O lean supply chain trata da otimização dos processos da cadeia de suprimentos de todos os tipos de empresas

'Lean supply chain': essencial para a eficiência logística

06 ago 2024

A metodologia lean supply chain, ou cadeia de suprimentos enxuta, é uma estratégia empresarial que busca reduzir custos logísticos, eliminar atividades desnecessárias e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos. Na era da globalização, otimizar as operações logísticas tornou-se um fator determinante para alcançar o sucesso empresarial.

A filosofia lean inspira-se na filosofia kaizen (palavra japonesa que significa melhoria) e cuja origem remonta aos anos 50. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa automobilística Toyota desejava melhorar o desempenho de suas fábricas no Japão para competir com a indústria americana. Para tal, a empresa decidiu identificar e eliminar as atividades que consumiam mais recursos e que, na realidade, não agregavam valor.

A filosofia lean pode ser aplicada em qualquer processo da cadeia de suprimentos, seja ele de fabricação, gerenciamento empresarial ou logística. Também é adequado para qualquer tipo de negócio, independentemente do setor comercial ao qual pertence.

O que é a cadeia de suprimentos ‘lean’?

O lean supply chain é um modelo de gerenciamento empresarial focado em melhorar e otimizar todos os processos da cadeia de suprimentos usando apenas os recursos essenciais. Consiste em modificar ou eliminar as atividades que não são realmente necessárias e não agregam valor ao produto final.

A cadeia de suprimentos enxuta otimiza três etapas principais: produção, logística e distribuição.

  • Produção: foca na fabricação da mercadoria e no gerenciamento das matérias-primas necessárias.
  • Logística: responsável pelo armazenamento, controle do estoque, preparação e expedição dos pedidos.
  • Distribuição: inclui a distribuição da mercadoria através das agências de transporte.

Como aplicar o método 'lean' na cadeia de suprimentos?

Uma cadeia de suprimentos lean bem-sucedida exige uma combinação de abordagens estratégicas, práticas operacionais e, em muitos casos, tecnologia e digitalização.

Em primeiro lugar, uma cadeia de suprimentos lean exige o comprometimento e a adaptação de toda a equipe. A abordagem lean exige uma mudança cultural em toda a organização. Os funcionários devem estar dispostos a abraçar a melhoria contínua e colaborar na identificação constante de melhorias.

O primeiro passo para implementar uma cadeia de suprimentos enxuta exige analisar detalhadamente o desempenho das diversas operações. Com uma visão objetiva, podem ser detectados pontos críticos e oportunidades de melhoria.

A tecnologia desempenha um papel protagonista na implementação de uma abordagem lean. A incorporação de novas tecnologias apresenta-se como uma oportunidade para melhorar os processos da cadeia de suprimentos e obter uma cadeia de suprimentos enxuta eficiente. "As tecnologias da informação e da comunicação próprias da Indústria 4.0 permitem estabelecer conexões entre produtos, máquinas e processos. [...] Muitos especialistas comprovaram os potenciais benefícios da integração de tecnologias como a análise de Big Data, Internet das Coisas e Cloud Computing nos sistemas lean, gerando grandes expectativas e entusiasmo", revela o estudo Lean supply chain management and Industry 4.0 publicado no International Journal of Lean Six Sigma.

Ferramentas digitais como o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) podem aumentar a eficiência e a visibilidade na cadeia de suprimentos. Esse sistema faz um acompanhamento do desenvolvimento das operações nas instalações logísticas, permitindo que os chefes de armazém implementem medidas estratégicas baseadas em dados objetivos.

A automação dos processos também reduz os erros humanos e aumenta a eficiência e a velocidade na execução das tarefas. As empresas podem automatizar tarefas repetitivas, como os movimentos de mercadoria ou a preparação de pedidos.

A cadeia de suprimentos enxuta pode ser alcançada graças à incorporação das mais recentes tecnologias nos processos logísticos
A cadeia de suprimentos enxuta pode ser alcançada graças à incorporação das mais recentes tecnologias nos processos logísticos

Vantagens e exemplos práticos do 'lean supply chain'

O conceito de cadeia de suprimentos enxuta fundamenta-se em um conjunto de princípios-chave que criam uma estrutura sólida para transformar uma cadeia de suprimentos convencional em um sistema ágil, adaptável e orientado para resultados.

Uma cadeia de suprimentos lean pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência logística, a satisfação do cliente e a reduzir custos. Algumas das vantagens e exemplos das tecnologias utilizadas em uma cadeia de suprimentos lean:

  1. Melhoria contínua. As organizações buscam constantemente formas de inovar e fazer mudanças na cadeia de suprimentos para se adaptar às flutuações do mercado. A abordagem lean permite acompanhar a demanda em constante transformação e manter um alto nível de competitividade. Por exemplo, a abordagem lean é aplicada na preparação de pedidos através da automação de tarefas repetitivas, como o picking. Terminais de radiofrequência e dispositivos put-to-light, pick-to-light, de picking por voz e visual picking são soluções comuns em uma cadeia de suprimentos lean, pois proporcionam agilidade e altos níveis de produtividade.
  2. Máxima racionalidade. As empresas potencializam processos que agregam valor à cadeia de suprimentos e exploram soluções capazes de aprimorá-los. Nos armazéns, as transferências de mercadoria são agilizadas com sistemas de transporte automáticos (desde transportadores e o Sistema de Monotrilho Elétrico (EMS) até lançadeiras ou robôs móveis). Através dessas soluções tecnológicas, as empresas podem interligar o armazém à produção, aos edifícios separados entre si e às diferentes áreas dentro de uma mesma instalação de forma rápida e segura.
  3. Priorizar o cliente. A cadeia de suprimentos enxuta sugere que todas as decisões para melhorar os processos produtivos e logísticos tenham como ponto de partida a satisfação dos clientes. Com o objetivo de evitar o tempo de espera na distribuição da mercadoria, as empresas devem prestar atenção especialmente em melhorar o desempenho na preparação e expedição de pedidos. A automação é a solução ideal que facilita o método goods-to-person, uma estratégia de preparação de pedidos em que a mercadoria chega diretamente aos operadores graças a sistemas automatizados.
  4. Visibilidade do estoque. A abordagem lean envolve a aplicação do sistema pull (ou seja, os processos produtivos e logísticos são adaptados à demanda). Com esse sistema, as empresas eliminam a produção excessiva e reduzem os custos de armazenamento. Para um gerenciamento eficaz do estoque, é recomendável instalar um software de armazém, um programa que organiza as operações e mantém o controle do estoque em tempo real.
  5. Maior qualidade. Ao focar na eliminação de defeitos e problemas nos processos logísticos, a lean supply chain promove a qualidade em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Isso se traduz em uma redução de erros e em um aumento da satisfação do cliente. Por exemplo, a preparação de pedidos pode ser afetada por possíveis erros. Identificá-los é o primeiro passo para o sucesso. Como parte da estratégia lean para mitigar falhas, as empresas podem implementar um sistema de gerenciamento automatizado que envia instruções aos operadores indicando como finalizar cada pedido. Seguindo suas instruções passo a passo, os operadores fazem picking sem cometer erros.
  6. Total colaboração. O lean supply chain promove uma maior colaboração com fornecedores, parceiros comerciais e, em última análise, com todos os atores envolvidos na cadeia de suprimentos. As empresas que incorporam um Sistema de Gerenciamento de Armazém e um ERP propiciam essa colaboração, o que leva a um melhor planejamento das operações e a um gerenciamento logístico muito mais otimizado.
Os transportadores para paletes impulsionam o lean supply chain graças à otimização dos movimentos das mercadorias nos armazéns
Os transportadores para paletes impulsionam o lean supply chain graças à otimização dos movimentos das mercadorias nos armazéns

Eficiência e satisfação dos clientes

Em um mundo empresarial em constante transformação, onde a agilidade e eficiência são fundamentais para o sucesso, a abordagem da cadeia de suprimentos enxuta é uma bússola para a otimização. Essa estratégia foi pensada para impulsionar os processos logísticos de qualquer tipo de empresa. Eliminar atividades desnecessárias e ter como objetivo a excelência operacional ajuda a responder mais eficazmente às necessidades em constante mudança dos clientes.

O lean supply chain é uma estratégia de negócio destinada a acelerar os processos logísticos de qualquer organização. Com a ajuda da automação e da digitalização, as empresas podem se beneficiar de uma maior flexibilidade e competitividade, melhorando a qualidade do serviço. Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo a modernizar sua cadeia de suprimentos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: