O Edge AI ou Inteligência Artificial na borda é a implementação da IA em um ambiente de computação de borda ou Edge Computing

'Edge AI', benefícios da Inteligência Artificial local

12 dez 2024

O Edge AI é um ramo emergente da Inteligência Artificial que está revolucionando a indústria ao permitir que os dispositivos atuem de forma mais inteligente e autônoma e processem dados em milissegundos.

O que é 'Edge AI'?

Edge AI ou Inteligência Artificial na borda é a implementação da IA em um ambiente de computação de borda ou Edge computing. Permite que os cálculos sejam realizados perto de onde os dados são coletados e não em servidores na nuvem ou em sites externos. Ao não precisar de conexões para enviar as informações, o Edge AI permite que os dispositivos tomem decisões mais inteligentes e com maior rapidez. Processando referências em milissegundos, o uso dessa tecnologia fornece respostas e comentários em tempo real, quase instantaneamente.

Quais são os benefícios de usar o 'Edge AI'?

Utilizar esses estudos realizados localmente com métodos avançados, como o aprendizado de máquina ou machine learning, oferece os seguintes benefícios:

  • Análise em tempo real. O Edge AI facilita o uso de recursos computacionais de alto desempenho perto do local onde estão situados, por exemplo, sensores IoT a partir dos quais se extrai as informações, o que acelera a tomada de decisão.
  • Latência reduzida. O tempo necessário para processar os dados diminui porque não precisa de dispositivos de transferências de ida e volta.
  • Menores exigências de largura de banda. Economiza armazenamento na nuvem e largura de banda ao processar perto da origem.
  • Maior segurança. O processamento local evita que dados confidenciais sejam expostos a possíveis cibercriminosos ao não serem enviados para localizações externas. No entanto, também são vulneráveis e podem sofrer ameaças ou ataques.
  • Maior velocidade. A capacidade de processamento é mais ágil em relação à computação na nuvem.

Uma das maiores diferenças entre o Edge AI e a Inteligência Artificial convencional é que o primeiro não envia informações para um sistema na nuvem. Em vez disso, as informações são analisadas dentro dos dispositivos conectados que operam na borda da rede. Dessa forma se agrega uma camada de inteligência, pois os aparelhos não só coletam dados, como também podem atuar através da tecnologia machine learning.

A automação de linhas de montagem, através da utilização do IIoT, é outra aplicação do Edge AI
A automação de linhas de montagem, através da utilização do IIoT, é outra aplicação do Edge AI

Aplicações do 'Edge AI' na indústria

As grandes capacidades do Edge AI ficam demonstradas pelo seu potencial em vários setores industriais:

  • Automobilístico e de reposição. Os veículos com Edge AI podem tomar decisões como mudar de faixa de rodagem para evitar colisões, o que melhora a segurança na estrada. Essa tecnologia torna possível a existência de carros autônomos.
  • Assistentes de voz. Aprendem a reconhecer as vozes de forma local para saber quando devem ser ativados para responder.
  • Controle de processos. Analisar dados em tempo real proporciona uma maior eficiência para as empresas.
  • Energia. Instalações, como os campos de produção de petróleo e gás, geralmente estão situadas em lugares remotos. Graças ao Edge AI, é possível processar informações de forma independente.
  • Indústria e intralogística. Os robôs podem se adaptar às mudanças no ambiente sem intervenção humana e executar tarefas de forma autônoma. Um exemplo são os robôs de picking. Outras aplicações incluem a automação de linhas de montagem usando o IIoT, a visão computacional para inspecionar produtos em busca de defeitos e a manutenção preditiva dos equipamentos.
  • Saúde e supervisão de pacientes. Os tratamentos e diagnósticos são mais precisos quando os resultados são analisados em tempo real. Além disso, ferramentas como monitores de frequência cardíaca ou glicose alertam os pacientes sobre qualquer anormalidade.
  • Sistemas de segurança. Os aparelhos de monitoramento com o Edge AI são capazes de detectar intrusos e incidentes e enviar alertas de forma autônoma.

Além disso, a computação com o Edge AI pode ser utilizada para controlar o consumo de energia elétrica em operações industriais, reduzindo o impacto ambiental.

Vantagens e desvantagens do 'Edge AI'

Com o objetivo de implantar o Edge AI, os servidores locais ou dispositivos precisam de uma certa capacidade computacional para poder executar os modelos analíticos e os algoritmos de Inteligência Artificial. Às vezes, eles também têm limitações em termos de memória e espaço de armazenamento de dados. Se forem alimentados por bateria, a autonomia pode ser um fator de desvantagem.

Para evitar esses contratempos, recomenda-se utilizar arquiteturas específicas para dispositivos de baixa potência e recorrer a processadores para aplicações de IA como os de visão computacional e de inferência de redes neurais.

No Edge AI, os dados são armazenados e utilizados em hardware periférico à rede
No Edge AI, os dados são armazenados e utilizados em hardware periférico à rede

O que distingue a Inteligência Artificial na borda e a Inteligência Artificial na nuvem é onde os algoritmos são executados:

  • Edge AI. Os dados são armazenados e usados em um hardware periférico à rede, sejam sensores, veículos ou dispositivos IoT. Exige menos largura de banda e sua latência é quase imperceptível. Pode funcionar em áreas remotas sem conectividade. Suas desvantagens são os limites de memória, a necessidade de otimizar algoritmos e usar hardware específico.
  • IA na nuvem. As informações são processadas em servidores cloud convencionais e centralizados, geralmente gerenciados por um provedor. Suas vantagens incluem uma maior capacidade e poder computacional para o gerenciamento de grandes quantidades de dados. No entanto, a obrigação de transferi-los pode tornar as comunicações mais lentas.

O futuro da logística e da Inteligência Artificial

Utilizar o Edge AI é útil quando é necessário analisar e tratar informações imediatamente. Essa tecnologia ainda está em suas primeiras fases, pois continuamos a ver os novos desenvolvimentos de hardware específico para IA, assim como uma maior capacidade de armazenamento e processamento em dispositivos IoT.

Em um mundo cada vez mais interconectado, a IA não está à margem do gerenciamento logístico. Os Sistemas de Gerenciamento de Armazém tornaram-se o melhor aliado para fazer um controle minucioso das operações e melhorar o funcionamento das instalações. Se deseja posicionar sua empresa nessa direção, não hesite em entrar em contato conosco. A Mecalux é especialista em automação e digitalização de armazéns e está na vanguarda da pesquisa com Inteligência Artificial visando expandir as capacidades tecnológicas de nossos clientes.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: