Os PLC são computadores industriais essenciais para o funcionamento dos armazéns automáticos

PLC em automação: o que é e suas funções

20 fev 2024

PLC e automação são dois conceitos que caminham juntos. Um Controlador Lógico Programável (PLC, na sigla em inglês) tornou-se uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento industrial e tecnológico de qualquer empresa.

Cada vez mais empresas utilizam a automação logística para obter um melhor desempenho em seus armazéns. Diante de um mercado em constante transformação, com envios em 24 horas e constantes mudanças nos hábitos de consumo, a robotização fornece rapidez e confiabilidade para mover grandes volumes de mercadoria.

O que é um PLC?

Um PLC é um computador industrial que oferece uma função básica: gerenciar os movimentos dos equipamentos de movimentação automatizados do armazém, como os transelevadores ou os transportadores. Para tal, ativa e desativa dispositivos elétricos como balizas de sinalização, relés ou os motores de cada máquina.

Uma das características dos PLC é operar em tempo real, ou seja, podem reagir e ativar os movimentos das máquinas em questão de milissegundos.

Os PLC são formados por diferentes componentes, basicamente: uma CPU, a unidade central que processa o programa e armazena os dados relacionados ao sistema e os módulos que permitem a conexão física entre o computador industrial e os sistemas automáticos que devem mover-se. O Controlador Lógico Programável também necessita de um hardware e um software para interpretar as instruções e funções que cada máquina deve realizar.

Através das informações recebidas mediante sensores e dispositivos de entrada conectados a cada máquina, o PLC processa os dados e envia ordens aos equipamentos de movimentação. Por exemplo, vamos imaginar que um transportador transfere automaticamente um palete para o elevador. Quando o sensor detectar o produto, o PLC dará a ordem de levar o palete para o elevador e sua posterior transferência para o nível correspondente.

Ao digitalizar e automatizar todos os movimentos de mercadoria, o PLC também pode monitorar e manter um registro de dados em tempo real, como a temperatura de funcionamento ou o desempenho das máquinas.

Os PLC ativam os movimentos dos equipamentos de movimentação automatizados do armazém
Os PLC ativam os movimentos dos equipamentos de movimentação automatizados do armazém

Como funciona um PLC?

O Controlador Lógico Programável normalmente utiliza um barramento de campo, ou seja, uma rede de comunicação industrial que conecta o sistema aos diferentes componentes de um armazém automático: sensores, motores elétricos, válvulas, interruptores, entre outros. Os PLC também podem estar equipados com dispositivos de segurança que garantem o funcionamento confiável das máquinas e minimizam qualquer possibilidade de erro.

O PLC costuma trabalhar com um sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), uma ferramenta digital de supervisão e obtenção de dados que facilita a tomada de decisão no armazém: permite verificar o status de uma máquina ou onde está e para onde se dirige um palete em movimento. Através de uma interface HMI (do inglês, Human Machine Interface), os gerentes de logística podem visualizar e ordenar movimentos concretos ou reativar áreas de trabalho onde haja várias máquinas.

Em um centro logístico, um mesmo PLC pode dirigir os movimentos de vários sistemas automáticos. Algumas máquinas, como os transelevadores para paletes da Mecalux, incorporam seus próprios PLC embarcados. Esses equipamentos automáticos de última geração possuem seu próprio Controlador Lógico Programável para controlar seu posicionamento, velocidade e aceleração para atingir um ritmo de trabalho mais intenso. Os transelevadores adaptam-se às necessidades de cada armazém no que se refere à capacidade de carga, dimensões da mercadoria, altura de construção ou ciclos necessários.

PLC, WCS e WMS: diferenças e funções

Em um armazém automatizado intervêm diferentes elementos de software e hardware:

  • Controlador Lógico Programável (PLC). Hardware que interpreta as informações de programas informáticos de categoria superior para ordenar a execução dos movimentos dos sistemas automatizados.
  • Software de controle (WCS). Aplicativo que permite desenvolver e simular o programa do PLC que controla e coordena os movimentos dos elementos automatizados de um armazém.
  • Software de gerenciamento de armazém (WMS). Organiza as entradas e saídas da mercadoria e sincroniza as operações do armazém automático com os movimentos dos operadores, entre outros processos.

A coordenação entre os três sistemas facilita o desenvolvimento das operações e o cumprimento dos ciclos necessários.

O software de controle coordena os movimentos dos equipamentos de movimentação automáticos
O software de controle coordena os movimentos dos equipamentos de movimentação automáticos

PLC e software de controle de armazém da Mecalux

Os equipamentos de movimentação automáticos podem operar seguindo as instruções de um PLC ou de um PC industrial equipado com o Easy WCS, o software de controle de armazém da Mecalux.

O Easy WCS foi projetado para compilar e executar instruções de linguagem de texto estruturado. O software é compatível com o padrão IEC para PLC cuja finalidade é dirigir o movimento da mercadoria e gerenciar as localizações em um armazém automático.

O programa inclui em sua biblioteca interna todas as informações de cada máquina em três níveis:

  • Mecânico. O software armazena os dados técnicos de cada máquina e pode realizar uma animação de cada elemento em três dimensões.
  • Elétrico. O Easy WCS também registra os componentes elétricos, que cada máquina inclui, e a forma de controlá-la.
  • Software. O sistema contém as instruções que garantem o funcionamento de cada máquina e os movimentos que deve realizar.

Trabalhar com o Easy WCS traz muitas vantagens, por exemplo, é capaz de fazer simulações do armazém automático. O software de cada máquina pode modificar e adaptar suas funcionalidades considerando as particularidades de cada instalação.

Ao controlar todos os elementos do armazém automático, o Easy WCS pode criar uma representação virtual de todos os elementos da instalação, desde a mercadoria até os sistemas de armazenagem e equipamentos de movimentação. A partir da simulação, as empresas podem visualizar os processos em um ambiente virtual para tomar decisões e fazer alterações sem interromper as operações.

PLC e automação: aliança estratégica

Os PLC constituem uma ferramenta fundamental nos armazéns automatizados. São utilizados para que os equipamentos de movimentação robotizados sigam os ciclos previstos e gerenciem a mercadoria de uma forma organizada.

Diante de uma logística cada vez mais exigente, as empresas buscam soluções para oferecer um serviço eficaz aos clientes sem incorrer em excesso de custos. Uma das opções mais viáveis é a automação que, otimizada graças a um PLC, pode tornar-se uma aliança estratégica para impulsionar o negócio e enfrentar as novas demandas dos consumidores.

A Mecalux tem uma vasta trajetória projetando e desenvolvendo instalações automáticas para todos os tipos de organização. Caso esteja pensando em automatizar sua cadeia de suprimentos, entre em contato conosco, encontraremos a solução mais adequada para sua empresa.