
A importância da torre de controle da cadeia de suprimentos
Em um contexto de expansão da indústria 4.0, em que as operações das empresas são muito complexas, a importância da torre de controle da cadeia de suprimentos é cada vez maior. Por quê? Essa solução digital fornece informações sobre os processos logísticos e ajuda a fazer melhorias estratégicas.
Tomar decisões que otimizem a cadeia de suprimentos é fundamental para impulsionar o negócio, embora não seja tão simples quanto parece. Graças à torre de controle logístico, as empresas extraem e processam informações de todos os processos que compõem a cadeia de suprimentos com o objetivo de implantar medidas que aumentem a produtividade.
O que é a torre de controle da cadeia de suprimentos?
A torre de controle da cadeia de suprimentos é uma plataforma digital que permite visualizar todos os processos logísticos de uma empresa. A empresa tecnológica IBM define a torre de controle como um painel que reúne todos os dados, métricas e processos que formam a cadeia de suprimentos de uma empresa. Esse centro de controle virtual oferece uma completa visibilidade dos processos logísticos e monitora constantemente o desempenho do armazém.
Segundo a consultora Deloitte, as ferramentas e técnicas da torre de controle permitem que os gerentes logísticos das empresas administrem de forma proativa e em tempo real as cadeias de suprimentos. Graças à análise transversal de dados, as empresas podem compreender, melhorar, priorizar e resolver problemas críticos, assim como se antecipar a possíveis imprevistos.
A torre de controle logístico exige programas específicos para fazer um acompanhamento global de todos os processos da cadeia de suprimentos. O sistema coleta os dados a analisar conectando-se aos diferentes aplicativos que intervêm nas operações logísticas: desde o software de gerenciamento de armazém (WMS) até o sistema de controle de produção (MES) ou o software de gerenciamento empresarial (ERP). As informações obtidas permitem que as empresas melhorem o desempenho dos processos logísticos e, simultaneamente, controlem a rastreabilidade dos produtos.

Qual é a função de uma torre de controle do 'supply chain'?
A torre de controle é uma solução que fornece uma total visibilidade do supply chain de uma empresa. É o que explica a consultora Kearney no artigo Next-level logistics control towers: “A maior parte das empresas compreende conceitualmente o potencial benéfico que significa ter uma torre de controle logístico. Essa ferramenta oferece um inventário e fluxos totalmente visíveis, portanto, mais controlados entre regiões, divisões ou rotas comerciais.” Através de painéis personalizados para cada empresa, a torre de controle fornece informações práticas que podem auxiliar os gerentes de logística para evitar possíveis interrupções ou administrar situações como o aumento inesperado da demanda.
Para responder com rapidez às necessidades dos clientes, as empresas devem aderir à digitalização. De acordo com Deloitte, a torre de controle logístico oferece vantagens evidentes: “Pode ser utilizada para abordar inúmeros problemas da cadeia de suprimentos e receber benefícios tangíveis como o aumento da receita, maiores margens, maior eficiência, menores riscos e uma adequada capacidade de resposta.”
Um relatório da consultora Accenture também destaca a importância das torres de controle nos negócios para as empresas terem um maior valor financeiro e estratégico. O estudo constata que as empresas que incorporam este painel de controle digital em sua estratégia podem aumentar a receita, reduzir os custos logísticos entre 3 e 5% e aumentar a eficiência no trabalho entre 10 e 20%.
A torre de controle logístico ajuda as empresas a melhorar o serviço e a obter uma visibilidade e rastreabilidade completa dos produtos em todas as fases da cadeia de suprimentos, o que se traduz em operações eficientes, escaláveis, ágeis e com menos riscos.

Quando é importante implementar uma torre de controle da cadeia de suprimentos?
Com a ajuda de tecnologias próprias da logística 4.0, as empresas podem implementar uma torre de controle da cadeia de suprimentos que contribua para atingir maiores níveis de eficiência em seus processos logísticos.
Qualquer tipo de empresa pode se beneficiar dessa solução digital, embora seja especialmente recomendável em organizações com cenários logísticos complexos, tais como empresas com armazém interligados às linhas de produção ou à distribuição de mercadoria entre várias instalações ou pontos de venda.
A torre de controle também é uma solução útil quando a empresa se caracteriza por ter um intenso ritmo de trabalho e opera com diversos fornecedores. A digitalização confere uma visibilidade imediata em relação ao funcionamento de toda a cadeia de suprimentos e oferece informações atualizadas para hierarquizar os processos logísticos.
Visibilidade da cadeia de suprimentos
A torre de controle logístico é importante porque fornece uma completa visibilidade do supply chain, o que impulsiona de forma decisiva as atividades das empresas. Uma das vantagens dessa plataforma digital é a melhoria da resiliência da cadeia de suprimentos: as empresas que adotam um painel de controle digital estão melhor preparadas para enfrentar qualquer eventual incidente no funcionamento de sua logística e tomar medidas para corrigi-lo com maior rapidez.
Fazer um monitoramento integral das operações da cadeia de suprimentos também permite que as empresas foquem em sua prioridade: garantir a satisfação do cliente adiantando-se a possíveis cenários adversos.
Incorporar tecnologia, sem dúvida, é um fator-chave para fazer a diferença em relação aos seus concorrentes. Caso você esteja pensando em digitalizar as operações logísticas, entre em contato conosco, um consultor especializado irá ajudá-lo a identificar a solução digital mais adequada para seu negócio.