constante transformação, o uso de um software de gerenciamento é essencial para que o gerente de logística realize as atividades diárias de supervisão da cadeia de suprimentos.
Com um sistema, tal como o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, as empresas podem controlar o desempenho das diferentes operações da instalação em tempo real. O software identifica todos os produtos e faz um monitoramento dos movimentos até a expedição da mercadoria.
Ter um armazém digital proporciona diversas vantagens: entre as quais, a melhoria dos processos. Os gerentes de logística podem monitorar o que ocorre no armazém e detectar erros, ineficiências e oportunidades de melhoria. Dessa forma, podem otimizar operações como a preparação de pedidos, incluindo dispositivos de ajuda como o pick-to-light, o put-to-light ou o picking por voz.
Para facilitar a tomada de decisão, o gerente de logística pode utilizar um programa desenhado especificamente para controlar o status do armazém. O software Easy WMS da Mecalux, por exemplo, oferece um módulo capaz de proporcionar dados sobre o desempenho dos diferentes trabalhos realizados no armazém. Trata-se do Supply Chain Business Intelligence, que faz um controle integral de toda a atividade no armazém e proporciona indicadores de desempenho que auxiliam o gerente de logística na tomada de decisão de melhoria contínua a partir da análise de dados.
Gerente de logística: um profissional com futuro
A cadeia de suprimentos está em constante transformação. Por isso, o trabalho do gerente de logística pode ser muito exigente, mas também apaixonante. O objetivo desse profissional é, sobretudo, satisfazer os clientes oferecendo um serviço eficaz.
Através da tecnologia, o diretor de logística obtém todas as informações necessárias para tomar decisões estratégicas e conseguir uma cadeia de suprimentos fluida. A Mecalux desenvolveu um software de gerenciamento de armazém capaz de otimizar as operações logísticas e fornecer informações que permitem analisar como concretizar os objetivos estabelecidos. Entre em contato conosco para saber em detalhes como o Easy WMS pode melhorar seu negócio.