O warehouse simulator é uma ferramenta para projetar e validar o funcionamento de uma instalação logística

Software warehouse simulator

26 dez 2022

Um software warehouse simulator (software simulador de armazéns) é um programa utilizado para criar uma representação virtual de todos os elementos que estão no interior de uma instalação logística e que irão intervir em seu correto funcionamento: entre outros, a mercadoria, os sistemas de armazenagem e os equipamentos de movimentação. Essa tecnologia serve para realizar uma infinidade de testes visando prever o desempenho do armazém e comprovar, por exemplo, se a incorporação de novos sistemas de armazenagem ou processos logísticos repercutirá na produtividade ou se poderiam gerar pontos de estrangulamento.

No modelo digital do armazém são adicionados dados reais sobre a instalação logística, como o número de pedidos que devem ser preparados ou as entradas e saídas de produtos para prever como serão as operações. Com um warehouse simulator, podemos projetar a solução que melhor se adapte às necessidades previstas e testar se cumpre os ciclos exigidos e proporcionar a maior capacidade de armazenamento possível.

Uma vez criada a representação virtual do armazém, é possível prever como o centro logístico responderá em diferentes cenários, inclusive em situações específicas, como o aumento da preparação de pedidos devido à implementação de uma estratégia omnichannel ou à chegada da Black Friday.

Com um software warehouse simulator é possível emular operações como a preparação de pedidos
Com um software warehouse simulator é possível emular operações como a preparação de pedidos

Para que serve um warehouse simulator

A simulação é um recurso muito potente que serve para projetar, prever e otimizar o layout do armazém. Ao criar uma representação virtual, os responsáveis por supply chain podem identificar oportunidades de melhoria que contribuam para tirar um maior proveito das diferentes operações.

Eis aqui algumas questões que podem ser analisadas com a ajuda de um warehouse simulator:

  • Sistemas de armazenagem. Uma das funções básicas do simulador é determinar o melhor sistema de armazenagem. Considerando os fluxos do armazém e o espaço disponível, o software configura uma solução que armazena toda a mercadoria e facilita as operações.
  • Equipamentos de movimentação. Na representação virtual do armazém podem ser escolhidos os equipamentos de movimentação adequados em função da altura disponível, da largura dos corredores e de outros requisitos específicos da instalação. No caso de armazéns automáticos, é possível decidir, entre outras questões, o número e tipo de transelevadores exigidos.
  • Recursos adequados. A modelagem virtual de um armazém ajuda a melhorar as operações e, portanto, a prever os recursos que são fundamentais para realizar qualquer tarefa. Além disso, permite estimar o número de operadores que podem ser necessários para as operações planejadas.
  • Fluxo de movimentos. A simulação proporciona uma representação animada em 3D de toda a instalação, sendo possível ver os operadores e as unidades de carga em movimento. Com essa solução, é possível simular os fluxos de movimentos mais adequados dentro da instalação para evitar, por exemplo, possíveis pontos de estrangulamento que provocariam interrupções no serviço. Também é possível fazer a representação da possibilidade de aumentar os fluxos em todo o armazém ou em operações específicas.

Uma vez verificadas todas essas áreas de intervenção com a ajuda de um software warehouse simulator, os responsáveis pela logística podem planejar a atividade diária da instalação. Graças à simulação, podem ser otimizados percursos e processos para conseguir que o armazém seja eficaz e rentável.

Com um warehouse simulator os fluxos de trabalho podem ser otimizados
Com um warehouse simulator, os fluxos de trabalho podem ser otimizados

Software de simulação de armazéns da Mecalux

Quando a Mecalux desenvolve um projeto, utiliza três programas para simular e configurar o funcionamento de seus armazéns: Easy M, Easy S e Automatic Warehouse Studio (AWS).

Através dessa tecnologia, a equipe técnica da Mecalux testa o funcionamento da instalação, confirma a validade dos cálculos teóricos em relação aos fluxos exigidos e detecta pontos de melhoria, tais como pontos de estrangulamento, antes de implementar o armazém. A função básica desse software é reduzir o prazo de implementação do projeto.

Para que a simulação seja o mais realista possível, a equipe técnica da Mecalux analisa os dados de cada projeto, tal como o volume diário das entradas e saídas, o número de artigos disponíveis ou a rotatividade do estoque.

A equipe técnica da Mecalux utiliza cada um desses três sistemas em diferentes etapas do projeto:

Abordagem: Easy M

Quando o cliente avalia a possibilidade de implantar uma nova solução de armazenagem, a Mecalux utiliza o Easy M, uma tecnologia que simula armazéns equipados com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. É uma tecnologia capaz de validar a produtividade das soluções que serão implantadas na instalação para assim aplicar as melhorias necessárias antes de sua implementação.

Através da simulação, a equipe técnica da Mecalux pode orientar os clientes que precisam realizar projetos de grande complexidade sobre a solução de armazenagem mais adequada para conseguir seus objetivos. O Easy M também permite reproduzir situações onde as necessidades do cliente aumentam, tais como o aumento do número de pedidos e movimentos dentro do armazém.

Ao finalizar a simulação, o Easy M gera um relatório especificando os possíveis fluxos de movimentos no armazém, a carga de trabalho e os tempos de inatividade. O relatório é complementado com uma representação animada em 3D de toda a instalação projetada, sendo possível ver as unidades de carga em movimento.

A Mecalux utiliza o Easy M para simular armazéns complexos através do Sistema de Gerenciamento Easy WMS
A Mecalux utiliza o Easy M para simular armazéns complexos através do Sistema de Gerenciamento Easy WMS

Configuração: Easy S

Uma vez que se decide implementar o projeto, a equipe técnica da Mecalux utiliza o software Easy S para fazer simulações avançadas que mostrem com maior precisão o futuro desempenho do armazém. Trata-se de uma ferramenta que configura e projeta armazéns automáticos equipados com o software de gerenciamento da Mecalux.
 
Através dessa tecnologia é possível decidir a localização das estantes ou os movimentos que devem ser realizados pelos equipamentos de movimentação automáticos (como os transelevadores para paletes ou os transportadores). Para configurar o armazém, o Easy S aplica dados reais do armazém e do Sistema de Gerenciamento Easy WMS. Dessa forma, a equipe técnica da Mecalux pode fazer simulações 3D muito mais exatas e validar a solução com muito mais detalhes antes de executar o projeto.
 
O Easy S também inclui outra funcionalidade fundamental: permite otimizar operações em armazéns que já estão em funcionamento, implementar melhorias no projeto e comprovar seu desempenho.

O Easy S é um software warehouse simulator que pode otimizar operações em armazéns que já estão em funcionamento
O Easy S é um software warehouse simulator que pode otimizar operações em armazéns que já estão em funcionamento

Desenvolvimento e implementação: Automatic Warehouse Studio (AWS)

Para garantir o correto funcionamento dos armazéns automáticos, a Mecalux também utiliza o Automatic Warehouse Studio (AWS). Trata-se de um software que permite configurar e testar os equipamentos de movimentação automáticos. O AWS oferece uma simulação em 3D extremamente fidedigna do projeto. A representação é totalmente real e mostra como as máquinas do armazém irão mover-se.

Durante a fase de desenvolvimento do projeto, os engenheiros da Mecalux fazem testes para verificar o comportamento dos equipamentos de movimentação com a ajuda do AWS. O software gera uma simulação onde se representa o comportamento real das máquinas. Os técnicos podem fazer todas as alterações necessárias nos equipamentos de movimentação, tal como modificar a posição dos sensores.

Uma vez implementado o projeto, com as máquinas já operacionais no armazém, a simulação do AWS serve para continuar comprovando o correto funcionamento dos equipamentos de movimentação e fazer pequenas alterações, tal como ajustar os variadores de frequência.

Assim que a instalação estiver funcionando, a simulação do AWS também ajuda os responsáveis pelo armazém a comprovarem o status das operações. Os usuários do armazém podem certificar-se do funcionamento dos equipamentos de movimentação e, caso ocorram, detectar avarias.

O AWS é uma tecnologia desenvolvida pela Mecalux para testar o correto funcionamento dos equipamentos de movimentação automáticos
O AWS é uma tecnologia desenvolvida pela Mecalux para testar o correto funcionamento dos equipamentos de movimentação automáticos

O warehouse simulator: segurança diante da incerteza

A logística é um setor exigente e que se moderniza frequentemente para se adaptar às constantes mudanças do mercado. A prioridade de qualquer empresa é ter um armazém eficaz, que proporcione o nível de serviço desejado.

Para projetar uma instalação, as empresas fornecedoras de soluções de armazenagem utilizam as vantagens oferecidas pelo software warehouse simulator, pois permite prever seu futuro funcionamento e tomar as decisões mais acertadas com antecedência. A Mecalux tem uma vasta experiência utilizando software para simular os projetos de nossos clientes e encontrar a solução de armazenagem mais adequada para resolver as necessidades logísticas mais exigentes. Entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo sobre como impulsionar a excelência operacional.