Lote Econômico de Compra (EOQ): cálculo e uso
As empresas de varejo e os e-commerce devem ser especialmente cuidadosos com seu estoque. Um excesso de estoque pode aumentar os custos, mas o desabastecimento também pode fazer com que se perca oportunidades de venda. O modelo EOQ (do inglês Economic Order Quantity), também conhecido como Lote Econômico de Compra (LEC), é uma das ferramentas ao alcance de qualquer empresa para encontrar o equilíbrio perfeito.
O que é o modelo EOQ e qual sua função?
O EOQ ou Lote Econômico de Compra é um método de gerenciamento de estoque que determina a quantidade ideal de produtos a pedir em uma compra para minimizar os custos associados à transação, armazenamento das mercadorias e reposição do estoque. Seu objetivo é sistematizar os estoques do armazém e definir a data em que os pedidos devem ser feitos aos fornecedores e em que proporção.
Vantagens e desvantagens do modelo EOQ
Calcular o EOQ oferece várias vantagens, incluindo equilibrar os níveis de estoque, reduzir o risco de resíduos e obsolescência, otimizar o fluxo de caixa e o investimento em capital de giro. Todo esse processo é realizado considerando a demanda e o estoque mínimo de segurança. Estimar a quantidade de produto que será vendida permite calcular quando e quanto pedir para alcançar as condições ideais.
O modelo EOQ funciona sob as premissas de que a demanda, prazo de entrega, preço do pedido e custo de manutenção são constantes. Essa técnica é vastamente utilizada em operações logísticas devido à sua simplicidade e às suas previsões e estimativas geralmente certeiras, mas não considera campanhas específicas ou sazonais, atrasos nas reposições ou descontos por volume de compra.
Como calcular o modelo EOQ?
Ao estabelecer o EOQ adequado, é necessário considerar os seguintes aspectos:
- Custo do pedido. Cada ordem de compra, seu processamento e entrega estão associados a uma despesa.
- Custo de manutenção do estoque. Armazenar um artigo durante certo período envolve um preço unitário composto por elementos como o seguro ou a deterioração. Trata-se do custo de unidade por período.
- Custo total. É a soma dos dois anteriores. Saber tal valor permite encontrar o modo de reduzi-lo.
Fórmula do 'Economic Order Quantity' (EOQ)
A partir das variáveis anteriores, o EOQ é representado como a demanda anual do produto em questão (D), o custo de fazer o pedido (K) e o custo de manter uma unidade no armazém durante todo o ano (G).
Vale lembrar que esse cálculo não considera o espaço disponível para armazenar a quantidade de produtos recomendada em cada compra. Se ambas não coincidirem, é possível recalcular o EOQ ou procurar alternativas para aproveitar o espaço através de uma consultoria logística de armazém.
Exemplo prático de caso real com o modelo EOQ
A empresa A distribui pisos cerâmicos de grande formato e tem uma demanda anual de 4.000 (D). O custo de cada pedido ou compra de material e suas despesas derivadas (K) equivale a 100 euros, portanto armazenar cada peça por um ano tem um custo de 4 euros (G).
Q = √ (2 x 4.000 x 100 / 4) = 447 unidades |
Depois de aplicar a fórmula, verifica-se que o EOQ é de 447 pisos cerâmicos. Por isso, a empresa deve solicitar tal volume cada vez que fizer outro pedido ao seu fornecedor.
Número ideal de pedidos: 4.000 / 447 = 8,9 |
Além disso, deve fazer pelo menos nove pedidos de 447 unidades por ano para se aproximar das 4.000 peças por ano.
Quem criou o modelo EOQ?
O EOQ ou Lote Econômico de Compra foi criado pelo engenheiro de produção americano Ford Whitman Harris. Empregado da Westinghouse Electric and Manufacturing Company, publicou o artigo ‘How many parts to make at once’ na revista Factory, The Magazine of Management em 1913. No entanto, o EOQ não se popularizou até 1934, quando o consultor R. H. Wilson desenvolveu a fórmula com sucesso, ficando conhecida como modelo de Wilson.
O modelo EOQ na prática
Executar a fórmula EOQ fornece dados fundamentais para o gerenciamento do estoque, embora seja preciso aplicar mais alguns passos para determinar se as quantidades atuais poderiam ser um pouco mais econômicas.
- Em primeiro lugar, recomenda-se identificar os principais custos da cadeia de suprimentos.
- Em seguida, é necessário fixar os valores específicos para cada grupo de artigos com os quais se trabalha.
- Fazer o cálculo do modelo EOQ de cada um dos produtos do estoque.
- Comparar os resultados de aplicar a fórmula com os pedidos atuais. Quais as diferenças?
- Passar à ação e implementar as alterações pertinentes no gerenciamento com os fornecedores.
- Recalcular frequentemente o EOQ, especialmente se houver alterações nos custos de pedido e na demanda dos produtos.
Essa é uma forma de avaliar a rentabilidade dos pedidos feitos aos fornecedores. No entanto, dispor de dados abrangentes sobre as atividades logísticas da empresa, além dos dados das vendas anuais, o custo dos pedidos e o que implica manter uma unidade no armazém durante todo o ano ajuda a melhorar a produtividade dos centros logísticos.
Se deseja ter uma visão total dos processos da sua empresa, entre em contato conosco. A Mecalux é especialista em armazéns desde 1966 e desenvolveu um Sistema de Gerenciamento de Armazém que permite conseguir a máxima competitividade da cadeia de suprimentos. Podemos assessorá-lo sobre o sistema mais adequado para suas necessidades e, caso não disponha de espaço suficiente para armazenar seu EOQ ou Lote Econômico de Compra, analisaremos como otimizá-lo através de soluções de armazenagem.