Estantes para corredores estreitos (VNA): usos e aplicações no armazém
As estantes para corredores muito estreitos são uma solução recomendada para empresas que precisam aproveitar a área disponível e obter a máxima capacidade possível. Além disso, para operar de forma ininterrupta e sem erros, esse sistema de armazenagem oferece a possibilidade de automatizar através da incorporação de transelevadores trilaterais.
O que é VNA em logística?
VNA é a sigla em inglês de 'very narrow aisle' (corredores muito estreitos). Esse conceito refere-se às estantes para paletização convencional que são colocadas perto umas das outras em um armazém.
Em armazéns onde são utilizadas empilhadeiras contrabalançadas, por exemplo, os corredores podem medir entre 3 e 4,5 m de largura. No entanto, os corredores estreitos geralmente têm entre 1,50 e 1,90 m de largura. Esse tipo de estante permite que as empresas aproveitem a superfície disponível em suas instalações logísticas para conseguir uma maior capacidade e armazenar um número maior de produtos.
As estantes para corredores muito estreitos ou estantes VNA aliam as características dos sistemas convencionais e compactos ao economizar espaço de forma significativa e garantir acesso direto aos produtos armazenados.
Para operar com esse sistema de armazenagem, são necessárias empilhadeiras especiais como as trilaterais ou bilaterais e, inclusive, implantar transelevadores trilaterais caso as empresas desejem automatizar as operações.
Equipamentos de movimentação para estantes VNA
Quando os fluxos do armazém não são altos, as empresas normalmente utilizam empilhadeiras trilaterais e bilaterais para depositar e extrair artigos de suas localizações:
- Trilaterais. Estão equipadas com um cabeçote rotativo que suporta os garfos e pode manusear a mercadoria em ambos os lados do corredor, assim como frontalmente. Essas empilhadeiras são capazes de deixar os paletes diretamente no solo.
- Bilaterais. Possuem um berço onde os garfos telescópicos estão alojados. Embora não possam deixar os paletes no chão, nem posicioná-los à frente, podem operar em corredores ainda mais estreitos.
Trata-se de máquinas que operam principalmente no interior dos corredores e só mudam de lado caso seja necessário. Se o fluxo de entradas e saídas for alto, podem ser utilizados outros equipamentos de movimentação como empilhadeiras contrabalançadas e retráteis, robôs móveis autônomos, veículos guiados automaticamente ou transportadores para paletes que aproximem ou retirem a mercadoria das extremidades dos corredores. Nesse ponto, podem ser instalados suportes para facilitar a troca de paletes.
Ao circular em corredores tão estreitos, as empilhadeiras trilaterais e bilaterais devem ser guiadas para facilitar seu deslocamento de forma segura. Nos armazéns é comum utilizar dois sistemas guiados:
- Mecânico. Fixados no solo, são instalados perfis metálicos em ambos os lados do corredor. Existem diferentes tipos de perfis, em forma de L ou C.
- Filoguiado. Um fio enterrado no solo produz um campo magnético que a máquina detecta e utiliza como guia.
Automação de estantes para corredores estreitos
Os armazéns com estantes VNA podem ser automatizados com relativa facilidade através da incorporação de transelevadores trilaterais automáticos, uma solução projetada para executar as tarefas de armazenamento com total autonomia. Graças ao seu cabeçote rotativo, são capazes de coletar e depositar os paletes das estantes em três posições: uma frontal e duas laterais.
Essas máquinas apresentam a vantagem de serem compatíveis com armazéns manuais que já operam com empilhadeiras trilaterais ou bilaterais dirigidas por operadores. Possuem apenas quatro pontos de apoio no solo e, ao não terem testeira superior, podem adaptar-se aos armazéns que utilizam empilhadeiras.
Sua implementação é fácil porque não exige nenhuma alteração na estrutura das estantes. Além disso, um aspecto adicional a destacar é que o investimento é rapidamente recuperado.
Vantagens e desvantagens das estantes para corredores estreitos
As estantes VNA oferecem as seguintes vantagens:
- Otimização do espaço. Necessitam de menos largura entre corredores, o que se traduz em uma maior superfície destinada ao armazenamento.
- Sistema versátil. Podem adaptar-se a qualquer tipo de artigo e armazenar paletes de diferentes tamanhos ou caixas de pequenas dimensões.
- Maior produtividade. As estantes oferecem acesso direto aos produtos, agilizando operações como o armazenamento da mercadoria ou a preparação de pedidos.
- Fácil automação. Podem ser utilizados transelevadores trilaterais para automatizar as tarefas de armazenamento e, dessa forma, garantir um maior fluxo de entradas e saídas de paletes.
Uma desvantagem dessa solução é que exige equipamentos de movimentação especializados para fazer manobras em corredores tão estreitos. Tanto as empilhadeiras bilaterais quanto as trilaterais também precisam carregar suas baterias e devem seguir uma guia nos corredores. No entanto, podem ser substituídas por transelevadores trilaterais que otimizem e acelerem os movimentos no armazém.
Qual a função das estantes para corredores muito estreitos no armazém?
As estantes VNA são ideais para empresas que tenham um espaço de armazenamento limitado em suas instalações logísticas e precisam aproveitar ao máximo cada milímetro disponível para obter a maior capacidade possível de armazenamento. Em geral, são estantes de grande altura que permitem acomodar mais artigos.
Esse seria o caso da empresa de decoração para casa Côté Table. Em França, a empresa equipou seu armazém com oito corredores de estantes VNA da Mecalux que oferecem uma capacidade de armazenamento para 19.600 paletes. São utilizadas máquinas selecionadoras de pedidos em altura para o picking. Os operadores situam-se em uma cabine que se eleva junto à carga e, a partir daí, coletam os artigos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras.
Essa solução também é muito utilizada em armazéns de empresas que gerenciam artigos com alta rotatividade e precisam dinamizar a entrada e saída da mercadoria. O acesso direto facilita o trabalho dos operadores na realização das tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
Por exemplo, a Elektro3 instalou um sistema de estantes para corredores estreitos em seu armazém em Espanha para "otimizar todo o espaço e acomodar o maior número possível de produtos", afirma Eduard Bordàs, Diretor de Logística dessa empresa de produtos para lojas de ferragens, lojas de bricolagem, eletrodomésticos e jardinagem. A empresa optou por essa solução para impulsionar o picking: "Foram projetadas especificamente para potencializar a operação primordial desse centro logístico, a preparação de pedidos", explica Bordàs. Cerca de 1.000 pedidos são concluídos e distribuídos diariamente para alguns de seus 22.500 clientes localizados em mais de 20 países.
Os negócios que manuseiam diferentes referências em seus armazéns também costumam optar por estantes para corredores estreitos. Em suas localizações podem ser colocados paletes ou caixas de menor tamanho. A multinacional de tecnologias e soluções de gerenciamento de energia Schneider Electric equipou seu armazém em Espanha com essa modalidade de armazenamento para localizar sua grande variedade de produtos, desde componentes de pequenas dimensões até instrumentos para a indústria de tamanho volumoso. São utilizadas máquinas selecionadoras de pedidos em altura para facilitar o trabalho dos operadores que fazem picking.
Alta capacidade de armazenamento e versatilidade
Empresas de todos os setores equipam seus armazéns com estantes VNA que aproveitam a superfície disponível e proporcionam maior capacidade de armazenamento. Para operar, podem ser utilizadas empilhadeiras que circulem guiadas pelo seu interior com total segurança ou, diretamente, transelevadores trilaterais que agilizem a entrada e saída de mercadoria.
A Mecalux tem uma vasta experiência fabricando e instalando esse tipo de solução de armazenagem. Caso esteja pensando em otimizar seu armazém, nossas estantes para corredores estreitos são uma escolha eficiente e versátil. Entre em contato conosco e lhe informaremos sobre como melhorar seu armazém.