As empresas instalam armazéns automatizados para melhorar o desempenho de sua logística

5 empresas com armazéns automatizados: exemplos e benefícios

17 out 2024

Cada vez mais empresas utilizam armazéns automatizados com o objetivo de melhorar a eficiência e a precisão de suas operações logísticas. Um armazém automatizado caracteriza-se pela total robotização e digitalização dos seus processos de transporte, armazenamento e gerenciamento da mercadoria.

Os armazéns automatizados estão localizados em uma grande variedade de setores e oferecem benefícios como redução de erros, otimização de espaço e melhoria na velocidade dos processos. Em seguida, oferecemos 5 exemplos de empresas que optaram por armazéns automatizados para melhorar o desempenho de sua cadeia de suprimentos.

Empresa 1: armazém automatizado na maior usina de processamento de açúcar da Europa

British Sugar, principal fabricante de açúcar da Grã-Bretanha e Irlanda, otimizou a logística da maior usina de processamento de açúcar da Europa com um armazém automatizado de paletes. Dirigido pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, o armazém está automaticamente interligado à saída das linhas de produção por transportadores para paletes.

Localizado em Wissington, o armazém automatizado da British Sugar utiliza o sistema Pallet Shuttle com transelevadores da Mecalux, uma solução que permitiu aumentar a agilidade e segurança na entrada e saída de 3.000 paletes/dia com produtos acabados. Dessa forma, a empresa pode enfrentar com segurança o aumento da produção e as mudanças ocorridas na demanda.

“Todos os movimentos dos produtos são automáticos, proporcionando muita agilidade às entradas e saídas da mercadoria. Graças ao movimento automático de transelevadores, transportadores e carros motorizados, podemos alcançar os ciclos necessários para atender nossos clientes”, afirma Samuel Chapman, diretor de Compras da British Sugar.

Michael Burton, gerente de suprimentos da fábrica da British Sugar em Wissington, explica por que eles optaram por novas tecnologias: “A inovação está presente em tudo o que fazemos e é fundamental para o futuro de nossas fábricas”. Ele também enumera alguns dos vários benefícios proporcionados pela automação: “Especialmente em termos de melhorias na segurança e saúde dos operadores devido à redução dos movimentos feitos com empilhadeiras no interior do armazém”.

Empresa 2: preparação de 500 linhas de pedido por hora com peças de reposição

As empresas que implantam armazéns automatizados não só buscam agilidade e segurança na entrada e saída de mercadoria paletizada, como também pretendem dinamizar a preparação de pedidos de artigos de menores dimensões. Esse é o caso da Manitou Group, empresa de equipamentos de manuseio de materiais, elevação de pessoas e terraplenagem, que instalou o Sistema Shuttle da Mecalux e duas estações de picking de alto desempenho em seu centro logístico de Ancenis (França). Com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, é possível fazer um controle rigoroso de suas 16.000 referências em estoque.

Graças a essa solução logística integral, a Manitou Group aliou produtividade e capacidade em um mesmo espaço. A empresa é capaz de preparar 500 linhas de pedido/hora seguindo o método goods-to-person (produto ao homem) e, por sua vez, armazenar e gerenciar em tempo real 20.000 contêineres em apenas 560 m².

“Estamos satisfeitos com o funcionamento do sistema Shuttle da Mecalux porque nos permitiu aumentar a produtividade no armazenamento, expedição e preparação de peças de reposição. Além disso, o software Easy WMS satisfaz nossas expectativas. É uma ferramenta digital intuitiva e fácil de usar”, afirma Benoît Stanislas, gerente de projetos da cadeia de suprimentos da Manitou Group.

No projeto do armazém, a Mecalux também considerou a estratégia de crescimento da Manitou Group. A solução automática, que consiste em dois corredores, é escalável: o sistema oferece a possibilidade de adicionar um corredor para gerenciar um maior volume na preparação de pedidos no médio e longo prazo.

A Manitou Group instalou um armazém automatizado para agilizar o picking de peças de reposição
A Manitou Group instalou um armazém automatizado para agilizar o picking de peças de reposição

Empresa 3: a automação de um armazém manual sem interromper a atividade

Os armazéns automatizados podem ser instalados desde o início ou, como no caso da IKEA Components, ser implementado a partir de um armazém manual já existente. A empresa de embalagem e entrega de acessórios e componentes para móveis automatizou suas instalações em Malacky, Eslováquia, com transelevadores trilaterais e transportadores para paletes sem interromper as operações.

Frantisek Stora, diretor-geral da IKEA Components Eslováquia, explica: “Tínhamos experiência em automação de armazéns, mas, em geral, sempre em projetos greenfield, ou seja, criados do zero. Com a ajuda da Mecalux, conseguimos transformar uma instalação existente aproveitando a estrutura e as estantes. O projeto era mais complexo do que em outras ocasiões, mas, agora que já está finalizado, confirmo que sua execução foi um sucesso para nós.”

Composto por doze corredores, o armazém automatizado agiliza o armazenamento do produto acabado proveniente das linhas de produção e prepara com sucesso 99% dos pedidos graças, em grande parte, ao gerenciamento do software Easy WMS da Mecalux. “Com o software de gerenciamento, verificamos em tempo real os estoques e os fluxos de materiais da instalação”, comenta Pavol Masarovič, diretor de Operações da IKEA Components.

Para concluir, Masarovič também aponta as vantagens: “A automação nos fornece flexibilidade e eficiência, assim como a capacidade de armazenamento necessária. O armazém automático também nos proporciona visibilidade do estoque em tempo real”.

Empresa 4: armazém automatizado na fábrica de embalagens metálicas mais moderna da Europa

Blechwarenfabrik, fabricante de latas de alumínio, instalou dois armazéns automatizados em sua fábrica em Offheim (Alemanha), um para matérias-primas e outro para produtos acabados. Ambos estão interligados por veículos guiados automaticamente e a conexão automática dos processos produtivos e logísticos permite processar 22 mil toneladas de aço para fabricar mais de 100 milhões de embalagens metálicas por ano.

“Automatizamos o gerenciamento da mercadoria desde a entrada até a expedição dos produtos. Em colaboração com a Mecalux, construímos a fábrica de embalagens metálicas mais moderna da Europa”, afirma Christoph Weber, gerente técnico da Blechwarenfabrik.

Para combinar logística e produção com eficiência, a empresa utiliza o software Easy WMS. O programa da Mecalux se conecta ao ERP Infor da Blechwarenfabrik e ao sistema de controle de produção (MES) para verificar os artigos necessários nas linhas de produção e organizar sua distribuição. “Os programas se apoiam entre si. Se estivermos à procura de informações sobre os produtos, o Easy WMS nos fornece todos os dados, incluindo a quantidade disponível ou a localização exata”, afirma Uwe Onionsack, diretor de Operações da Blechwarenfabrik.

Com as soluções automáticas da Mecalux e o gerenciamento do Easy WMS, a empresa se beneficia de uma cadeia de suprimentos interconectada que permite fazer um controle minucioso dos processos e oferecer um serviço mais eficiente aos seus clientes. “Quando inauguramos nossa nova fábrica em Offheim (Limburg), sabíamos que era preciso impulsionar a automação. Com a tecnologia de nossa parceira Mecalux, nossa cadeia de suprimentos fez grandes avanços”, conclui Wonsack.

A Blechwarenfabrik tem dois armazéns automatizados em sua fábrica de embalagens em Offheim (Alemanha)
A Blechwarenfabrik tem dois armazéns automatizados em sua fábrica de embalagens em Offheim (Alemanha)

Empresa 5: como aumentar a produtividade em 20% com um armazém automatizado

Os armazéns automatizados são ideais para aumentar a eficiência em galpões que trabalham com produtos congelados e/ou refrigerados. A Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) centralizou sua logística em um centro de distribuição totalmente automático no município paranaense de Corbélia.

A empresa instalou dois armazéns automáticos que trabalham sob diferentes temperaturas. O primeiro, de construção autoportante e destinado a produtos congelados elaborados principalmente com carne de frango e peixe, é formado por quatro corredores que operam a -25 ºC e onde são depositadas 12.500 toneladas de carne de frango e 1.700 toneladas de peixe. No segundo armazém automático, com um único corredor que opera a 4 ºC e oferece capacidade para 1.300 toneladas de carne de frango, é feito o armazenamento de produtos refrigerados.

“Nosso centro de distribuição é muito moderno, está equipado com transelevadores que realizam tarefas de armazenamento com total autonomia. A velocidade de entrada e saída dos produtos é muito mais rápida do que com empilhadeiras. Além disso, como todo o trabalho é feito pelos transelevadores, obtivemos precisão e eliminamos erros”, explica Itamar Ferrari, superintendente de Logística.

Graças aos armazéns automatizados e ao gerenciamento do Easy WMS da Mecalux, responsável por assegurar a rastreabilidade da mercadoria em tempo real, a Copacol aumentou sua produtividade em 20%, podendo expedir todos os dias 925 toneladas de carne.

Armazéns automatizados para empresas de qualquer setor

Os armazéns automatizados oferecem eficiência, precisão e otimização no gerenciamento de estoques e na cadeia de suprimentos, fazendo com que sejam muito mais rentáveis para qualquer tipo de produto e empresa.

Caso você esteja pensando em automatizar suas instalações logísticas, recomendamos consultar especialistas capazes de orientá-lo e lhe propor a solução mais adequada. A Mecalux tem vasta experiência colocando em funcionamento armazéns automáticos, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar o sistema de armazenamento automático que melhor se adapte à sua cadeia de suprimentos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: