O Enterprise Asset Management combina software, sistemas e serviços

O que é o software Enterprise Asset Management (EAM)?

26 dez 2024

Monitorar ferramentas, equipamentos profissionais e outros bens é fundamental para garantir o bom funcionamento dos negócios e aumentar a produtividade. O software EAM pode ajudar na concretização dessa missão, pois oferece inúmeras aplicações na indústria.

O que é o Enterprise Asset Management?

O Enterprise Asset Management (Gerenciamento de Ativos Corporativos), também conhecido pela sigla EAM, combina software, sistemas e serviços para manter e controlar os equipamentos e propriedades de uma empresa. Seu objetivo final é prolongar a qualidade e o uso desses bens durante todo o seu ciclo de vida e reduzir os custos operacionais. Todas as etapas estão incluídas, desde o planejamento de capital, fornecimento, instalação, desempenho, manutenção e eliminação de ativos.

Por que o Enterprise Asset Management é necessário?

Todas as organizações, independentemente de seu porte, possuem ativos. No caso das grandes empresas, esses ativos podem constituir milhares de peças do quebra-cabeça que é a empresa. O Enterprise Asset Management ajuda a rastrear, avaliar e otimizar esses elementos, que vão desde veículos até materiais, passando por edifícios. Além disso, proporciona inúmeras vantagens:

  • Centralizar as informações. Os gerentes de manutenção podem identificar onde está o ativo, o que ele precisa, quem deve trabalhar nele e por quanto tempo. A tecnologia para a estratégia EAM geralmente é integrada em um GMAO, um sistema de gerenciamento de manutenção assistida por computador, que automatiza esses processos.
  • Consolidar as aplicações da empresa. O EAM unifica o controle de praticamente qualquer propriedade de uma empresa.
  • Gerenciamento da infraestrutura e obsolescência. Ter mais informações para executar as tarefas de manutenção e avaliar os riscos permitem ampliar os ciclos de vida e aumentar o retorno do investimento dos ativos.
  • Maximização do uso dos ativos. Compilar dados com sensores e dispositivos IoT ou ferramentas de análise aumenta a disponibilidade dos equipamentos e os torna mais confiáveis.
  • Melhorias na segurança. A inteligência artificial, a análise e a IoT simplificam a tarefa de verificação dos requisitos ambientais, sanitários e de segurança.
  • Manutenção preditiva. O EAM previne problemas com antecedência para evitar interrupções na produção.
  • Monitoramento remoto. Agrega informações de diferentes departamentos e fontes para oferecer alertas mais precisos e suporte na tomada de decisão.
No gerenciamento de ativos, obter o maior número possível de informações prolonga os ciclos de vida dos equipamentos e melhora o retorno do investimento
No gerenciamento de ativos, obter o maior número possível de informações prolonga os ciclos de vida dos equipamentos e melhora o retorno do investimento

Como fazer um bom Enterprise Asset Management?

Existem boas práticas de EAM que a tornam extremamente eficaz, podendo ser potencializada ainda mais com o uso de um software. Um Enterprise Asset Management adequado foca nos seguintes aspectos:

  • Análise. Obter o maior número possível de informações acerca das operações para automatizar algumas ações.
  • Manutenção. Um correto gerenciamento de ativos permite passar da manutenção corretiva, ou seja, dos consertos após o surgimento de avarias e revisões preventivas, para a manutenção preditiva quando os dados indicarem anomalias.
  • Planejamento. Quando as ordens e os planos são exibidos graficamente através de diagramas, é mais fácil priorizar determinadas tarefas.
  • Registros. Coleta de dados relacionada aos trabalhos desde a solicitação inicial até à sua conclusão.
  • Segurança. Estar provido da documentação dos incidentes ocorridos permite fazer uma análise e implementar medidas corretivas.
  • Rastreabilidade. Extrair leituras de medidores ou códigos de barras e tecnologia RFID é outra forma de compilar informações.
  • Visibilidade da cadeia de suprimentos. Incorporar a IoT ajuda a integrar os softwares EAM aos sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Em alguns setores, como a intralogística, são utilizados sistemas de gerenciamento de armazém com funções específicas para a realização dessas tarefas. Dessa forma, é possível obter informações detalhadas sobre as entradas e saídas das mercadorias, do status dos pedidos, mantendo-se a rastreabilidade dos produtos ao longo de todo o percurso.

Aplicações do gerenciamento de ativos na indústria

O Enterprise Asset Management é útil para várias indústrias e setores por várias razões:

  • Energia e suprimentos. Ao distribuir água, gás e energia é necessário usar ativos como tubulações ou linhas elétricas. O planejamento do pessoal e as informações dos equipamentos remotos implicam uma grande complexidade.
  • Fabricação. O gerenciamento de ativos é muito útil em diversas atividades, como a automobilística e de autopeças, aeroespacial, defesa, elétrica e eletrônica ou de criação de produtos industriais e de consumo.
  • Mineração, siderurgia e petroquímica. Tarefas em que uma visão detalhada do status, dos fluxos de trabalho e do rigoroso cumprimento dos regulamentos sanitários e de segurança são de vital importância.
  • Sanitário. O software EAM permite rastrear, localizar e preparar ativos críticos, garantir as boas condições das instalações e gerar relatórios.
  • Transportes. As informações em profundidade sobre ativos e seu estoque facilitam uma boa logística. Também abrange registros de motoristas, peças de reposição, horários de entrega, disponibilidade de combustível, etc.
O EAM analisa o ciclo de vida completo dos ativos empresariais
O EAM analisa o ciclo de vida completo dos ativos empresariais

O que é um software EAM?

O Enterprise Asset Management rastreia e analisa o desempenho e os custos dos ativos da empresa em todos os seus ciclos de vida. Fornecem uma visão centralizada de todos os equipamentos incluindo seu histórico de consertos, auditorias e ordens de compra, portanto o programa permite que cada segmento do negócio esteja em sintonia com as demais partes.

Através do monitoramento remoto impulsionado pela inteligência artificial na logística e um rastreamento avançado, os gerentes podem tomar decisões mais certeiras.

Como funciona um software EAM?

Tradicionalmente, esses programas eram instalados on-premise, mas a tecnologia já permite executá-los na nuvem. Essa segunda opção pode ser útil para vincular o EAM com outros sistemas de gerenciamento, como os de armazéns. Os principais passos a seguir no Enterprise Asset Management são:

  1. Compilação de ativos na nuvem. Um repositório de dados centralizado permite utilizar análises e extrair informações estratégicas.
  2. Usar dados para otimizar a produtividade. Através do machine learning, do gêmeo digital e da análise preditiva, a manutenção é realizada com antecedência permitindo que os ativos estejam disponíveis ao máximo.
  3. Programação proativa de inspeções. Detecta, informa e resolve incidentes rapidamente, priorizando os mais críticos para minimizar a inatividade.
  4. Enterprise Asset Management e trabalho de campo. Acompanhamento das ordens de trabalho a partir de qualquer lugar.

Se você deseja controlar ao máximo as operações realizadas em seu armazém e obter dados sobre suas atividades logísticas para melhorar sua produtividade, não hesite em entrar em contato conosco. A Mecalux é especialista em soluções intralogísticas e desenvolveu o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS com uma equipe composta por mais de 400 engenheiros para reduzir os custos logísticos e erros, assim como potencializar o funcionamento de centros de produção e de distribuição.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: