A cadeia logística garante que um produto é enviado corretamente para o cliente final

O que é a cadeia logística?

28 set 2023

A cadeia logística engloba todos os processos de armazenamento, transporte e distribuição de um produto, assim como o fluxo de informações e movimentos que ocorrem nas diferentes etapas. A função da cadeia logística é garantir a entrega do produto ao cliente na quantidade, momento e condições estabelecidas.

O conjunto de processos que integram a cadeia logística assegura o envio correto dos produtos da fábrica ou distribuição para o destino designado. Essa fase inclui etapas como o armazenamento, a expedição da mercadoria ou o transporte dos produtos para outras instalações logísticas ou para o cliente final.

A cadeia logística engloba não só os fluxos de trabalho relacionados ao armazenamento da mercadoria e transporte, mas também as informações geradas durante as diferentes operações. Portanto, a cadeia logística conecta fornecedores, fabricantes, operadores logísticos e clientes finais visando otimizar os custos e preservar a qualidade do produto ou serviço.

O principal objetivo da cadeia logística é conseguir que os produtos sejam transferidos da forma mais eficiente possível das linhas de produção para seu destino final, otimizando etapas como o armazenamento e o transporte da mercadoria.

Tipos de cadeia logística

Existem diferentes tipos de cadeia logística que variam de acordo com as necessidades e perfil da empresa:

  • Cadeia logística de organizações industriais. Caracteriza-se pela fabricação de mercadoria em larga escala, por isso é comum que um mesmo fabricante armazene e distribua seus artigos a inúmeros clientes. Esse tipo de cadeia logística exige um planejamento eficiente para abastecer corretamente as linhas de produção, cumprir as ordens de pedido e, sobretudo, otimizar custos.
  • Cadeia logística de empresas comerciais, que focam sua atividade na aquisição de produtos para posterior revenda sem passar por uma etapa intermediária de transformação. A cadeia logística dessas empresas destaca-se por um fluxo contínuo de materiais, o que exige eficiência nas fases de armazenamento e transporte para não incorrer em custos logísticos inesperados.
  • Cadeia logística de empresas prestadoras de serviço, cuja prioridade é satisfazer as necessidades de seus clientes. A cadeia logística das empresas prestadoras de serviço precisa adaptar-se às necessidades do negócio, que se caracteriza por oferecer serviços intangíveis, variáveis e efêmeros.
A cadeia logística engloba fases como o recebimento ou o transporte interno da mercadoria
A cadeia logística engloba fases como o recebimento ou o transporte interno da mercadoria

Quais são as etapas da cadeia logística?

A cadeia logística inclui a organização e coordenação de todos os movimentos da mercadoria, o armazenamento e o gerenciamento das localizações em armazéns, fábricas e distribuição, assim como a sincronização entre as operações de transporte interno e externo dos produtos.

As principais etapas de uma cadeia logística são:

  • Elaboração de uma planificação logística que considere a rotatividade do produto, as referências armazenadas ou a estratégia de armazenamento e preparação de pedidos, entre outros.
  • Registro, recebimento da mercadoria e inventário do estoque antes do armazenamento.
  • Gerenciamento das localizações de armazenamento, ou seja, a atribuição de espaços dentro do armazém para as diferentes referências a armazenar.
  • Transporte interno da mercadoria entre duas áreas dentro da instalação ou entre subarmazéns diferenciados.
  • Coordenação das fases de preparação de pedidos, tal como o picking de produtos ou o packaging.
  • Manuseio da mercadoria através de equipamentos de movimentação convencionais e automatizados. Essa fase também inclui a possível montagem ou ensamblagem de produtos no armazém.
  • Organização da expedição e envio da mercadoria para um ponto de venda ou cliente final.

Diferenças entre cadeia logística e cadeia de suprimentos

Os termos cadeia logística e cadeia de suprimentos ou supply chain tendem a ser confundidos e usados como sinônimos. No entanto, a logística é apenas uma fase na cadeia de suprimentos de um produto. A cadeia logística tem como objetivo a entrega eficiente dos produtos ao cliente final a partir da organização de todos os processos que envolvem o transporte, o armazenamento e a distribuição da mercadoria. A cadeia logística inclui o gerenciamento do estoque, a preparação de pedidos ou o controle da frota de transporte, entre outros.

Por outro lado, a cadeia de suprimentos engloba todas as tarefas compreendidas na cadeia logística, além daquelas relacionadas ao desenho e fabricação de produtos, como a aquisição de matérias-primas ou a organização das linhas de montagem. E sua figura principal, o supply chain manager, é um executivo cuja missão é otimizar os custos de produção, coordenar as ações de venda e pós-venda, assim como garantir um serviço eficiente para o cliente final.

O Easy WMS da Mecalux permite digitalizar a cadeia logística e eliminar o risco de cometer erros
O Easy WMS da Mecalux permite digitalizar a cadeia logística e eliminar o risco de cometer erros

Como digitalizar a cadeia logística

A introdução de novas tecnologias em armazéns, fábricas e outras instalações logísticas torna possível a automação das operações. Os fluxos de informação que ocorrem nas fases da cadeia logística podem ser digitalizados com um software de gerenciamento de armazém.

Cada vez mais empresas optam por soluções digitais para automatizar a cadeia logística e a cadeia de suprimentos. Esses programas permitem controlar o estoque em tempo real, evitando tanto eventuais quebras de estoque que prejudiquem a reputação, quanto situações de excesso de estoque que aumentam os custos logísticos.

Essas aplicações logísticas garantem a completa rastreabilidade do produto, um fator fundamental em cadeias logísticas de empresas de alimentação ou industriais. Como? O software faz um controle exaustivo dos produtos através da compilação das informações geradas nas etapas pelas quais a mercadoria passou.

A digitalização pode fazer a diferença na preparação de pedidos, uma das operações básicas e mais complexas da cadeia logística. Para tal, um software como o Easy WMS da Mecalux desempenha um papel-chave: o programa se encarrega de automatizar o gerenciamento dos produtos nas diferentes localizações de armazenamento. Baseando-se em um conjunto de regras e critérios preestabelecidos pelo gerente de logística, o software calcula qual é a localização adequada para cada referência em função da rotatividade do produto ou de suas condições de armazenamento, entre outros.

Além disso, o WMS coordena tanto o movimento da mercadoria, dos equipamentos de movimentação automáticos e convencionais, quanto o deslocamento dos operadores para garantir uma instalação logística eficiente e segura. O software determina os percursos de picking e a configuração da expedição dos produtos para conseguir uma cadeia logística otimizada.

 

Easy WMS, um pilar para a cadeia logística

Um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux é uma ferramenta decisiva para coordenar todas as operações logísticas realizadas em um armazém, tais como o picking dos produtos, o reabastecimento das localizações ou o controle do estoque.

O Easy WMS sincroniza os equipamentos automatizados com os operadores do armazém para melhorar o desempenho das diferentes fases da cadeia logística, limitando os deslocamentos dos preparadores de pedidos ou movendo os equipamentos de movimentação automáticos no interior da instalação. Caso esteja interessado em obter mais detalhes sobre como digitalizar sua cadeia logística utilizando uma solução como o Easy WMS, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre os benefícios que o software de gerenciamento proporcionará à sua organização.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: