Manutenção preditiva: técnicas e vantagens
Fazer manutenção preditiva pode ajudar a evitar futuras interrupções inesperadas ou falhas nas linhas de produção, sistemas de armazenamento e cadeias de suprimentos antes que elas ocorram, proporcionando um benefício financeiro para as empresas. Mas, em que consiste?
O que é a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva é um processo que utiliza técnicas como o machine learning e o monitoramento de ativos para identificar anomalias e defeitos em equipamentos e máquinas antes da ocorrência de alterações que comprometam seu bom funcionamento ou de uma falha inesperada. Faz parte das atividades de movimentação que são programadas com regularidade e minimiza as intervenções, evita as paradas não planejadas e reduz os custos. O objetivo da manutenção preditiva é garantir que os ativos físicos estejam nas melhores condições possíveis.
Como funciona a manutenção preditiva
As indústrias utilizam três componentes principais para abordar a manutenção preditiva em suas cadeias de suprimentos:
- Internet of Things (IoT). Sensores e dispositivos enviam dados sobre as condições e desempenho das máquinas em tempo real graças à IoT, proporcionando mais referências aos sistemas de análise.
- Software e armazenamento na nuvem. A tecnologia cloud computing abre as portas para a mineração de dados ou para a análise de grandes volumes de informação através do uso do Big Data.
- Modelos preditivos. A tecnologia machine learning ou aprendizado de máquina baseia-se em conhecimentos processados previamente. Portanto, os modelos preditivos estabelecem padrões, comparações e elaboram previsões que permitem se antecipar a falhas programando tarefas antes da ocorrência de paradas ou avarias.
Vantagens da manutenção preditiva
Utilizar a tecnologia para fazer a manutenção preditiva dos equipamentos permite minimizar seu tempo de conserto e o custo em peças de reposição e suprimentos. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, essa prática pode reduzir o tempo de inatividade de uma máquina entre 30 e 50% e aumentar sua vida útil entre 20 e 40%. Também oferece outros aspectos positivos:
- Economizar no consumo de energia elétrica. Algumas avarias afetam a eficiência causando um consumo excessivo de energia elétrica. O superaquecimento ou os vazamentos em sistemas de ar comprimido são alguns exemplos.
- Aumentar a produtividade. Reduzir os prazos de conserto das máquinas, prevenir sua substituição total e limitar o tempo de inatividade permite prosseguir com as ações planejadas sem imprevistos.
- Garantir a segurança profissional. Prever possíveis incidentes reduz o risco de acidentes preservando a integridade do pessoal.
- Melhorar o gerenciamento das peças de reposição. Saber antecipadamente as peças que serão necessárias permite aperfeiçoar o gerenciamento do estoque e certificar-se de que estejam disponíveis.
- Otimizar a manutenção. Em vez de programar verificações de rotina, a manutenção preditiva só é realizada quando necessário, o que se traduz em um uso mais eficiente dos recursos.
Quais são os tipos de manutenção preditiva?
Há quatro formas comuns de organizar a manutenção preventiva:
- Manutenção preditiva ordinária. Esse sistema foi projetado para programar ações de movimentação antes da ocorrência de uma falha e após a verificação das condições de um equipamento. Pode basear-se no tempo e no uso dos aparelhos.
- Manutenção preditiva baseada no tempo. Segue um intervalo marcado em um calendário e ocorre em uma hora predeterminada.
- Manutenção preditiva baseada no uso. Nesse caso, é considerado o uso diário médio do aparelho ou sua exposição às condições ambientais. É o momento em se define uma data de validade para fazer uma inspeção futura.
- Manutenção prescritiva. Esse tipo de manutenção não só antecipa o erro que ocorrerá e quando, como também inclui sua causa. Dessa forma, é possível analisar a forma de corrigi-lo e seus possíveis resultados, mitigando o risco da operação.
Algumas verificações que costumam ser colocadas em prática ao fazer a manutenção preditiva das máquinas ou componentes são as termografias infravermelhas ou o monitoramento acústico. As primeiras são usadas para detectar altas temperaturas e a segunda localiza vazamentos de gás ou líquidos, vácuos, atritos ou tensões.
Quem utiliza a manutenção preditiva?
Os perfis profissionais que utilizam esses métodos costumam ser os gerentes de produção, de logística ou da cadeia de suprimentos, assim como as pessoas que se encarregam de manter as boas condições dos equipamentos e instalações. A manutenção preditiva é usada em setores onde a eficiência operacional e a continuidade são imprescindíveis:
- Nas fábricas otimiza as linhas de produção para evitar paradas. Um exemplo é a indústria automobilística e de autopeças.
- No setor energético, ajuda a manter turbinas, aparelhos e redes elétricas funcionando para garantir um fornecimento constante.
- Na aeronáutica, evita interrupções e avarias nas aeronaves.
- Na indústria do petróleo é utilizada em plataformas e poços.
- No setor da saúde, o objetivo é manter os equipamentos médicos sempre operacionais.
Quais são as diferenças entre manutenção preventiva e preditiva?
Embora a priori sejam parecidas, a manutenção preditiva e a preventiva são dois conceitos diferentes. Portanto, a manutenção preditiva é considerada uma evolução da preventiva.
Manutenção preventiva | Manutenção preditiva |
---|---|
É planejada. | É proativa. |
Utiliza software de programação para notificar a próxima manutenção do equipamento. | Usa a tecnologia para resolver potenciais problemas e programar os consertos antes da ocorrência de um eventual erro. |
Em um equipamento industrial, pode consistir em pesquisar informações gerais sobre sua marca e modelo para estimar quando deve ser inspecionado. | Foca no desempenho dos ativos da empresa e na compilação de dados. |
Fornece indicadores sobre o desempenho e a saúde dos ativos. | Permite melhorar a eficiência do estoque ao não depender tanto das peças de reposição. |
Exige parar as máquinas com certa frequência. | Isso faz com que as paradas das máquinas sejam poucas e breves. |
Normalmente, utiliza listas de verificação de manutenção e procedimentos operacionais padrão. | Utiliza ferramentas avançadas, dispositivos e software de análise. |
Exemplo: Quando um carro atinge uma certa quilometragem percorrida, uma luz de advertência no painel alerta o motorista para fazer a troca do óleo. | Exemplo: Obter conclusões combinando detalhes do ciclo de vida esperado com os do modelo histórico dessa unidade específica. |
As duas técnicas tentam evitar erros de forma proativa, mas, tal como mostra o quadro, a manutenção preditiva vai além.
Futuro da manutenção preditiva: IA e IoT
A manutenção preditiva se espalhou através da Internet Industrial das Coisas (IIoT). Graças a esses aparelhos que já são capazes de compartilhar informações sobre suas atividades e condições, os modelos obtêm os dados necessários para fazer previsões precisas.
Os armazéns e centros de distribuição são outro ponto crucial das instalações industriais. Se você pretende se antecipar a eventuais incidentes, tais como os gargalos de produção ou detectar onde estão localizados, será muito útil fazer o controle das operações e da mercadoria. A Mecalux é especialista nessa área e conta com um Sistema de Gerenciamento de Armazém que irá proporcionar-lhe uma visão completa dos processos logísticos de sua empresa. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre esta e outras soluções de armazenamento automáticas e convencionais, além de garantir sua adequada manutenção.