Tipos de proteções para estantes industriais: evite acidentes
As proteções para prateleiras desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes no armazém. Esses elementos são instalados nos sistemas de armazenagem para:
- Impedir a queda de cargas em áreas de passagem e trabalho.
- Evitar o afundamento de mercadorias nos níveis de carga.
- Minimizar o efeito dos golpes dos equipamentos de movimentação contra as estantes ao manobrar.
Em 2018, na Espanha, 42% dos afastamentos por acidente no setor da armazenagem estavam relacionados a essas causas (golpes contra objetos imóveis e em movimento, esmagamentos), de acordo com os dados do Ministério do Trabalho. Por isso, reforçar a segurança das estantes é um aspecto imprescindível para prevenir riscos ocupacionais.
Principais tipos de proteções de estantes
A primeira coisa a fazer é prevenir o impacto das empilhadeiras nas estantes, e para tal é primordial planejar detalhadamente o layout do armazém. Nele é necessário aplicar um correto dimensionamento dos corredores e áreas de trabalho, além de sinalizar convenientemente os espaços e o pavimento. Este último aspecto deve respeitar o as normas que estabelece as disposições mínimas em termos de sinalização de segurança e saúde no trabalho.
Cabe destacar que a segurança em relação ao layout e à disposição dos sistemas de armazenagem são reguladas pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, vigentes em âmbito nacional. As proteções para estantes abordadas a seguir foram concebidas seguindo suas indicações:
1. Proteções de estantes contra os golpes dos equipamentos de movimentação
As seguintes proteções são para absorver o impacto de elementos e preservar a integridade da estrutura que sustenta as cargas:
- Proteções laterais: protegem a parte inferior lateral das estantes para paletes. São instaladas nas extremidades dos montantes e nos lugares onde houver maiores probabilidades de que ocorram golpes, tais como nas intersecções dos corredores, túneis ou na área da expedição.
- Proteções de pilares e montantes: foram fixadas no solo e revestem o pilar da estante. Têm uma altura de 40 cm, uma vez que a maioria dos choques ocorre rentes ao solo.
No caso de armazéns com corredores estreitos, uma vez que o movimento das empilhadeiras está muito limitado, não existe a possibilidade de chocar com os pilares, portanto, essas proteções das estantes são desnecessárias. Por isso, é obrigatório incluir um sistema guiado para as empilhadeiras como medida de segurança preventiva. Isso pode ser realizado com perfis mecânicos (metálicos ou de concreto) ou com o sistema filoguiado (um fio enterrado estabelece o sentido com um campo magnético).
2. Proteção para estantes: elementos de segurança extra para o manuseio de cargas
Depositar e retirar as cargas das estantes é um processo crítico no que se refere a riscos em armazéns. Existem dois elementos de proteção de estantes que se destacam nesse sentido:
- Telas antiqueda e de proteção das passagens: são painéis aramados semelhantes aos fechamentos industriais. Estas são colocadas na parte de trás das estantes que coincidem com as áreas de trabalho ou de passagem para evitar a queda das mercadorias. Também é preciso instalá-las na parte inferior dos túneis transversais.
- Perfis de posicionamento de paletes: funcionam como batentes durante as manobras de colocação de paletes nas estantes. Os perfis de posicionamento oferecem resistência ao impulso do palete, enquanto o ponto de contato dos perfis de segurança são a mercadoria sobre o palete (não a própria estrutura do palete).
3. Sistemas de reforço estrutural para evitar o afundamento das cargas
Outros tipos de proteção para estantes são os elementos que reforçam a carga estrutural suportada. Proporcionam uma estabilidade adicional, embora sua instalação não justifique ultrapassar os limites de carga máximos permitidos. São:
- Travessas de reforço para paletes: são dispostas de forma perpendicular às longarinas. Evitam a queda de paletes quando estes forem de má qualidade ou tenham sido colocados com as guias paralelas em relação às longarinas.
- Tirantes: é um sistema de perfis metálicos que aumenta a estabilidade longitudinal da estante. São fixados nos racks e podem ser horizontas ou verticais. Além disso, essas longarinas metálicas trazem um tensor através do qual se regula a rigidez exigida.
A inspeção técnica de estantes, um fator-chave para a segurança do armazém
A manutenção das estantes industriais em condições adequadas é fundamental para conseguir instalações de armazenagem 100% seguras. A Mecalux realiza inspeções técnicas de estantes em todos os tipos de armazém há mais de 25 anos.
Graças ao plano de inspeção, se verifica o estado geral da estrutura metálica (incluindo as proteções das estantes), os danos detectados são categorizados e indica-se a necessidade de fazer consertos. Se você quiser solicitar uma inspeção técnica de estantes em sua instalação, entre em contato conosco através deste formulário em nosso site.