O capital de giro é um indicador que permite que uma empresa saiba se terá dinheiro disponível caso seja necessário

Capital de giro, a fórmula das empresas resilientes

15 out 2024

Existem métricas que permitem antecipar se as empresas serão capazes de enfrentar recessões ou acontecimentos inesperados. Uma delas é o capital de giro. Um negócio que mantenha essa métrica positiva tem maiores chances de resistir a desafios financeiros e mais flexibilidade para investir em seu próprio crescimento. Mas, em que consiste esse termo contábil? O que se entende por giro?

O que é capital de giro?

O capital de giro, também conhecido como fundo de manobra, é um indicador-chave que aponta se uma empresa terá dinheiro disponível caso necessite.

Essa métrica financeira é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa, sendo composto por todos os ativos que podem tornar-se líquidos em um prazo inferior a um ano. Podem ser matérias-primas, produtos acabados, direitos ou qualquer outro elemento que possa ser vendido para ter um fundo de manobra positivo. Dessa forma, a empresa poderá pagar fornecedores ou impostos caso seja necessário.

Esse capital é utilizado para cobrir as despesas de operações corriqueiras da empresa, pagar créditos de curto prazo, dívidas que não tenham sido saldadas pelos clientes, ou qualquer outro imprevisto que precise ser resolvido.

Como é calculado? Fórmula do capital de giro

O capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma empresa. O primeiro é tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro no prazo de um ano, enquanto o segundo se refere ao que irá vencer nos próximos doze meses.

Capital de giro = ativo circulante - passivo circulante

 

O capital de giro não deve ser confundido com o capital fixo, o qual não pode ser facilmente convertido em dinheiro e que permite que a empresa possa operar a longo prazo ao ser necessário para sua produção. Alguns exemplos são os ativos imobilizados, edifícios e outros tangíveis, mas também ativos intangíveis, como patentes ou marcas comerciais.

Outra forma de calcular o fundo de manobra é calcular a diferença entre o capital permanente, ou seja, os recursos financeiros próprios mais os créditos de longo prazo, e o ativo não circulante da empresa.

As matérias-primas e os produtos acabados são alguns dos ativos que compõem o capital de giro
As matérias-primas e os produtos acabados são alguns dos ativos que compõem o capital de giro

Exemplo de capital de giro

Para verificar o capital de giro, não se deve considerar apenas o saldo das contas. Além de considerar a tesouraria e os bancos, é preciso prestar atenção ao estoque de segurança das matérias-primas, os produtos que já foram fabricados pela empresa, os investimentos financeiros com prazo de vencimento inferior a um ano e as dívidas pendentes.

Por exemplo, se um fabricante possui ativos, como dinheiro, estoque e matérias-primas, que somam 200.000 euros, deve subtrair os passivos, como salários, impostos, dívidas do ano e faturas, que somam 90.000, portanto, seu capital de giro será de 110.000 euros.

Qual o objetivo de verificar o capital de giro?

Gerenciar corretamente o capital de giro ajuda na saúde financeira das empresas. Alguns pontos determinantes para manter o capital de giro com valores positivos consistem em controlar os estoques do armazém com a ajuda de um programa de gerenciamento de armazém e estar atento ao saldo dos clientes. Além disso, receber os montantes não pagos com a maior brevidade possível aumenta a solvência.

O capital de giro é fundamental para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, pois afeta a capacidade de aquisição, o relacionamento com fornecedores e a continuidade operacional. Este pode ser positivo ou negativo:

  • Fundo de manobra positivo. Se o ativo circulante for maior que o passivo circulante, a empresa poderá pagar suas dívidas de curto prazo.
  • Fundo de manobra negativo. Se o passivo circulante ultrapassar o ativo circulante, haverá falta de liquidez gerando dificuldades para enfrentar as dívidas.

Ter um fundo de manobra positivo oferece muitas vantagens. Permite que seja mais fácil obter um crédito, pois é sinal de que, com certeza, seu montante poderá ser devolvido.

Analisar e otimizar o gerenciamento de estoque ajuda a aumentar o fundo de manobra
Analisar e otimizar o gerenciamento de estoque ajuda a aumentar o fundo de manobra

10 maneiras de aumentar o capital de giro

Aumentar o capital de giro é uma boa estratégia quando se aproxima um período de vendas mais baixas ou quando é necessário cobrir despesas relacionadas a um projeto. Nesse caso, é necessário aumentar o ativo circulante ou reduzir o passivo circulante, havendo diferentes maneiras de fazê-lo:

  1. Assumir dívidas de longo prazo. Permite aumentar o ativo circulante sem que o passivo cresça muito.
  2. Refinanciar dívidas de curto para longo prazo. Se as dívidas já não vencem no prazo de um ano, o passivo circulante será menor.
  3. Vender ativos ilíquidos. A liquidez dos ativos depende da rapidez com que eles podem ser convertidos em dinheiro. Um ativo ilíquido pode ser um imóvel ou participação em uma empresa. Se forem vendidos, o capital de giro aumentará.
  4. Analisar e reduzir despesas na cadeia de suprimentos. É recomendável coletar informações através de indicadores logísticos para identificar áreas de melhoria.
  5. Analisar e otimizar o gerenciamento do estoque. Um Sistema de Gerenciamento de Armazém, como o Easy WMS, permite fazer um controle minucioso dos estoques.
  6. Automatizar as contas e fazer um acompanhamento dos pagamentos. É outro método para aumentar o fluxo de caixa.
  7. Aproveite o LEC. Utilizar o modelo de Wilson é útil para saber quando e a quantidade em que é preciso encomendar um produto de um fornecedor para garantir sua disponibilidade.
  8. Relacionar-se com fornecedores e clientes. Fazer acordos também afeta o capital de giro, como prolongar os prazos de pagamento aos fornecedores ou oferecer planos de pagamento aos consumidores.
  9. Verificar o nível de serviço. Ter grandes quantidades de artigos imobiliza o capital de giro, consequentemente, o excesso de estoque para satisfazer os clientes pode ser contraproducente para a empresa.
  10. Melhorar o planejamento da demanda. Contar com um software específico de demand planning, como o Easy WMS, facilita o cálculo de tudo aquilo que deve ser armazenado para satisfazer os próximos pedidos.

O capital de giro é um componente crucial para a estabilidade financeira de qualquer empresa, portanto, administrá-lo corretamente pode impor a fronteira entre o sucesso e o fracasso empresarial. Ao compreender sua importância e aplicar estratégias eficazes para seu gerenciamento, as organizações podem garantir uma posição sólida no mercado.

Se você pretende gerenciar de forma mais eficaz os recursos de sua empresa, a Mecalux pode ajudá-lo a melhorar sua intralogística para tornar seu planejamento e sua cadeia de suprimentos mais eficientes. Entre em contato conosco, analisaremos como racionalizar sua empresa através da automação e do controle de estoque.