A tecnologia SaaS impulsiona o armazém inteligente
A tecnologia software as a service (SaaS) permite implementar programas digitais no armazém através de cloud computing (computação em nuvem). Com essa modalidade na nuvem, as empresas podem controlar todas as operações do armazém a partir de qualquer dispositivo e lugar que tenha conexão à internet.
A empresa de consultoria tecnológica Gartner define o software as a service como “um software cuja propriedade é de um ou vários fornecedores, sendo proporcionado e gerenciado remotamente por um ou vários fornecedores.” Na modalidade SaaS, os clientes acessam o programa mediante pagamento por uso ou assinatura. A popularidade dos serviços baseados na nuvem está impulsionando a demanda de soluções SaaS. Segundo um relatório de Gartner, “o modelo SaaS representa a maior parte do mercado de serviços na nuvem e mais de 50% do mercado global de software.”
Vantagens da tecnologia SaaS no armazém
A consolidação da tecnologia software as a service favorece a implementação do Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) na nuvem. Essa modalidade de programa promove a flexibilidade e escalabilidade na instalação: o modo na nuvem permite que as empresas adaptem o número de licenças de acordo com a demanda sazonal, número de operadores ou necessidades da instalação.
A tecnologia SaaS também simplifica as tarefas da equipe de TI. Este sistema na nuvem não necessita de servidores próprios, pois é responsabilidade do fornecedor o desenvolvimento do software e dos processos de manutenção e proteção de dados, tal como a execução de cópias de segurança (backups).
Além disso, o fornecedor deve fazer atualizações automáticas do software, o que permite que o cliente sempre tenha disponível a versão mais recente do programa.
O artigo Determinants of software-as-a-service benefits and impact on firm performance agrupa as vantagens da tecnologia SaaS em duas categorias principais: benefícios operacionais e benefícios ligados à inovação. “Os primeiros referem-se à redução de custos e melhoria da qualidade do suporte nas operações e processos comerciais de uma empresa. Por outro lado, os benefícios vinculados à inovação referem-se à capacidade de implementar de forma rápida e a baixo custo novidades eletrônicas nos processos, produtos e serviços de uma empresa”, afirmam os autores.
Cinco exemplos de tecnologia SaaS em armazéns
Empresas dos mais variados setores estão implantando a tecnologia SaaS em seus armazéns para otimizar os processos logísticos. O sistema de gerenciamento Easy WMS da Mecalux na modalidade SaaS é uma solução na nuvem, escalável e com uma interface intuitiva, que se adapta às mudanças do negócio graças à sua vasta gama de funcionalidades integradas.
Eis quatro projetos de sucesso de empresas que implementaram a versão software as a service do Easy WMS:
1. Stand-Privé.com (França)
A Mecalux desenhou uma solução logística global para o armazém da Stand-Privé.com, e-commerce francês com mais de 100.000 referências armazenadas que prepara 2.600 pedidos/dia. Além da instalação de sistemas de armazenamento para picking, foi implementado o Easy WMS na versão SaaS. A configuração na nuvem permite que os operadores do armazém acessem o software através de qualquer navegador com conexão à internet.
A solução digital da Mecalux inclui duas funcionalidades avançadas para satisfazer as necessidades específicas da empresa: o WMS para e-commerce, que reduz o tempo de preparação de pedidos no armazém, e o Sistema de expedição logística, que simplifica e agiliza os processos de embalar, etiquetar e enviar. Digitalizar o gerenciamento do armazém permitiu à Stand-Privé.com otimizar todas as operações. “Com os mesmos recursos, agora somos mais produtivos. Melhoramos o serviço e a satisfação dos clientes graças à digitalização”, comenta Julien Wang, sócio-fundador da Stand-Privé.com.
2. SurDiscount (França)
A empresa SurDiscount optou pelo software da Mecalux ao ver que podia ser integrado com seu ERP na nuvem: "Nosso ERP XL Soft opera com o modelo SaaS, baseado na nuvem, portanto para nós era óbvio que também devia ser assim com o WMS. Com essa funcionalidade, não precisamos nos preocupar com o gerenciamento do servidor e podemos focar em nossa atividade", afirma Anthony Le Fur, diretor da SurDiscount.
O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) coordena todas as operações realizadas no armazém da SurDiscount, desde o recebimento da mercadoria até a preparação e expedição dos pedidos. Com o Easy WMS a firma multiplicou por oito o número de pedidos preparados com os mesmos recursos.
3. WISAG (Alemanha)
No armazém da WISAG em Krefeld (Alemanha), o Easy WMS na modalidade SaaS permite ter um registro do estoque em tempo real: “Agora que o armazém está operacional, pudemos constatar que esse software é muito prático, intuitivo e nos proporciona muitas vantagens, principalmente no que se refere ao controle da mercadoria”, argumenta Michael Lederer, diretor da unidade de negócio Centro de Competências Logísticas da empresa.
O software identifica cada artigo à medida que entra no armazém e lhe atribui uma localização considerando critérios como o tipo de referência ou o nível de demanda. “O funcionamento do Easy WMS é muito simples. Os operadores fazem a leitura do código de barras através de terminais de radiofrequência para que o WMS lhes indique onde depositar o produto”, comenta Michael Lederer.
4. Yamazen (Estados Unidos)
A multinacional Yamazen digitalizou seu armazém em Elk Grove Village (Estados Unidos) com o software Easy WMS. O vice-presidente executivo da empresa, James Hansen, afirma que o programa satisfaz suas necessidades: “Gostamos muito da apresentação do Easy WMS porque vimos que se adaptava perfeitamente às particularidades de nosso negócio. Com esse sistema, podemos verificar a disponibilidade das referências e atualizar o estoque em tempo real.”
A Mecalux equipou o armazém da Yamazen com a modalidade software as a service para que os operadores acessem o programa a partir de qualquer navegador com conexão à internet. Graças à versão SaaS, a multinacional melhorou sua logística com um investimento mínimo em infraestrutura: "Eliminar as tarefas de manutenção dos servidores é uma grande vantagem para nossa equipe de TI", aponta James Hansen.
Tecnologia SaaS para um armazém flexível e eficiente
Um software de gerenciamento avançado na nuvem é a opção adequada para empresas que desejem aumentar a produtividade de suas operações de armazenamento. Implantar a tecnologia SaaS em armazéns permite adaptar o número de licenças de acordo com a demanda dos clientes e as mudanças ocorridas no mercado. A flexibilidade, escalabilidade e pagar unicamente pelo serviço desejado são algumas das vantagens relevantes oferecidas por um software na nuvem que podem interessar a muitas empresas.
A Mecalux tem uma vasta experiência desenhando soluções digitais personalizadas para seus clientes. O Easy WMS da Mecalux oferece funcionalidades avançadas para maximizar o desempenho de qualquer tipo de indústria e setor. Caso você esteja interessado em potencializar a eficiência de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo para identificar a melhor solução digital para sua empresa.