Armazenagem industrial: como organizar a mercadoria
Nem sempre é fácil colocar em prática essa tarefa, sobretudo se não soubermos por onde começar, mas mesmo assim é imprescindível executá-la. De fato, ao conseguirmos uma excelente armazenagem industrial, todo o funcionamento do armazém melhorará, a logística será mais fluida e o manuseio mais fácil.
Determinar as características de cada uma de suas mercadorias
Inclusive antes de começar a organizar as mercadorias ou produtos, é necessário classificá-los da seguinte forma:
- Natureza: é um produto gasoso, sólido ou líquido?
- Embalagem: como as mercadorias estão embaladas? São colocadas em um palete, estante, tambor, armário para armazenamento ou barrica?
- Características: qual a dimensão, peso e volume dos itens?
- Condições ambientais: algumas mercadorias são mais sensíveis que outras ao calor, à umidade, à vibração ou à luz.
Tais elementos permitem fazer uma avaliação sobre como organizar as mercadorias da melhor forma possível. Evidentemente, as mercadorias líquidas de grande peso e sem embalar não exigem o mesmo método de armazenagem que as mercadorias sensíveis à intempérie, por exemplo.
Escolher um sistema ou solução de armazenagem
Uma vez determinadas todas as características dos produtos armazenados, já podemos passar para a seguinte etapa e escolher a solução de armazenagem em função de suas necessidades. É fundamental escolher material de armazenagem de qualidade que dure o suficiente para que o investimento seja rentável.
Para isso, convém considerar os seguintes elementos:
- A rotatividade das mercadorias: se seus produtos, por exemplo, tiverem uma taxa de rotatividade baixa, seria mais conveniente optar por um sistema de armazenagem como a paletização compacta.
- Sua validade: a paletização dinâmica costuma ser o método que melhor convém às empresas que armazenam produtos alimentícios.
- O tipo de armazém: é um armazém frigorífico, tradicional ou de entrega de encomendas?
- Seus objetivos: se planeja ou não automatizar o armazém e, consequentemente, compare todos os prós e contras dos métodos de armazenagem automática.
Para escolher a solução de armazenagem adequada, é fundamental definir todos esses elementos. Isso permitirá manter a segurança e o bom funcionamento da organização.
Incluir referências nas estantes, contêineres, etc.
Cada um desses elementos é uma parte integral do armazém, por isso é necessário que tenham referências ou identificações antes de qualquer outro processo de armazenagem.
Esse sistema é imprescindível para garantir um monitoramento adequado do material e não só das mercadorias.
Dessa forma, poderemos incluir referências no equipamento separando-o em diferentes categorias, como estantes, contêineres, empilhadeiras, etc.
Para fazer um correto monitoramento do material do armazém e, portanto, de sua manutenção, é imprescindível satisfazer esse aspecto.
Fazer a manutenção com regularidade
Para que o armazém sempre esteja perfeitamente organizado, é necessário programar sessões de controle e de manutenções periódicas de suas soluções de armazenagem.
A manutenção do material vai ajudá-lo a manter a mercadoria em boas condições de armazenamento evitando assim avarias e acidentes.
Rever periodicamente os processos de armazenagem
As etapas anteriores são um ciclo sem fim: portanto, deverá reiniciar todo o processo periodicamente. O objetivo desse último aspecto é garantir a eficácia, produtividade e otimização da organização.
Caso sua empresa tenha detectado a necessidade de reformular o layout do armazém, possivelmente será imprescindível começar novamente todo o processo de armazenagem industrial.
Tal como você sabe, para trabalhar em logística, as palavras-chave são “armazenagem” e “organização”. Sem organização, as empresas perdem dinheiro, tempo, reduzem a segurança de seus estabelecimentos, aumentam os danos e se expõem, portanto, a possibilidade de não satisfazer seus clientes.