O case picking é um método de preparação de pedidos em que se seleciona uma caixa completa

'Case picking' para acelerar a preparação de pedidos

18 fev 2025

Há diferentes formas de guardar e coletar a mercadoria para completar pedidos em armazéns e centros de distribuição. O processo padrão para tal é o picking, e um dos tipos que pode ser realizado baseando-se nas necessidades da empresa é o case picking.

O que é ‘case picking’ no armazém?

O case picking é um método de picking em que, para completar os pedidos, se seleciona uma caixa completa em vez de uma única unidade de produto. As caixas podem ser extraídas de estantes para picking, carros, armazéns automáticos miniload, paletes ou esteiras transportadoras. No âmbito das operações de picking, uma caixa contém uma grande quantidade de artigos da mesma Unidade de Manutenção de Estoque (SKU) ou número de referência. Os fabricantes embalam os artigos para que cada um deles ocupe o mínimo espaço, reduzindo também custos de transporte e armazenamento.

O case picking é muito utilizado nos centros de distribuição que abastecem lojas de varejo, por isso é perfeito para mover grandes volumes de SKUs a um ritmo médio ou rápido. Há vários métodos para colocá-lo em prática. Com frequência, os operadores extraem as caixas dos produtos mais solicitados diretamente dos paletes e os que têm pouca saída das estantes de picking.

Onde o 'case picking' é utilizado?

Normalmente, essa técnica é aplicada em centros que atendem tanto varejistas quanto e-commerces. É comum que fornecedores terceirizados (3PL) e aqueles que abastecem grandes superfícies dediquem uma seção de seus armazéns ao case picking. Entre os setores que utilizam esse sistema podemos citar:

  • Indústria automobilística e de autopeças
  • Indústria de alimentação e bebidas
  • Bens de consumo
  • E-commerce
  • Indústria elétrica e eletrônica
  • Indústria farmacêutica e química
  • Grandes superfícies
  • Terceirização logística (3PL)
  • Atacado
  • Varejo
  • Moda

Às vezes, as caixas são enviadas para lojas de varejo ou shopping centers e, uma vez lá, os artigos individuais são colocados em prateleiras. No entanto, o negócio também pode funcionar como atacadista e vendê-los diretamente ao consumidor final.

O case picking é ideal para mover grandes volumes de SKU a um ritmo médio ou rápido
O case picking é ideal para mover grandes volumes de SKUs a um ritmo médio ou rápido

Vantagens do 'case picking' no armazém

Embora o case picking obrigue a reservar espaço para essa tarefa, trata-se de um método que oferece vários benefícios em relação ao picking convencional, particularmente em algumas situações:

  • Utilizar toda a caixa como artigo evita erros na preparação pedidos e melhora a precisão com que eles são concluídos, causando um impacto positivo na experiência do cliente.
  • Mantém o controle do estoque e reduz o manuseio de materiais em comparação com o picking individual, o que se traduz em menos deslocamentos ao longo da instalação e uma maior produtividade.
  • Permite mobilizar os produtos de uma forma mais rápida e eficiente desde o recebimento até o envio, especialmente no caso das referências mais vendidas.
  • Simplifica a embalagem, pois ao tratar-se de caixas estas são facilmente organizadas e carregadas em paletes ou contêineres.
  • Reduz o uso de embalagens gerando menos desperdícios.

Como otimizar as operações com 'case picking'?

Uma forma de impulsionar a logística através do case picking é selecionar a solução de armazenagem mais adequada para cada artigo e implantá-la:

  • Estantes dinâmicas para picking. Conhecidas também como carton flow, são compostas por plataformas de roletes levemente inclinadas sobre as quais se deposita a mercadoria. Funciona graças à gravidade, pois cada vez que uma caixa é extraída a seguinte é empurrada para a frente da estante. Essa opção é muito vantajosa para dar saída aos produtos mais demandados.
  • Estantes com corredores elevados. São formadas por estantes altas e um ou vários níveis de passarelas transitáveis. São perfeitas para o picking intensivo, pois permite atribuir pickers a cada andar e são utilizadas em e-commerce, armazéns de roupas penduradas, embalagens, suprimentos industriais ou arquivos.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). Um programa que dirige as operações robotizadas ou manuais pode fomentar, em grande medida, o case picking. O Easy WMS da Mecalux, por exemplo, oferece uma rastreabilidade total do estoque, otimiza as rotas de preparação de pedidos e proporciona eficiência aos processos.
  • Canais dinâmicos para picking. É possível instalar canais dinâmicos nos níveis inferiores das estantes de paletização. Dessa forma, um WMS pode emitir a ordem de reabastecer os canais com paletes para que os operadores obtenham o case diretamente a partir deles.
  • Armazéns automáticos para caixas. Há sistemas como transelevadores para caixas ou miniload e transportadores para caixas que aproximam esses conjuntos de referências dos responsáveis de picking seguindo o critério goods-to-person.
O case picking pode ser realizado com soluções como estantes dinâmicas ou carton flow, entre outras
O case picking pode ser realizado com soluções como estantes dinâmicas ou carton flow, entre outras

Outra mudança que pode ser implementada é a reformulação do layout para que os percursos dos pickers coincidam com as áreas de case picking. Tudo isso também deve ser feito monitorando a ergonomia dos postos de trabalho, porque afeta diretamente a saúde do trabalhador e o número de picks por hora. Quando o picking de produtos é realizado a partir de posições muito baixas, é conveniente usar mesas hidráulicas ou robôs móveis autônomos que levantam as caixas e facilitam seu movimento. Por exemplo, os AMR podem desempenhar a função de um case picking robô e transferir caixas, bandejas e embalagens. Caso contrário, é preciso utilizar transelevadores e sistemas automáticos para chegar às grandes alturas.

Prepare seu armazém para o 'case picking'

Antes de optar pelo picking de caixas ou pelo picking individual, é aconselhável que um especialista avalie fatores-chave como a demanda das referências, o número de linhas de pedido que deve atendido por hora, o canal de distribuição, o tempo de envio e coleta e o retorno do investimento.

Caso esteja pensando em iniciar operações de case picking em seus armazéns ou pretenda melhorar os já existentes, podemos ajudá-lo. Na Mecalux desenvolvemos soluções automatizadas e de gerenciamento que potencializam a eficiência de qualquer tipo de centro logístico, assim como fabricamos nossos próprios robôs e estantes. Graças à experiência adquirida desde 1966 em projetos ao redor do mundo, sabemos como agilizar suas instalações e processos. Entre em contato conosco para receber assessoria personalizada.